Ora vamos ver então quais as principais figuras gramaticais: imagem, comparação, interrogação, apóstrofe, prosopopeia, reticência, hipérbole, perífrase (todas de pensamento); elipse, anacolutia, anacoluto pleonástico, pleonasmo, anástrofe, zeugma, assíndeto (estas de sintaxe); metáfora, ironia, sinédoque, metonímia ( ...
Essas figuras de linguagem ocorrem na concordância, na ordem e na construção dos termos da oração. São as seguintes: elipse, zeugma, pleonasmo, assíndeto, polissíndeto, anacoluto, hipérbato, hipálage, anáfora e silepse.
Podemos interagir e nos comunicar com outras pessoas por meio de diversos níveis de linguagem: padrão, coloquial, gírias, regionalismos e linguagem vulgar.
Como mencionado anteriormente, as Figuras de Linguagem são classificadas em quatro: figuras de palavra, figuras de sintaxe, figuras de pensamento e figuras de som.
Metáfora: comparação implícita entre dois ou mais termos. Metonímia: substituição de um termo por outro equivalente. Catacrese: emprego inadequado de um termo devido à perda de seu sentido original. Perífrase ou antonomásia: substituição de um termo por outro que o caracterize.
Figuras de linguagem são palavras ou expressões que destoam da linguagem denotativa. Elas podem ser classificadas como semânticas, de pensamento, de sintaxe ou de som. As figuras de linguagem são usos de palavras ou expressões com sentido conotativo.
Estilística é a parte da gramática que se ocupa dos elementos expressivos de uma língua. Ela é dividida em quatro categorias: fônica, sintática, morfológica e semântica. O estilo também é uma característica da fala e da escrita.
Assim, o enunciador quer enfatizar o fato de que está estudando bastante. Assim, podemos apontar as hipérboles: “mil rosas roubadas”, “nunca mais vou respirar” e “morrer de fome”, que são expressões exageradas condizentes com o título da canção, que descreve uma pessoa exagerada quando o assunto é amor.
Metáfora, comparação, metonímia, catacrese, sinestesia, antonomásia e perífrase são figuras de palavras formadas pela associação, comparação ou similaridade entre termos. As figuras de palavras são figuras de linguagem que exploram os diferentes sentidos de frases ou vocábulos.
Aliteração, assonância, onomatopeia e paronomásia são figuras de som ou harmonia. Essas figuras de linguagem estão relacionadas à sonoridade das palavras.