Quais são os 11 Cs do marketing? São elas: cliente; categorias; capacidades; custo, lucratividade e valor; controle do contato com os processos monetários; colaboração e integração; customização; comunicação, interação e posicionamento; cálculos sobre o cliente; cuidados com o cliente; cadeia de relacionamentos.
Lauterborn argumentou que os 4 Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção) são conceitos voltados para a perspectiva da empresa, não refletindo adequadamente a importância do cliente nas estratégias de marketing. E se essa lacuna era percebida já nos anos 90, imagine agora!
Por meio dos 4 C's a empresa ou marca poderá definir o seu público, determinar onde e quando os clientes preferem adquirir determinado produto e a relação de custo-benefício que o cliente poderá receber, além de poder criar melhores canais de comunicação com o cliente.
Quais s 4c's do marketing Quais as principais características de cada um?
Os 4Ps do marketing incluem preço, praça, produto e promoção, variáveis capazes de determinar o sucesso competitivo e a rentabilidade de longo prazo do negócio. O marketing é uma das mais poderosas ferramentas das organizações.
Os 4Cs são um aperfeiçoamento dos 4 Ps e significam: Cliente, Custo, Conveniência e Comunicação. Esse conceito foi formado por Robert Lauterborn em 1990 e tem seu foco no cliente. De forma breve, vamos entender cada termo dessa metodologia e como aplicá-la.
O que são os 4As? O conceito dos 4As do Marketing foi criado por Raimar Richers e trata-se das responsabilidades administrativas da equipe de Marketing, assim como a interação da empresa em que atuam ao meio ambiente, e é dividido em quatro funções sendo: análise, adaptação, ativação e avaliação.
A praça, originalmente denominada em inglês como place, é o lugar onde o seu produto será exposto para a venda, sendo ele digital ou físico. Para isso, deve-se levar em conta quais canais de distribuição conseguirão alcançar o seu público da maneira mais eficaz.
Ainda assim, mesmo que seja mais ampla, a Experiência do Cliente (CX) não é melhor que o Sucesso do Cliente (CS). Elas são estratégias diferentes e precisam caber dentro da sua estratégia, de acordo com a sua demanda.
É como afirmar que o CX promete e o CS entrega com base no sucesso do cliente. Diferente do CX, o CS atua somente no pós-venda e deve estar alinhado com a missão e o propósito da empresa.
O customer success, também conhecido como CS ou sucesso do cliente, é uma estratégia de vendas focada principalmente no pós-vendas e no relacionamento dos consumidores com a empresa. Seu objetivo é ajudar o cliente a atingir suas metas e solucionar suas dores utilizando o produto/serviço ofertado pela empresa.
Os 8 Ps do marketing são: produto, preço, praça, promoção, pessoas, processos, posicionamento e performance — pilares básicos da estratégia de uma empresa.
A definição de cada um dos 4 Ps é: produto, preço, praça e promoção. É por meio do uso desses pilares que a empresa vai divulgar, vender e fortalecer a sua marca.
Atualmente, contamos com 5 fases do marketing: o marketing 1.0, 2.0, 3.0, 4.0 e 5.0. Cada uma das eras do marketing tem suas características diferenciadas de acordo com as necessidades dos consumidores.
Qual a relação dos 4 Ps com os 4 C's do marketing?
Com a democratização do uso da internet, e aumento das redes sociais o mix de marketing ou os 4Ps foram reformulados e definidos como os 4 Cs. Que são Cocriação (Co- creation), Moeda (Currency), Ativação comunitária (Communal Activation) e Conversa (Conversation).
Segundo ele, o marketing em 2020 será baseado em três dimensões, ou pilares: “Foco no consumidor”, “tecnologia como facilitador” e “vender sem vender”.
A diferença é baseada, precisamente, na abordagem sobre o consumidor: no modelo dos 4 Ps do marketing, o enfoque central é sempre o do produto. Enquanto no modelo dos 4 Cs do marketing, a atenção é voltada para o consumidor.
Quem criou os 4 Ps do marketing? Os 4Ps são a denominação preconizada pelo professor Jerome Mc Carthy (1978), conhecida maneira de estudar produto, preço, praça e promoção como componentes do composto de marketing.
Endomarketing, ou Marketing Interno, é um conjunto de ações que visa desenvolver um bom ambiente de trabalho para os colaboradores. Entre elas estão campanhas de satisfação, programas de bem-estar, fortalecimento da cultura da empresa e políticas de benefícios para os trabalhadores.
Dessa forma, os 4Cs, pilares da cultura da empresa até então, que incluíam Cliente, Coragem, Compromisso com as mudanças e Cooperação agora passam a ser i4Cs, com a adição da Inclusão. Segundo Stephane Maquaire, CEO do Grupo, a empresa não tolera preconceitos, não aceita o racismo e não admite a violência.
Vamos falar de 12 tipos de estratégia de marketing. São eles: Digital, de Conteúdo, Inbound, Outbound, de Relacionamento, de Produto, de Guerrilha, Viral, Endomarketing, Social, Pessoal e Humanizado. Como dissemos acima, eles não são isolados entre si.