Os membros permanentes são a República Popular da China, Estados Unidos da América, Reino Unido, França e Federação Russa. Neste momento, os membros não-permanentes são Portugal, Alemanha, Índia, África do Sul, Colômbia, Marrocos, Paquistão, Guatemala, Azerbeijão e Togo.
Os países permanentes do Conselho são China, França, Rússia, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, além dos Estados Unidos. Já os dez membros rotativos atuais são: Albânia, Brasil (que no momento ocupa a presidência do Conselho), Equador, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique, Suíça e Emirados Árabes Unidos.
A ONU SIDA une os esforços de 11 organizações da ONU – ACNUR, UNICEF, PMA, PNUD, UNFPA, UNODC, ONU Mulheres, OIT, UNESCO, OMS e Banco Mundial – e trabalha estreitamente com parceiros globais e nacionais para acabar com a epidemia da SIDA até 2030.
Os cinco países permanentes do Conselho de Segurança da ONU são: Estados Unidos, Rússia (herdeira da cadeira anteriormente pertencente à URSS), França, Reino Unido e China.
O diplomata Sérgio França Danese será o novo representante permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU). O Senado aprovou nesta quarta-feira (17) a indicação feita pela Presidência da República, por meio da Mensagem 7/2023.
Conforme a classificação da Organização das Nações Unidas (ONU), há atualmente 193 países no mundo, que são reconhecidos diplomaticamente de forma ampla pelas diversas instituições mundiais.
Quem faz parte do Conselho de Segurança da ONU 2024?
Além de membros rotativos, fazem parte do conselho com poder de veto os Estados Unidos, o Reino Unido e a França, que são aliados de Israel, e a Rússia e a China, que são mais próximas do Irã.
Declaração do secretário-geral da ONU, António Guterres, sobre o encerramento da COP28, em 13 de dezembro de 2023. Agradeço ao governo dos Emirados Árabes Unidos por sua hospitalidade – e ao presidente da COP28, Dr.
Em 2024, Alberto Pacheco Capella assumiu o posto de oficial responsável pelo Escritório do PNUMA no Brasil. Desde 2022, atua como Diretor do Escritório Sub-regional para o Cone Sul da América Latina, sendo Representante para Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
Brasil irá presidir o Conselho de Segurança da ONU durante o mês de outubro. O Brasil vai assumir a presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), a partir deste domingo, 1º/10, pelo período de um mês.
A bandeira das Nações Unidas consiste no emblema que representa a projeção equidistante azimutal branca do mapa-múndi, centrada no Polo Norte, com dois ramos de oliveira brancos colocados à sua direita e à esquerda, localizados no fundo azul-celeste.
O Brasil é um dos membros fundadores da ONU, e conta com representação fixa desse organismo em seu território desde 1947. Ao todo, 27 entidades ligadas à ONU desempenham atividades no país.
Sedeada em Nova Iorque, a Organização das Nações Unidas tem um Departamento Europeu, em Genebra, onde funcionam adicionalmente diversas organizações internacionais de grande relevo.
O atual secretário-geral, António Guterres, assumiu em 2017, sucedendo a Ban Ki-moon, que completou dois mandatos na função (1 de janeiro de 2007 a 1 de janeiro de 2017). Ban Ki-moon foi reconduzido ao cargo quando seu primeiro mandato terminou, em 2011.
O Conselho de Segurança é o órgão mais importante da Organização das Nações Unidas (ONU) e tem sob sua responsabilidade a manutenção da segurança mundial.