Existem diferentes tipos de aço, os mais comuns são o aço carbono, o aço inoxidável e o aço liga. É importante entender que todo aço possui carbono em sua composição, mas a quantidade vai definir melhor suas propriedades mecânicas. Confira abaixo mais informações sobre eles: Aço Carbono.
O aço inox é mais durável e tem uma vida útil maior, exatamente por sua resistência à ferrugem, uma característica menos efetiva no aço carbono. Por ser resultado de uma combinação mais frágil de elementos, o aço carbono tem uma vida útil menor.
Aço de baixo carbono: possuem até 0,30% de teor de carbono, sendo o tipo de aço mais popular no mercado. Isso porque oferece um custo mais baixo e é perfeito para aplicações que permitem baixa resistência à tração e em que isso não é um problema imediato, como vigas, chapas e suportes.
No trabalho procuramos apresentar resultados a fim de demonstrar em quais parâmetros de usinagem o aço SAE 8620 obteve melhores resultados comparado ao SAE 1045 obtendo acabamento superficial, tendo em vista que o aço SAE 8620 tem melhor aplicação para cementação e maior resistência mecânica.
O SAE 4340 é um aço de elevada temperabilidade e média forjabilidade, porém com baixo nível de soldabilidade. Fabricação de peças de maior porte que necessitam de alta dureza e resistência mecânica, particularmente para indústrias siderúrgica, de mineração e de exploração de petróleo (trabalho a quente).
O aço inoxidável é caracterizado pela presença de cromo como agente de liga. O aço inoxidável típico conterá pelo menos 10,5% de cromo contra apenas 1,5% de carbono. A presença do cromo e de outros agentes de ligas efetivamente impede o enferrujamento que normalmente ocorre com o aço carbono.
O 52100 também é conhecido por AÇO PRATA CROMADO em forma de BARRAS RETIFICADAS. O Aço SAE-52100 é um Aço Carbono com ampla usabilidade na indústria e na fabricação de objetos de aço do cotidiano.
Contém menos de 0.25% de teor de carbono. O aço de baixo carbono é geralmente mais fraco e macio e também facilmente soldado e dúctil, o que os torna úteis na usinagem e soldagem por um baixo custo.
Dessa maneira, é importante destacar que apesar de o aço inox ser mais resistente, as duas ligações metálicas podem ser muito úteis para a sua indústria.
O titânio é um material forte e muitas vezes questiona-se porque não poderia ser utilizado na área de construção civil para erguer prédios ou construir pontes impossíveis de ceder. Mas apesar de toda sua resistência, o titânio é “pior” que o aço para este tipo de finalidade.
O aço maraging é um material notável conhecido por sua resistência excepcional. Esse tipo de aço de alta liga é envelhecido de forma especial para melhorar suas propriedades mecânicas, como resistência à tração e resistência ao impacto.
A classificação SAE (Society of Automotive Engineers – EUA |Sociedade de Engenheiros Automotivos – BR) é um sistema de identificação de 4 ou 5 dígitos baseada na composição química do aço, como um código que atesta quais elementos estão presentes na liga.
O aço SAE 1045 é uma liga de médio carbono com propriedades altamente vantajosas, tendo boa resistência mecânica e dureza, embora seja conhecida por sua boa usinabilidade e soldabilidade. Além disso, suas características de impacto também dão grande destaque, permitindo seu uso com maior tranquilidade.
Aços inoxidáveis austeníticos com teores de Cr superiores a 20% e teores de Ni superiores a 8% podem enferrujar se forem mal manuseados e processados, ou no caso de defeitos de construção. Os aços inoxidáveis reagem com o oxigénio da mesma forma que os aços normais, formando uma camada de óxido.
O Aço SAE-5160,é uma liga de alta temperabilidade e boa ductilidade. Na condição beneficiada apresenta alta resistência mecânica e boa resistência à fadiga. Por isso, sua grande usabilidade como aço para mola.
O aço SAE 4140 é um aço ligado para beneficiamento que possui boa temperabilidade, atingindo boa profundidade de camada temperada. Ele é adequado a aplicações severas de fadiga, impacto e tensões a altas temperaturas.
Basicamente, o aço sae 8620 é utilizado em componentes mecânicos de uso como; pinos guia, anéis de engrenagem, colunas, cruzetas, catracas, capas, eixos, coroas, virabrequins, eixos comando, pinos, guia, pinhões, engrenagens em geral.
O Aço Inox é o material que não escurece e não fica preto pois ele não oxida. A palavra INOX vem de INOXIDÁVEL, o que popularmente significa que o metal não ficará preto com aspecto oxidado.
Como dissemos, o inox é um metal que não sofre oxidação, ou seja, ele não enferruja. Logo, o resultado é uma superfície mais lisa, com muito menos desgaste a longo prazo.
Um material que pode trazer oxidação ao aço inoxidável é o alumínio, em virtude da corrosão galvânica. A corrosão acontece sempre que dois metais diferentes entram em contato em qualquer meio que transmita eletricidade e, como o alumínio é menos nobre do que o inox, ele será corroído.
O aço inox 410 é um aço de entrada com percentual baixo de cromo sendo muito utilizado em aplicações onde a resistência ao desgaste é fundamental como setores de mineração e sucroalcooleiro, não sendo premissa o apelo estético, porém tem-se visto este aço de entrada em aplicações do aço inox tradicional 430, totalmente ...
Aço de alta temperabilidade, que atinge alta resistência mecânica após tratamento. Utilização para fabricação de peças de maior porte de uso geral, que necessitam de alta dureza e/ou resistência mecânica, particularmente para indústrias siderúrgica, de mineração e de exploração de petróleo.