Usam fatos reais e históricos para dar suporte às histórias, mas junto com eles envolvem a imaginação para “aumentar um ponto” na realidade. Fazem parte da realidade cultural de todos os povos. Assim como os mitos, fornecem explicações aos fatos que não são explicáveis pela ciência ou pela lógica.
Embora sejam vistos como opostos, o mito e a filosofia possuem a mesma finalidade: explicar a origem do mundo e as causas que levam as transformações ou repetições das coisas. Contudo, os caminhos que percorrem para tal que trazem as suas diferenças.
Portanto, Mito, Filosofia e Ciência possuem entre si não uma relação de exclusão ou gradação, mas sim de intercomplementaridade, haja vista que um sempre sucede ao outro de forma cíclica no decorrer do tempo.
Enquanto os mitos tentam explicar a vida, as fábulas são histórias imagi- nárias que tentam explicar o comportamento dos homens, alertando para o descompasso que pode existir entre a fala das pessoas e suas ações. Delas sempre se tira uma lição.
Lendas são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Para isso há uma mistura de fatos reais com imaginários. Misturam a história e a fantasia. As lendas vão sendo contadas ao longo do tempo e modificadas através da imaginação do povo.
Os mitos primários são: saci, mula-sem-cabeça, lobisomem, curupira, caipora. Os secundários, segundo o mesmo autor, compreendem gerais: boitatá, mãe-do-ouro, minhocão, etc., e regionais: corpo seco, porca de sete leitões, mão-de-cabelo, cavalo branco, etc.
Mito e história são geralmente considerados modos antitéticos de explicação. Os escritores de cada um tendem a desconfiar dos dados do outro. Muitos historiadores do período moderno vêem sua tarefa como remover todos os vestígios de mito do registro histórico.
O mito é uma forma de narrativa. Os mitos apresentamse como possível explicação ou interpretação da realidade e dos acontecimentos. Para quem vive o mito, ele é a única história verdadeira, proposta numa linguagem acessível à gênese do mundo, das coisas e do homem.
Corpo-seco é uma espécie de zumbi, um cadáver rejeitado pela terra após tantas maldades que cometeu em vida. Segundo sua lenda, ele prejudicou até mesmo a própria mãe e, por isso, foi negado de entrar no mundo dos mortos.
Os mitos e lendas representam uma realidade que somente aquele povo sabia entender, guardar e respeitar, mas com o passar do tempo não conseguiu subsistir e para a época, esses mitos e lendas eram como que, lúdico, didático, uma forma de expressar a realidade de todo um povo.
No entanto, mitos geralmente envolvem deuses, heróis e elementos sobrenaturais em um passado muito antigo, enquanto lendas são relatos de eventos históricos e pessoas da antiguidade, com base em determinado momento histórico, mas distorcidos ou exagerados. No contexto português, um dos mitos mais antigos é o mito de D.
Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos (mitologia). De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana. Uma lenda pode ser também verdadeira, o que é muito importante.
Resposta: Mitos são histórias fantásticas, geralmente com figuras sobrenaturais como deuses ou monstros, que servem para explicar certos fatos por meio de metáforas e simbolismos. As lendas, por outro lado, são relatos de eventos históricos e pessoas da antiguidade.
Um mito (em grego clássico: μυθος; romaniz.: mithós) é uma narrativa de caráter simbólico-imagético, ou seja, o mito não é uma realidade independente, mas evolui com as condições históricas e étnicas relacionadas a uma dada cultura, que procura explicar e demonstrar, por meio da ação e do modo de ser das personagens, a ...
O que é um mito na Filosofia? No senso comum, mito pode significar “mentira”, “pegadinha”, “absurdo”. Por exemplo, existem mitos sobre o vestibular, isto é, crenças populares que podem ou não ter um fundo de verdade.
O mito é uma das primeiras formas de dar significado ao mundo, com base no desejo de segurança. A imaginação cria histórias que podem propiciar tranquilidade, são exemplos e podem servir de norte no dia a dia, independentemente do desenvolvimento intelectual de cada indivíduo.
Sua origem, do grego mythos, tem como significado narrar, contar, anunciar... O mito, portanto, constitui-se como uma narração de alguma coisa a alguém. Essa narração é sempre de uma história sagrada, de um tempo primordial, inflamada aos ouvidos dos poetas por musas que, ao cantar, transmitem as verdades absolutas.