Diretrizes da PNH: Por diretrizes entende-se as orientações gerais de determinada política. No caso da PNH, suas diretrizes apontam no sentido da: 1) Clínica Ampliada; 2) da Co-Gestão; 3) da Valorização do Trabalho; 4) do Acolhimento; 5) da Saúde do Trabalhador; 6) da Defesa dos Direitos do Usuário, etc.
A Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.
Implantação de modelo de atenção com responsabilização e vínculo; Garantia dos direitos dos usuários; Valorização do trabalho na saúde; Gestão participativa nos serviços.
POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO (PNH) - Parte 1 | Profª Juliana Mello
Qual é o objetivo da humanização?
Porém, a humanização busca realmente tornar a experiência mais agradável (ou o menos desagradável) possível, estabelecendo uma ligação de respeito com o próximo. Tudo isso conspira para um atendimento mais eficaz, tratamentos que podem ser melhor conduzidos e até uma melhoria nos resultados da instituição.
O Acolhimento visa melhorar a qualidade da atenção e gestão nas unidades de saúde, promovendo atendimento eficiente, resolutivo, estabelecimento de vínculos e promoção da saúde, fortalecendo a colaboração entre esses atores.
Assim, entre as prioridades da PNH estão: reduzir as filas e o tempo de espera com ampliação do acesso e atendimento acolhedor e resolutivo baseados em critérios de risco; as unidades de saúde garantirão gestão participativa aos seus trabalhadores e usuários, assim como educação permanente aos trabalhadores.
Humanização significa humanizar, tornar humano, dar condição humana a alguma ação ou atitude, humanar. Também quer dizer ser benévolo, afável, tratável. É realizar qualquer ato considerando o ser humano como um ser único e complexo, onde está inerente o respeito e a compaixão para com o outro (FERREIRA, 2009).
A PNH possui um grupo de consultores que apóia essa implantação de forma sistemática nos estados a partir da demanda, por meio de apresentação da política, participação em fóruns para debates, oficinas de formação sobre os dispositivos.
O que é acolhimento? Acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), que não tem local nem hora certa para acontecer, nem um profissional específico para fazê-lo: faz parte de todos os encontros do serviço de saúde.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
Concluiu-se que a ESF e a Rede de Saúde passam por uma continua transformação e que a PNH contribuiu com ferramentas de trabalho, qualificando a atenção prestada ao usuário, bem como proporcionando reflexão ética, política e compartilhada entre gestores, trabalhadores e usuários.
A PNH busca transformar as relações de trabalho a partir da ampliação do grau de contato e da comunicação entre as pessoas e grupos, tirando-os do isolamento e das relações de poder hierarquizadas.
Para alcançar a qualidade nos serviços, a PNH estabelece cinco marcas específicas que são: a redução das filas e do tempo de espera com a ampliação do acesso de atendimento de forma acolhedora e resolutiva, baseada em critérios de risco; informação a todos os usuários; acompanhamento de pessoas que fazem parte de sua ...
Os resultados esperados pela PNH são ambiciosos (como deve ser com toda política pública): redução de filas e do tempo de espera, com ampliação do acesso; atendimento acolhedor e resolutivo baseado em critérios de risco; implantação de modelo de atenção com responsabilização e vínculo; garantia dos direitos dos ...
Implantação de modelo de atenção com responsabilização e vínculo; Garantia dos direitos dos usuários; Valorização do trabalho na saúde; Gestão participativa nos serviços.
A Política Nacional de Humanização se pauta em três princípios: inseparabilidade entre a atenção e a gestão dos processos de produção de saúde, transversalidade e autonomia e protagonismo dos sujeitos.
A PNH afirma-se como política pública porque, transversal às demais ações e programas de saúde, é atenta ao que, como movimento social, dialoga e tenciona para traduzir os princípios do SUS em "como fazer", o conceito com as práticas de atenção e de gestão (que são indissociáveis), assim como estimular as trocas ...
Concluiu-se que a ESF e a Rede de Saúde passam por uma continua transformação e que a PNH contribuiu com ferramentas de trabalho, qualificando a atenção prestada ao usuário, bem como proporcionando reflexão ética, política e compartilhada entre gestores, trabalhadores e usuários.
“Humanizar se traduz, então, como inclusão das diferenças nos processos de gestão e de cuidado. Tais mudanças são construídas não por uma pessoa ou grupo isolado, mas de forma coletiva e compartilhada. Incluir para estimular a produção de novos modos de cuidar e novas formas de organizar o trabalho”.
Entre os dispositivos propostos pela PNH, estão: acolhimento com classificação de risco, colegiado gestor, visita aberta e direito a acompanhante, equipe transdisciplinar de referência, Programa de Formação em Saúde e Trabalho (PFST), projetos cogeridos de ambiência.
Protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e dos coletivos: trabalhar implica na produção de si e na produção do mundo, das diferentes realidades sociais, ou seja, econômicas, políticas, institucionais e culturais; as mudanças na gestão e na atenção ganham maior efetividade quando produzidas pela ...
A PNH define Ambiência como tratamento dado ao espaço físico entendido como espaço social, profissional e de relações interpessoais que deve proporcionar atenção acolhedora, humana e resolutiva.