Zonas do NPS® são faixas de classificação pontuadas entre -100 e 100. Dessa maneira, são divididas em ordem crescente de satisfação: Zona de Crise; Zona de Aprendizado; Zona de Aperfeiçoamento; e Zona de Qualidade.
Se a sua nota está entre 75 a 100, você está na zona de excelência do NPS. Isso quer dizer que os seus consumidores estão satisfeitos com a experiência com o seu negócio. Dessa forma, indica que você tem consumidores leais e promotores da sua marca.
Quais são os 3 grupos de clientes possível de identificar no NPS?
Clientes detratores, neutros e promotores: como funciona a classificação. A classificação em detratores, neutros e promotores vai depender da nota que os entrevistados deram para a pergunta do NPS.
Por isso, a proposta desse indicador é simples: a métrica avalia quanto o usuário recomenda uma empresa, produto ou serviço para amigos, familiares ou colegas, em uma escala de 0 a 10.
NPS: cálculo, zonas de classificação e muito mais!
Como interpretar o NPS?
O que é NPS (Net Promoter Score)?
É um índice quando pensamos no método usado para obtê-lo. Mas é um conceito quando pensamos no que o número obtido representa. Como índice, ele é um número que varia no intervalo entre -100 e 100 (100 negativo e 100 positivo).
Também conhecida como NPS, a Net Promoter Score é uma pesquisa que utiliza dados quantitativos e qualitativos para avaliar o quanto os clientes estão satisfeitos com a experiência que tiveram (ou estão tendo) com uma determinada empresa.
O NPS é uma ferramenta prática que funciona como um indicador para verificar a quantidade de clientes satisfeitos e insatisfeitos. Por isso, está entre as mais importantes métricas das organizações que investem em customer success – ou sucesso do cliente.
Calcular sua pontuação NPS (Net Promoter Score) é tão simples quanto contar suas respostas e subtrair a porcentagem de detratores da porcentagem de promotores. Por exemplo, se 60% dos respondentes são promotores, 10% são detratores e 30% são passivos, seu NPS (Net Promoter Score) seria 60-10=50.
De forma resumida, a fórmula para calcular o NPS é: NPS = Promotores – Detratores/Número total de respondente. Em outras palavras, basta subtrair a quantidade percentual de promotores pela quantidade percentual de detratores.
O QUE SIGNIFICA A ZONA DE APERFEIÇOAMENTO? Já as empresas que se encontram na zona de aperfeiçoamento possuem uma distância ligeiramente maior entre clientes promotores do que detratores, o que aponta para a existência de bastante pontos positivos desde o atendimento até a consumação do produto ou serviço.
Como calcular o Net Promoter Score? Para o cálculo do NPS, desconsidera-se as avaliações passivas. Pega-se então a porcentagem de clientes promotores e subtrai-se deles a porcentagem de clientes detratores. O resultado é um número que varia de -100 a 100.
O NPS é um indicador-chave de desempenho, principal responsável por classificar os clientes de uma empresa como: Promotores da marca: consumidores entusiastas da marca, geralmente ficam extremamente satisfeitos com o atendimento.
Um NPS positivo é um indicativo de que a empresa está no caminho certo, enquanto um NPS negativo indica que é necessário melhorar. O NPS é uma métrica simples e fácil de entender, que pode ser usada para monitorar o relacionamento com o cliente ao longo do tempo.
Assim, para fazer esse cálculo, é necessário considerar o número de clientes satisfeitos e dividir pelo número total de pessoas que responderam à pesquisa. Na sequência, multiplique o resultado por 100.
Em uma escala de -100 a 100, o método absoluto NPS (Net Promoter Score) considera como "bom" qualquer Pontuação do Promotor Net maior que 0, pois significa que seus promotores superam em número os passivos e detratores.
O Que é Índice de Satisfação? O índice de satisfação do cliente são os indicadores que você utiliza para mensurar o seu grau de felicidade, lealdade, fidelidade e muito mais.
Além de medir o índice de satisfação do consumidor, o NPS permite categorizar as respostas e dessa forma identificar alguns tipos de clientes e qual é o grau de engajamento que eles possuem com sua marca.
Esse índice de satisfação avalia questões ligadas ao serviço oferecido. Por meio desse KPI, uma empresa consegue determinar quanto um cliente ficou satisfeito com o atendimento. Aqui é possível avaliar: o tempo de atendimento, a qualidade,a capacidade da equipe em resolver um problema do cliente, entre outras questões.
Questões relacionadas à segurança e ao atendimento foram pautas importantes no último ano, o que pode ter prejudicado grandes players que dominavam o ranking de NPS. O Nubank, líder em 2022, caiu 13 pontos e ficou em 4º lugar. O Inter, da mesma forma, perdeu 14 pontos de NPS de um ano para outro.
O NPS (Net Promoter Score) é uma metodologia de pesquisa utilizada para medir o grau de satisfação do cliente com as companhias e com as marcas. Já o eNPS (Employee Net Promoter Score) tem como objetivo classificar se a corporação é um bom lugar para se trabalhar.
A ferramenta segue a mesma linha do NPS (Net Promoter Score) – que mensura a satisfação e fidelização de clientes sobre um produto ou serviço adquirido. A única diferença entre as duas é o enfoque – enquanto o eNPS é voltado para o ambiente interno da empresa (colaboradores), o NPS foca no externo (consumidores).
Qual a nota mínima do NPS a loja precisa ter? As notas médias podem variar de acordo com o ramo de atuação de empresa, mas podemos estabelecer, de modo geral, a seguinte escala de classificação: Excelente – NPS entre 75 e 100. Muito bom – NPS entre 50 e 74.