Quais são os 3 processos que, segundo Piaget, constituem a aprendizagem?
Em consequência das suas pesquisas, chegou à conclusão de que há avanços significativos referentes ao desenvolvimento moral na criança. A partir disso (Piaget, 1994, p. 23-24), apresentando três períodos principais, são eles: (1) Anomia; (2) Heterônoma; e (3) Autonomia.
Quais são os processos de aprendizagem para Piaget?
Caro aluno, Piaget descreve dois processos para que a aprendizagem ocorra: a assimilação e a acomodação. Como vimos, a assimilação é um processo em que o conteúdo ou estímulos do meio são adaptados à estrutura já existente no sujeito que aprende, no nosso caso, o aluno.
A presente pesquisa conta com o objetivo de unificar as fases de desenvolvimento de Piaget (1999) os quais são quatro estágios que proferem o desenvolvimento infantil: sensório motor, pré-operacional, operacional concreto e operações formais, bem como será descrito cada estágio em suas principais particularidades.
Quais são os 3 tipos de conhecimento segundo Piaget?
Os estudos de Piaget, como também os de seus seguidores, demonstraram que nem todos os conhecimentos são da mesma natureza. Portanto, de acordo com o referencial piagetiano, há três tipos de conhecimento: o físico, o lógico-matemático e o social.
Para Piaget, o aprendizado é construído pela criança durante sua relação com objetos e pessoas. Essa ideia é a base da teoria chamada construtivismo. Cada nova descoberta é assimilada e acomodada junto ao que a criança já conhecia do mundo, tornando-o cada vez mais amplo.
Quais são os principais conceitos da teoria de Piaget?
Piaget defende que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental. Dando ênfase em seus estudos ao caráter construtivo.
Como são chamados os 3 grandes períodos descritos por Piaget?
O “creodo” é, então, o caminho a ser percorrido na construção da inteligência humana, que vai do período sensório-motor (0-2 anos) aos Períodos simbólico ou pré- operatório (2-7 anos), lógico-concreto (7-12 anos) e formal (12 anos em diante).
Quais são os três esquemas cognitivos de acordo com Piaget?
Esquemas podem ser pensados simplesmente como conceitos ou categorias. Piaget identificou três tipos de conhecimento: o conhecimento físico, o conhecimento lógico-matemático e o conhecimento social. O conhecimento físico é o conhecimento das propriedades dos objetos e é deric\vado das ações sobre os objetos.
Quais as fases do desenvolvimento segundo Piaget e suas características?
Os 4 estágios do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Jean Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em 4 estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. É na transição entre eles que há maiores chances de acontecer o desequilíbrio entre assimilação e acomodação.
Quais são as 3 fases da aprendizagem da moral segundo Jean Piaget?
Com os resultados de seu estudo Piaget (1994) obteve do ponto de vista da prática das regras quatro estágios sucessivos, e do ponto de vista da consciência três estágios. Mostrou três tendências para a moralidade, sendo elas; anomia, heteronomia e autonomia.
Quais processos psicológicos foram estudados por Piaget?
Piaget foi um dos pesquisadores que estudou o desenvolvimento da criança, do ponto de vista do pensamento, da linguagem, do surgimento do raciocínio lógico matemático, das relações espaço tempo e do juízo moral.
Segundo sua teoria denominada "epistemologia genética", a partir do nascimento os seres humanos são submetidos a fases de desenvolvimento cognitivo, do qual ele descreveu quatro estágios de desenvolvimento: sensório, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.
O que é o construtivismo? De forma objetiva, o construtivismo diz respeito a metodologia de ensino baseada na obra do psicólogo suíço Jean Piaget. Ele propôs que o conhecimento é adquirido através da interação do indivíduo com o ambiente em que vive.
Quais são os processos envolvidos na aprendizagem?
O processo de aprendizagem acontece a partir da aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes através do estudo, do ensino ou da experiência. A construção de conhecimentos em sala de aula deve se constituir de forma gradativa adequando-se a cada estágio do desenvolvimento da criança.
Concluiu-se que para a perspectiva piagetiana aprender é construir ou reconstruir conhecimento e não copiá-lo do real e isso se dá através dos esquemas de assimilação de um sujeito e da coordenação dos mesmos em estruturas de conhecimento. Palavras-chave: aprendizagem, construção do conhecimento, teoria piagetiana.
Piaget (1976) afirma que a equilibração é um processo regulador o qual permite que novas experiências e elementos exteriores sejam, com sucesso, incorporados às estruturas mentais e cognitivas pelas quais os indivíduos intelectualmente se adaptam e organizam o meio.
Centração: Para dar uma reposta, observa apenas um aspecto da situação; Raciocínio transdutivo: Raciocínio do particular para o geral, sem rigor lógico; Dificuldade de transformação: O pensamento é estático, ou seja, está sempre no presente; Sincretismo: Não separa diferentes aspectos de uma situação.
3. Operatório concreto: de 8 a 12 anos. Nessa fase começa a ser demonstrado o início do pensamento lógico concreto e as normas sociais já começam a fazer sentido para a criança. Nesta fase de desenvolvimento, as crianças começam a aprender e praticar operações matemáticas simples.
Desta forma, Piaget acrescenta em sua teoria, seis sub-estágios que contemplam o estágio sensório motor, nomeando-os respectivamente do primeiro ao sexto, da seguinte forma: Reflexo; Reações circulares primária; Reações circulares secundárias; Coordenação de esquemas secundários; Reações circulares terciárias e; Início ...
São alguns conceitos chave da teoria de Jean Piaget?
Alguns conceitos-chave de sua teoria, tais como assimilação, acomodação e equilibração foram abordados ao longo do texto. O "núcleo duro" da teoria de Piaget está na assimilação, na acomodação e na equilibração, não nos famosos períodos de desenvolvimento mental.
Segundo Piaget (1977) cada vez que ensinamos prematuramente a uma criança alguma coisa que poderia ter descoberto por si mesma, esta criança foi impedida de inventar e, consequentemente, de entender completamente. o objeto de conhecimento, e os novos esquemas se formam a partir de outros, anteriormente adquiridos.