São aceitas no grupo 1 crianças de 1 a 2 anos de idade. Nesta fase, elas já interagem com o universo ao seu redor, e aprendem com muita facilidade, sendo papel da instituição de ensino ampliar ainda mais essas habilidades, para que os pequenos aprendam a se expressar e comunicar de diversas formas.
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) divide a Educação Infantil em três grupos, de acordo com a faixa etária: 01- Bebês de zero a um ano e seis meses; 02- crianças de um ano e sete meses a três anos e onze meses e 03- crianças de quatro a cinco anos e onze meses.
No Infantil 1, o período de desenvolvimento da criança é acelerado e permeado por transformações socioafetivas, motoras, cognitivas e de linguagem. A criança entre 1 ou 2 anos de idade já possui uma autonomia maior e seu aprendizado acontece por meio da exploração do ambiente, curiosidade e imitação.
O texto aprovado estabelece a matrícula obrigatória, no primeiro ano da pré-escola e no primeiro ano do ensino fundamental, das crianças que completarem, respectivamente, quatro e seis anos de idade até o dia 31 de março do correspondente ano.
A referida etapa da educação básica é a única que está vinculada a uma idade própria. Isso porque, no art. 30, a LDB determina que a educação infantil deverá ser oferecida em creches, para crianças de até 3 (três) anos de idade, e em pré-escolas, para crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade.
Direcionado para crianças na faixa etária de 3 anos, o Grupo 3 da Educação Infantil tem como objetivo proporcionar momentos de aprendizagem aos pequenos, através de uma metodologia dinâmica e lúdica que prepara o aluno em seus primeiros passos, desenvolvendo as habilidades e criatividade.
A única diferença é que a coleção Pré-Escola I é dividida em dois volumes, atendendo as escolas com turmas separadas por idade. E a coleção Pré-Escola II conta com um volume único, atendendo escolas com turmas que misturam crianças com 4 e 5 anos.
2º ano - de 7 anos, completados até 31 de março. 3º ano - de 8 anos, completados até 31 de março. 4º ano - de 9 anos, completados até 31 de março. 5º ano - de 10 anos, completados até 31 de março.
No Infantil 1, o principal objetivo é a construção dos vínculos afetivos com novas pessoas (colegas e educadoras) e da progressiva autonomia. Dentro deste processo, o brincar é o fio condutor de grande parte das propostas realizadas pelas professoras.
Ensino Infantil: É dividido em Maternal que vai de 0 a 3 anos, com o Berçário de 0 a 1 ano e os maternais 1, 2 e 3 um para cada ano de vida; e Educação Infantil de 3 a 5 anos que são divididos por períodos conforme a idade (4 a 6 anos de idade para nascidos do segundo semestre do ano).
Jardim 1. Quando a criança atinge essa etapa da educação infantil, significa que permanecerá desenvolvendo as funções motoras e cognitivas e intensificará a linguagem. Esse é um período no qual o salto de desenvolvimento ocorre muito acelerado. É o momento ideal para estimular a aprendizagem.
O Grupo 2 Educação Infantil é responsável por formar crianças com faixa etária de 2 anos, a fim de proporcionar o primeiro contato com o aprendizado escolar, através de um ensino lúdico, considerado super importante para as fases iniciais dos pequenos.
O Jardim é uma etapa voltada para crianças com idades entre 3 a 4 anos. Nesse estágio, as crianças estão mais curiosas e ávidas por explorar o mundo ao seu redor.
Quais são as três faixas etárias da educação infantil?
Cada campo de experiências propõe objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para três diferentes grupos etários: bebês (de 0 a 1 ano e seis meses), crianças bem pequenas (de 1 ano e sete meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (de 4 anos a 5 anos e 11 meses).
Como parte da Educação Infantil, o maternal contempla crianças de 2 a 3 anos da idade (maternal I e crianças de 3 a 4 anos de idade (maternal II), que podem ter iniciado sua vida escolar no berçário I ou não.
Segundo as orientações legais e normas estabelecidas pelo CNE, a data de corte, ou seja, a data de ingresso das crianças no Ensino Fundamental é a partir dos seis anos de idade, completos ou a completar até o início do ano letivo, conforme estabelecido pelo respectivo sistema de ensino.
Jardim II. O jardim II é a última série da educação infantil e ensina crianças entre 5 e 6 anos de idade, que depois disso, vão para o ensino fundamental.
No 8º do Ensino Fundamental II, o aluno começa a assumir maiores responsabilidades. Nesta etapa, os estudantes além de aprofundarem o conteúdo que já conhecem, passam a ter contato com outros.
Esta etapa da Educação Infantil atende a criança de 4 e 5 anos. Os pais podem optar pelo período vespertino ou pelo turno integral. Aqui, a criança aprende por meio de práticas cotidianas que vivencia e, desse modo, brinca, imagina, experimenta, construindo sentido sobre a natureza e a sociedade.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, idosos são os indivíduos com idade igual ou superior a 65 anos, em países desenvolvidos, e 60 anos ou mais em países subdesenvolvidos. No Brasil, a população acima de 60 anos, em 2021, representava cerca de 14,7%, ou seja, 31,23 milhões de pessoas.