A Constituição Federal de 1988 aboliu todos os três territórios então existentes: o Território Federal de Fernando de Noronha tornou-se um distrito estadual do Estado de Pernambuco; o Território Federal do Amapá e o Território Federal de Roraima ganharam o status integral de Estados da Federação.
Até agora, a Constituinte aprovou a criação de três novos estados — o do Tocantins (uma divisão de Goiás) e a eievação dos territórios de Roraima e Amapá a essa condição.
As unidades federativas com maior área territorial são o Amazonas, com 1 559 167,889 km², e o Pará, com 1 245 870,798 km², ambas na Região Norte, ocupando quase 1/3 do território nacional, seguido por Mato Grosso, no Centro-Oeste (903 207,019 km²).
Os dados mostram ainda que o estado mais velho é o Rio Grande do Sul. Os novos dados apontam que a idade no Brasil cresceu de 29 anos em 2010 para 35 em 2022 — um aumento de seis anos entre um Censo e outro.
O Tocantins é um estado brasileiro que compõe a Região Norte do país. Foi estabelecido em 1988 e oficializado no ano seguinte, sendo, por isso, considerado a mais jovem unidade de federação do território nacional.
O Estado Novo foi um período ditatorial brasileiro que durou de 1937 a 1945 e teve como único presidente Getúlio Vargas, que mandou fechar o Congresso, diminuiu poderes do Legislativo e Judiciário, centralizando-os no Executivo, outorgou uma Constituição baseada no fascismo, censurou imprensa e artistas, proibiu ...
Publicado em 30 de novembro de 2023 às 09h36. Última atualização em 30 de novembro de 2023 às 09h39. O estado de São Paulo lidera, por mais um ano, o ranking de estados mais inovadores do Brasil. Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, em segundo e terceiro, respectivamente, completam o pódio.
Em 1943, um decreto-lei desmembrou o estado do Amazonas e criou o Território Federal do Rio Branco, que mais tarde foi denominado de Território Federal de Roraima. Apenas em 1988, com a promulgação da Constituição, Roraima passou a ser um estado-membro da Federação.
Vista de Vitória do Jari, o mais novo município amapaense, emancipado em 1995. A transformação do território federal em estado foi decidida pela Assembleia Nacional Constituinte em 1988, e em 1º de janeiro de 1991 foi instalado o estado do Amapá, com a posse dos 24 membros da primeira Assembleia Legislativa.
Criado em 1988 pela Assembleia Nacional Constituinte, o Tocantins é o mais novo dos 26 estados do Brasil. Localiza-se na região Norte, exatamente no centro geográfico do país, condição que lhe possibilita fazer limites com estados do Nordeste, Centro-Oeste e do próprio Norte.
Pedra Branca concentra a população com menor índice de envelhecimento, com 10,7. O Amapá é o terceiro estado do Brasil com a população mais jovem, de acordo com dados do Censo de 2022 divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O Tocantins, cujo nome veio do tupi e significa Bico de Tucano, é ainda refúgio para nove povos indígenas e comunidades quilombolas. Com uma área de mais de 277 mil quilômetros quadrados, o estado conhecido por muitas belezas, tem apenas 34 anos e foi criado através de uma emenda constitucional em 1988.
Circulando nas redes sociais um vídeo sobre os estados mais bonitos do Brasil, todos com belíssimas imagens. Em quinto lugar está o Rio Grande do Sul, seguido de Minas Gerais (4º), Bahia (3º), Rio de Janeiro (2º) e Santa Catarina, na primeira posição.
São Paulo é o estado mais rico do Brasil. De acordo com as informações do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados, do IBGE de 2021, a unidade federativa contava com um PIB de aproximadamente R$ 2,7 trilhões.
A região Sudeste, por sua vez, apresenta o maior PIB do Brasil. Os quatro estados do Sudeste respondem, juntos, por pouco mais da metade de toda a economia nacional.
A Lista Forbes de Bilionários Brasileiros 2024 mostra que dois em cada cinco bilionários são paulistas. O Estado de São Paulo concentra 97 entre os 239 ultrarricos. Em seguida, aparece o Rio de Janeiro, com 36 participantes da lista.
De acordo com a pesquisa, Santa Catarina está em primeiro lugar no quesito Segurança Pública, com destaque para a segurança pessoal, segurança patrimonial e qualidade da informação de criminalidade, a transparência com os dados.