Para saber se um periódico é ou não indexado, você deve pesquisar na própria base de dados. Outra fonte de informação é o site do periódico que deve informar os indexadores. Uma revista indexada atesta um padrão de qualidade, pois passou por um processo muitas vezes rigoroso de seleção.
São fontes de informação que reúnem publicações científicas em um único lugar, com intuito de facilitar a pesquisa, sem que seja necessário fazer buscas específicas por periódico.
A indexação é um processo de representação da informação de conteúdo de documentos. Para o ambiente dos periódicos científicos, refere-se ao processo de indexação dos títulos dos periódicos em bases de dados ou diretórios, nacionais ou estrangeiros, o que é denominado por indexadores.
Acesse https://jcr.clarivate.com ou busque pela base no Portal de Periódicos da CAPES. No campo de busca, utilize o nome ou o ISSN do periódico (no exemplo abaixo, British Journal of Sports Medicine).
O Scopus é o único banco de dados que mescla dados automatizados e de curadoria manual para gerar perfis de autores atuais. Esse processo nos permite fornecer mais de 17 milhões de perfis que permitem pesquisas precisas de autores da mesma forma que ao pesquisar artigos: com eficiência e facilidade.
Não indexado: o URL não foi indexado devido a um erro de indexação ou a um motivo legítimo. Por exemplo, se a página estiver bloqueada para indexação por um arquivo robots. txt ou for uma página duplicada. Os motivos para os URLs não serem indexados estão listados na tabela Por que as páginas não foram indexadas.
Plataformas como SciELO, revistas científicas ou o portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) são algumas bases de dados confiáveis para você pesquisar. As fontes mais confiáveis são as revistas científicas e a maior parte delas pode ser encontrada na internet e de forma gratuita.
As revistas não indexadas são freqüentemente consideradas como tendo qualidade científica inferior às revistas indexadas. Com o surgimento de periódicos de acesso totalmente aberto e periódicos on-line, determinar a confiabilidade das publicações e de seus editores tem se tornado mais desafiador.
Para saber se a revista é indexada você pode procurar diretamente nas bases de dados. Algumas bases de dados são específicas de algumas áreas, como o Medline que é exclusivo da área de saúde. Mas, para quem está interessado em uma base de dados mais ampla pode optar por procurar o periódico desejado na Scielo.
O que é revista indexada? A indexação é um processo que alguns periódicos se submetem, neste processo é descrito o conteúdo da revista, assim como é avaliado alguns pontos de editoração e recebimento dos originais.
Como indexar no Google na Prática. O processo de indexação é relativamente simples. Você vai pegar (copiar) essa URL e dentro da ferramenta Google Search Console colar para ver todos os detalhes. A ferramenta vai mostrar que a URL não está disponível no Google e você faz a solicitação.
Uma página é indexada pelo Google quando ela é visitada pelo rastreador do Google ("Googlebot"), passa por uma análise de conteúdo e significado e, em seguida, é armazenada no índice do Google.
Quanto tempo leva para um site ser indexado no Google?
O rastreamento pode levar de alguns dias a algumas semanas. Seja paciente e monitore o andamento do processo usando o Relatório de cobertura do índice ou a Ferramenta de inspeção de URL.
Base de dados indexada é onde encontramos os textos completos das revistas e as mesmas apresentam métricas diversas em relação ao impacto que os artigos dessas revistas. Podem ser gratuitas ou por assinatura. De modo geral, são os endereços que apresentam mais dados, formatos, métricas, dentre outros.
O objetivo principal da indexação é garantir a capacidade de pesquisar e recuperar instantaneamente as informações contidas nos documentos digitalizados.
Em palavras mais simples, a indexação é uma maneira de colocar uma tabela não ordenada em uma ordem que maximize a eficiência ao procurar um registro. Os índices podem estar relacionados a tabelas específicas e consistem em uma ou mais chaves. Além disso, uma tabela pode ter vários índices criados a partir dela.
Os indexadores fornecem informações dos artigos originais ao leitor para facilitar a localização do material de interesse sem que seja necessário procurar minuciosamente todos os periódicos da área em questão.