Leis Civis: Regiam a nação de Israel; Leis de saúde: Para preservar o bem-estar humano; Leis cerimoniais: Sacrifícios e cerimônias que apontavam para morte de Cristo na cruz. Foram anuladas com a morte de Cristo (Ef 2:15; Mt 27:51).
A Lei de Deus é uma lei santa, como santos, justos e bons são todos os seus mandamentos: “a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom” (Romanos, 7:12). E o Senhor, nosso Deus, quer que o Povo Judeu e o Povo Cristão sejam santos, como Deus é santo: “Sede santos, porque eu sou santo” (I Pedro, 1:16).
Vamos tratar diretamente dos três primeiros mandamentos. Esses se referem ao nosso relacionamento para com Deus: amar a Deus sobre todas as coisas; não tomar seu santo nome em vão; guardar domingos e festas.
Dez leis muito importantes podem ser encontradas em Êxodo 20, na Bíblia. Elas são conhecidas como os Dez Mandamentos, e Deus ainda espera que Seus filhos as sigam. Elas se aplicam a cada um de nós.
Os Dez Mandamentos ou o Decálogo são as "dez palavras" que recolhem a Lei dada por Deus ao povo de Israel durante a Aliança feita por meio de Moisés (Ex 34, 28).
Quais as principais leis e suas diferenças? | A Lei de Deus
Quais as 3 leis da Bíblia?
Leis Civis: Regiam a nação de Israel; Leis de saúde: Para preservar o bem-estar humano; Leis cerimoniais: Sacrifícios e cerimônias que apontavam para morte de Cristo na cruz.
“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:37–39).
A seguir estão os 613 mandamentos e a fonte de sua derivação da Bíblia Hebraica, conforme enumerado pelo filósofo, médico escritor, astrônomo e rabino Maimônides: Reconhecer que o Criador Eterno existe. - Ex. 20: 2.
Em Mateus, quando perguntado «qual é o grande mandamento da Lei?» (Mateus 22:36), a resposta de Jesus foi: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento", uma referência à Shemá Israel («Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.
Jesus veio não para abolir os Mandamentos, mas sim para dar-lhes pleno cumprimento, transformando o homem a partir de dentro. Pois não é o bastante “não matar” ou “não cometer adultério”, se em nosso coração continuamos a odiar o próximo ou a usá-lo para o nosso próprio prazer.
Por essa razão, Jesus resumiu as Leis de Deus em dois grandes mandamentos de amor: “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”. Respondeu Jesus: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu o coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito (Dt 6,5). Esse é o maior e o primeiro mandamento.
1952. As expressões da lei moral são diversas, mas todas coordenadas entre si: a lei eterna, fonte em Deus de todas as leis; a lei natural; a lei revelada, compreendendo a Lei antiga e a Lei nova ou evangélica: por fim, as leis civis e eclesiásticas.
A lei de Cristo traz vida e paz — Aqueles que são adotados como filhos de Deus tornam-se co-herdeiros com Cristo — Os eleitos de Deus são preordenados para a vida eterna — Cristo intercede pelo homem.
A Lei pode ser resumida nos Dez Mandamentos, que em língua hebraica são chamados simplesmente de "As Dez Palavras" ou "Os Dez Ditos". Os Dez Mandamentos regulamentam a relação do ser humano com Deus e com seu próximo. Além destes 10 mandamentos também existem outros 613 mandamentos estabelecidos pela Torá.
Começo com o que Jesus ensinou sobre quais eram os dois grandes mandamentos. “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”
Vamos tratar diretamente dos três primeiros mandamentos. Esses se referem ao nosso relacionamento para com Deus: amar a Deus sobre todas as coisas; não tomar seu santo nome em vão; guardar domingos e festas. O objetivo de nossa vida, o fim último para o qual fomos todos criados, é a união com Deus.
Em continuidade com a nossa apresentação sobre o Decálogo – os Dez Mandamentos da Lei de Deus –, temos agora o terceiro mandamento, que é o de “Guardar Domingos e Festas”. Esse mandamento está intimamente relacionado ao culto a Deus.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra.
Os dois grandes mandamentos, conforme encontrados em Mateus 22:36-40, são “amar o Senhor teu Deus de todo o teu coração” e “amar o teu próximo como a ti mesmo.”