Para Libâneo (2014), a tendência pedagógica progressista se manifesta em três tendências: a libertadora, a libertária e a crítico-social dos conteúdos.
2) Tendências Progressistas - Partem de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação e é uma tendência que não condiz com as ideias implantadas pelo capitalismo.
Entre as tendências pedagógicas progressistas, temos também a histórica-crítica, que propõe a interação entre o conteúdo e a realidade que se vive. Para os defensores dessa ideia, isso ajudaria a transformar a sociedade, sem aquele modelo tradicional de ensino que fica ligado só na reprodução do conteúdo.
No contexto político, progressismo refere-se sobretudo a concepção de que o progresso humano é viabilizado pela liberdade civil, defesa dos direitos de minorias e das mulheres. O termo liberalismo cultural é usado de forma substancialmente semelhante.
Quais são as tendências progressistas? Responda se puder 02/60
Quem são os progressistas no Brasil?
O Progressistas (PP) é um partido político brasileiro de centro-direita. Fundado e registrado definitivamente em 1995, surgiu a partir de fusões entre grupos que tiveram ligação com a Aliança Renovadora Nacional (ARENA), o partido governista da ditadura militar (1964-1985).
Nessa abordagem o objetivo é fazer com que o usuário reconheça seus “erros” e modifique seu modo de vida. Reconhecendo que são os únicos responsáveis pela sua situação de vida e de saúde, devendo, portanto, aceitar as orientações profissionais para garantir a qualidade de vida e saúde.
Assim, pode-se perceber que a tendência progressivista libertadora é a que Freire (1989) aplica ao defender seus escritos, que visam ao crescimento da consciência de si do ser humano, voltado para a busca de seu papel enquanto transformador dos seus entornos.
RESUMO: A pedagogia progressista utiliza a metodologia problematizadora de ensino como principal ferramenta para reflexão-ação crítica sobre a realidade, promovendo a interação na construção do conhecimento.
Também conhecida como Pragmatista, a Pedagogia Renovada Progressivista defende a ideia da autoaprendizagem. Basicamente, de que o aluno tem de aprender a aprender, ou seja, aprender fazendo. O próprio sujeito desenvolve o seu processo de aprendizagem, de acordo com as suas necessidades e inclinações individuais.
Quais são as tendências progressistas segundo Libâneo?
Segundo Libâneo, a pedagogia progressista designa as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. As tendências progressistas libertadora e libertária têm, em comum, a defesa da autogestão pedagógica e o antiautoritarismo.
Qual a principal característica da pedagogia progressista?
O método exige uma relação de autêntico diálogo, em que os sujeitos do ato de conhecer se encontram mediatizados pelo objeto a ser conhecido. A problematização da situação permite aos alunos chegar a uma compreensão mais crítica da realidade através da troca de experiências em torno da prática social.
Foi proposta pelo educador francês Georges Snyders em pelo menos quatro de suas obras: Pedagogia progressista, Para onde vão as pedagogias não-diretivas? , Alegria na escola e Alunos felizes .
A Pedagogia Progressista é uma abordagem educacional que busca promover a transformação social por meio da educação. Ela se baseia em princípios como a valorização da experiência do aluno, a importância da participação ativa na construção do conhecimento e a busca pela igualdade social.
Como se chama a tendência pedagógica denominada progressista?
A Tendência Progressista Libertária visa à transformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário. A metodologia enfoca a livre-expressão, o contexto cultural, a educação estética. Os conteúdos são disponibilizados para o aluno, mas não são exigidos.
Por conta disso, a corrente pedagógica também é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo. Vygotsky acreditava que o professor deveria mediar a aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a tornar-se independente.
A concepção de educação progressista está, epistemologicamente, vinculada à pedagogia socialista3, cuja intencionalidade está na transformação do status quo e não para a adequar as necessidades do educando ao meio social, preparando-o para a vida.
Quais são as tendências pedagógicas progressistas?
Segundo Libâneo (1990) a pedagogia progressista manifesta-se em três tendências: a libertadora, conhecida como pedagogia de Paulo Freire, a libertária, que reúne os defensores da autogestão pedagógica, e a crítico-social dos conteúdos, que prioriza os conteúdos no seu confronto com as realidades sociais.
As bases do ensino progressista apontam que a prática é uma atividade que incorpora uma reflexão sobre o mundo, sobre a vida e sobre si mesma. É pela mediação realizada entre a consciência que o homem entende a natureza e os outros homens.
Desenvolver mecanismos de mudanças institucionais e no aluno, com base na participação grupal, onde ocorre a prática de toda a aprendizagem. Exercer uma transformação na personalidade do aluno no sentido libertário e autogestionário.
A prática educativa progressista é baseada na reformulação do direcionamento da aprendizagem, com o enfoque no protagonismo juvenil, em que os educandos são estimulados a construírem seu próprio conhecimento tendo os educadores como mediadores.
As tendências pedagógicas atuais apontam a necessidade de uma educação personalizada e adaptada às necessidades individuais dos alunos. Além de muitas delas serem baseadas na metodologia ativa, visando formar alunos responsáveis, críticos e proativos!
Qual a diferença entre pedagogia progressista e progressivista?
Segundo Libâneo (1994), essa tendência, no Brasil, segue duas versões distintas: a Renovada Progressivista (que se refere a processos internos de desenvolvimento do indivíduo; não confundir com progressista, que se refere a processos sociais) ou Pragmatista, inspirada nos Pioneiros da Escola Nova, e a Tendência ...
Resumos. A educação progressiva é uma das tradições educativas mais fascinantes dos Estados Unidos da América, destacando-se pela sua visão humanista da educação e pelo compromisso com o aprofundamento da democracia através da escolarização.