Como Paulo descreve Timóteo?
Paulo disse que Timóteo era seu “verdadeiro filho na fé” (1 Timóteo 1:2). O pai de Timóteo era um gentio grego, mas a mãe e a avó materna eram judias fiéis que lhe ensinaram o evangelho e as escrituras (ver Atos 16:1; 2 Timóteo 1:5; 3:15).O que Paulo pediu para Timóteo fazer?
Paulo sabia que seu tempo se aproximava e desejava ver Timóteo, a quem ele chamou, figurativamente, de “meu amado filho” (2 Timóteo 1:2). No final de sua carta, Paulo pede que Timóteo e Marcos o visitem e tragam alguns itens que ele havia deixado para trás (ver 2 Timóteo 4:9–13).O que Paulo disse para Timóteo sobre a Bíblia?
Como Paulo disse a Timóteo, a Bíblia é útil para ensinar, repreender, corrigir e instruir na justiça. Ela é a ferramenta que Deus nos deu para nos ajudar a viver vidas que são agradáveis a Ele.O que Timóteo aprendeu com Paulo?
Timóteo aprendeu com Paulo a chorar diante de Deus pela vida dos irmãos. É sobre isso que Paulo se refere quando exorta os líderes da igreja: “Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, por três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas, a cada um” (At 20.31).Os últimos conselhos do apóstolo Paulo a um jovem pastor | Pr Hernandes Dias Lopes
Qual era o cerne do ensino de Paulo a Timóteo?
Sua missão objetiva-se em “advertires à alguns que não ensinem outra doutrina”, seu labor, um combatente para que a fé não fosse contaminada pelos falsos mestres que estavam introduzindo doutrinas errôneas tais como: fábulas e genealogias com as quais não trazem edificação.O que Timóteo ensina?
Ele ensina que Jesus Cristo é o nosso resgate e nosso Mediador com o Pai. Ele instrui os homens e as mulheres a como se portar durante a adoração. Ele delineia as qualificações para os bispos e diáconos.Qual o conselho de Paulo a Timóteo?
Um princípio que podemos aprender com o conselho de Paulo a Timóteo é que, ao buscarmos sinceramente ter o Espírito conosco, podemos vencer o medo e não ter vergonha de nosso testemunho de Jesus Cristo.Qual era a preocupação de Paulo com Timóteo?
No texto bíblico que está em destaque acima, o apóstolo Paulo escreve para Timóteo no intuito de cuidar de um jovem levantado para ser um líder na igreja, e faz questão de dizer que percebe nele uma fé especial. Uma fé que Paulo classifica como “sem fingimento”.Qual era a profissão de Timóteo?
Timóteo (em grego: Τιμόθεος - Timótheos, que significa "honrando a Deus" ou "honrado por Deus") foi um bispo cristão do século I que morreu por volta do ano 80 d.C. O Novo Testamento indica que Timóteo esteve com Paulo de Tarso, seu mentor, durante as viagens missionárias que empreendeu.Por que Paulo manda Timóteo tomar vinho?
Paulo, em 1 Timóteo 5:23, recomenda o uso moderado de vinho para benefícios de saúde, enquanto Provérbios 31:6-7 fala sobre seu uso para aliviar a dor dos aflitos.Qual era o dom de Timóteo?
"Dons" de Deus (1:6-14).Timóteo recebeu um dom espiritual pela imposição das mãos do apóstolo Paulo (veja Atos 8:18), e precisa usá-lo sem medo e de acordo com o poder, amor e moderação de Deus (1:6-7).
Como Timóteo se converteu?
Foi educado dentro do judaísmo. Assim, quando o apóstolo Paulo esteve naquela cidade, tanto sua avó, mãe e ele próprio, então com vinte anos, se converteram. A partir daí, Timóteo decidiu que o seguiria e nunca mais se afastou do santo apóstolo.O que Paulo quis dizer a Timóteo?
O propósito da epístolaProporcionar encorajamento e instrução a Timóteo, um jovem líder. Não foi Paulo o fundador da igreja em Éfeso. Certamente fora um dos discípulos de João, talvez o próprio Apolo, pregador eloquente da época.