Os homens usam tradicionalmente a tais mane, que enrolam ao redor da cintura. As mulheres usam o tais feto, uma forma de vestido sem alças. Os tecidos são realizados maioritariamente por mulheres, sendo, por sua simbologia e importância, uma atividade bastante respeitada nas comunidades.
O Tais é o tecido tradicional de Timor – Leste, utilizado como parte de vestuário. É elaborado artesanalmente por mulheres, em teares tradicionais de madeira, a partir de fio de algodão e depois tingidos com corantes naturais e sintéticos.
Exemplos de trajes nacionais incluem a Tricana, de Coimbra, Portugal, o quimono do Japão, o hanbok da Coreia do Sul, a Tracht da Alemanha, o sári (feminino) da Índia, o kilt da Escócia, as polleras das cholas da Bolívia e o traje dos gaúchos da Argentina, Uruguai e Brasil.
A cultura de Timor-Leste reflecte várias influências, incluindo portuguesas, católicas romanas e indonésias, de culturas austronesias e melanésias autóctones de Timor. A cultura timorense é fortemente influenciada pelas lendas austronésias.
Conheça algumas das principais manifestações artísticas
Expressões corporais. Certo, o termo pode soar um pouco mais para o lado da dança, mas, na verdade, expressões corporais também reúnem manifestações artísticas como o teatro e até mesmo o cinema. ...
Na realidade Timor- Leste declara-se majoritariamente católico. O número de pessoas que é considerado cristão, batizado (sarani) soma 96,9% da população conforme dados do censo de 2010.
No país, onde a expectativa de vida é de 57 anos (55,6 anos para os homens e 59, para as mulheres), 76% da população vive nas zonas rurais e 41% sobrevive com meio dólar ao dia. O Timor Leste foi uma colônia portuguesa até 1975, quando foi invadido pela Indonésia, que considerava o território a sua 27.
O país foi colonizado pelo Império Português no século XVI e era conhecido como Timor Português até à descolonização do país. No final de 1975, Timor-Leste proclamou unilateralmente a sua independência, mas, no final desse ano, foi invadido e ocupado pela Indonésia e foi anexado como a sua 27. ª província.
Peça egípcia de 5 mil anos dá ideia de como era a moda há muito, muito, muito tempo. O "vestido Tarkhan" é a roupa mais antiga do mundo já encontrada. Provavelmente era longo, abaixo dos joelhos, em sua versão original. Entre 5,1 mil e 5,5 mil anos de idade, a peça é do início do reinado egípcio.
Na língua local, o Timor-Leste é chamado de Timor Lorosa'e ou Tetum, que significa “sol nascente leste”. Já na língua portuguesa, que é um dos idiomas oficiais do país, Timor-Leste é uma composição da palavra “timor”, derivada de “timur”, que significa leste, e de “leste” no português.
A nacionalidade timorense pode ser concedida aos filhos menores, de pai ou mãe com nacionalidade timorense adquirida, desde que os pais o solicitem, podendo os filhos optar por outra nacionalidade quando atinjam a maioridade. 1. Os filhos adoptados plenamente por cidadão timorense adquirem a nacionalidade timorense.
Timor-Leste, oficialmente chamado de República Democrática de Timor-Leste, é um dos países mais jovens do mundo e ocupa a parte oriental da ilha de Timor, no Sudeste Asiático. Com 14 874 km2 de extensão territorial, é consideravelmente menor que o estado brasileiro, Sergipe.
Os timorenses são considerados um povo de artífices de grande qualidade. A tecelagem destaca-se no conjunto do artesanato que inclui também a cestaria, a ourivesaria, a olaria e a escultura. A indústria caseira de panos em teares tradicionais (gonguidi), manipulada por mulheres, pode levar duas semanas de trabalho.
As águas a leste são conhecidas como mar de Arafura, e a oeste fica o oceano Índico. Geralmente considera-se que o mar de Timor pertence a este oceano, mas também há quem o associe ao oceano Pacífico, como a Organização Hidrográfica Internacional.
O Timor-Leste comemora nesta sexta-feira (30) os 25 anos do referendo que abriu caminho para a independência do país, de 30 de agosto de 1999. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, participou das comemorações no Parlamento em Díli, a capital.
Inesquecível porque mesmo com tradição de lutas, massacres e guerras, respira um clima de amor, de sensualidade e de aconchego… Preservam suas tradições, reverenciam seus mortos, vivem em comunidade, enfrentam juntos os desafios… Timor Leste pode ser um lugar para se viver uma vida, um ano, uns meses ou alguns dias.
A estrutura política e administrativa tradicional de Timor-Leste baseia-se num conjunto hierarquizado de reinos que têm por base a família. Um pequeno grupo de famílias compõe uma povoação, na sua maioria dispersas pelo território, vulgarmente conhecidas por cnuas.
Os portugueses chegaram a Timor no início do século XVI no âmbito das suas navegações globais. A primeira referência à ilha é atribuída ao capitão de Malaca em carta de 1514 para o Rei D. Manuel. A partir do fim do século XVII Portugal começou a nomear governadores de Timor, dependentes do Vice-rei da India.
Timor-Leste é um país do continente asiático localizado a leste da Ilha Timor. É um dos mais jovens países do mundo, sua independência aconteceu em 2002. O território dessa nação abrange uma área de 14 874 km², onde vivem cerca de 1,1 milhão de habitantes.
Destes, 57,5% vivem na América do Sul (o Brasil é o país com a maior população católica do mundo, representando sozinho cerca de 10% dos católicos de todo o globo), 14,1% na América do Norte e 28,4% na América Central.