Quais são as principais características masculinas?
Traços masculinos incluem coragem, independência e assertividade. Esses traços variam conforme o local e contexto e são influenciados por fatores sociais e culturais.
Os perfis descritos pelos pesquisadores são: neotradicionalista, progressista e igualitário. O neotradicionalista está relacionado a indivíduos que seguem amplamente os papéis tradicionais de gênero, como a ideia de que o homem é o provedor e o protetor no relacionamento, e que à mulher cabem as tarefas domésticas.
Nascido dos debates sobre gênero, o conceito de masculinidades abarca as regras sociais delimitadas aos homens para que eles construam sua maneira de agir consigo, com o outro e com a sociedade.
É aquele que é provedor, protetor e presente ! Tudo o que uma mulher procura num homem. A mulher quer um homem provedor, não porque ela queira o seu dinheiro mas porque a mulher aprecia a segurança financeira que o homem proporciona, caso tudo corra mal.
Deus criou o homem à sua imagem e semelhança (cf. Gn 1.26-27). Portanto é isso que homens de verdade devem mostrar e refletir. O homem foi o único ser criado à imagem e semelhança do próprio Criador, logo não há como exercer masculinidade distante do Deus criador.
De acordo com a Bíblia, um homem bíblico deve ser forte, corajoso e liderar sua família com amor e justiça. Ele deve ser protetor e provedor, e buscar honrar a Deus em tudo o que faz. Além disso, um homem bíblico deve ser humilde, buscar a direção de Deus e ter um coração contrito e arrependido.
O ser humano moderno apresenta como característica mais marcante o cérebro bem desenvolvido, o que permitiu, por exemplo, o desenvolvimento da fala e da cultura. Os seres humanos apresentam uma história evolutiva complexa, com várias espécies fazendo parte dessa grande árvore.
Como vimos, podemos definir a masculinidade tóxica como um conjunto de estereótipos que a sociedade tende a atribuir ao sexo masculino. Estereótipos estes que fazem mal não só a sociedade, mas aos próprios homens (nos mais diversos aspectos de sua vida). Incluímos então no ambiente de trabalho e na sua saúde mental.
O que são, de fato, os 3 P's? O conceito trata-se de um método de gestão que envolve práticas voltadas para aprimorar três fatores: pessoas, processos e produtos.
De acordo com o artigo 1.566 do Código Civil, ambos os cônjuges têm o dever de fidelidade recíproca, vida em comum no domicílio conjugal, mútua assistência, sustento, guarda e educação dos filhos e respeito e consideração mútuos. Art. 1.566.
O plano de Deus era que o homem exercesse o domínio, autoridade, governo sobre tudo quanto Ele havia criado na terra. Delegou a ele a responsabilidade de dominar e administrar toda a criação (Salmo 8.6).
O ser humano, na dinâmica bíblica, é um ser essencialmente sagrado, pois vive num processo contínuo de desenvolvimento, de aprendizagem, de conversão, de transcendência de si, na relação com o próximo e na relação com Deus. O ser humano, ao reconhecer-se como ser sagrado, ser trans- cendente, assim se realiza.
O homem é um 'ser' traz consigo características como arrojado, corajoso, destemido, determinação, digno de respeito, energia, esforçado, força, ilustre, intrépido, masculinidade, masculino, másculo, poderoso, potência, valoroso, varonil, venerável, tem vigor sexual, vigoroso, viril, tem virilidade e é viripotente.
Essa definição do dicionário Merriam-Webster considera o tipo de comportamento masculino que leva a mulher a acreditar que enlouqueceu ou que não sabe nada sobre determinados assuntos, destruindo a autoestima, a confiança e as estabilidades emocional e mental.
Características como individualismo, força, lógica e racionalidade foram historicamente atribuídas ao masculino. Já intuição, vulnerabilidade, acolhimento e empatia costumam ser usadas para definir o feminino.