Percepção é o ato, efeito ou faculdade de perceber e adquirir conhecimentos através dos sentidos e o ser humano consegue relacionar três níveis de percepção: exterocepção, interocepção e propriocepção.
A percepção é um processo que se realiza em três fases: selecção, organização e interpretação. Os indivíduos percebem só uma pequena porção dos estímulos aos quais estão expostos. Quando a percepção é recebida de acordo com os nossos interesses, é denominada de percepção selectiva.
A percepção é a habilidade para captar, processar e entender a informação que nossos sentidos recebem. É o processo cognitivo que permite interpretar o ambiente com os estímulos que recebemos através dos órgãos sensoriais.
A PERCEPÇÃO COMO PROCESSO COGNITIVO: A percepção cognitiva nos permite organizar e entender o mundo através de estímulos que recebemos dos diferentes sentidos como a vista, a audição, o gosto, o cheiro e o tato.
O que é PERCEPÇÃO ║Conceito, Definições ║Tipos de PERCEPÇÃO e um TESTE para sua mente║ ANIMAÇÃO 😄
O que a psicologia diz sobre percepção?
A percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio.
A percepção é o processo cognitivo fundamental. Ela se relaciona com a capacidade do cérebro de organizar e compreender as informações sensoriais vindas do ambiente em que se está. Ela serve como a base para entendermos e interagirmos com o mundo.
A percepção apresenta estreita ligação com os sentidos, sendo as primeiras etapas realizadas pelos sistemas sensoriais, responsáveis por sua fase analítica. É como se cada característica fosse separada em suas partes constituintes, tais como forma, cor, movimentos e assim por diante.
Toda percepção envolve sinais que passam pelo sistema nervoso, que por sua vez resultam da estimulação física ou química do sistema sensorial. A visão envolve luz atingindo a retina do olho; o cheiro é mediado por moléculas odoríferas; e a audição envolve ondas de pressão.
Os tipos de percepção são muitas vezes separados pelos diferentes sentidos. Isso inclui percepção visual, percepção de cheiro, percepção de toque, percepção de som e percepção de sabor. Percebemos nosso ambiente usando cada um deles, muitas vezes simultaneamente.
A teoria da percepção de Searle em ambas as versões pode ser entendida como a tese de que a percepção é intencional e que o tipo de acesso que temos aos objetos do mundo real ocorre forma direta por meio de uma relação causal intencional.
Ainda próximo de Bruner, conceitua Piaget a percepção como processo de pré-categorização no sentido de que sempre supõe a aplicação de esquemas que, na verdade, não passam de pré-categorias ou preconceitos. Perceber será, então, o ato de incluir certo objeto em certo espaço conceitual ou preconceitual.
Se a percepção está sujeita a uma elaboração secundá- ria para se tornar consciente, então o que Freud descreve como sistema Cs. (Pcpt.) pode ser entendido como o resul- tado de uma cognição.
A percepção sensorial é uma função do cérebro que envolve os sentidos, coordenação motora, nossa relação com o espaço e a percepção das situações ao nosso redor. Através destes mecanismos sensoriais, interpretamos o mundo e absorvermos conhecimento, expandindo nossa cognição e inteligência.
Conceitualmente, a percepção social estuda a forma como formamos impressões sobre outras pessoas e sobre como fazermos inferências sobre elas. As conclusões mostram a importância de abordar o papel dos valores no processo subjetivo-objetivo e nas relações do indivíduo e da sociedade.
· Fase 1: primeira hipótese sobre o que estamos prestes a perceber. Isso guiará a seleção, organização e interpretação dos estímulos. · Fase 2: entrada da informação sensorial. · Fase 3: contrastar a primeira hipótese com a informação sensorial obtida.