As luzes UV, como conhecemos e usamos no dia a dia, são as que mais atraem os insetos, e porque não usá-la a nosso favor? A luz branca tem a vantagem de ser confundida com a luz da lua, e as luzes com tonalidade amareladas têm esse poder de afastar os bichinhos.
O amarelo é uma cor de amplo espectro, que atrai muitas espécies de insetos, dentre elas a mosca-branca, afídeos (PARK et al, 2001; ATAKAN & CANHILAL, 2004) e moscas das frutas (ROBACKER & HEATH, 2001). A coloração azul atrai, de uma forma geral, espécies de tripes (TANG et al, 2015).
O estudo indica que, após detectar um gás que exalamos, o mosquito voa em direção a algumas cores específicas. É o caso do vermelho, laranja, preto e ciano. Cores como verde, roxo e branco tendem a ser ignoradas pelos insetos.
Cheiro é o que espanta. Alguns odores funcionam como repelentes de insetos e você pode usá-los a seu favor se não quiser receber essas visitas indesejadas. Citronela é o mais conhecido deles, mas também pó de café, manjericão, capim-santo, limão e cravo funcionam superbem.
COLOQUEI REPELENTE ESPIRAL NA ÁGUA e você NÃO vai acreditar no que aconteceu!
Qual é o medo de insetos?
A entomofobia, também conhecida como insectofobia ou insetofobia, é o medo anormal ou a aversão a insetos e artrópodes semelhantes, e até a vermes. As pessoas que sofrem deste tipo de doença exageram a realidade, ou seja, para elas um simples inseto é muito mais do que parece.
O estudo indica que, após detectar um gás revelador que exalamos, uma espécie comum de mosquito voa em direção a algumas cores específicas, como vermelho, laranja, preto e ciano. As cores verde, roxo, azul e branco tendem a ser ignoradas pelos insetos.
As cores vermelho, laranja, preto e ciano são as escolhidas porque correspondem aos comprimentos de onda mais longos de luz. Não se sabe ao certo se os mosquitos conseguem identificar as tonalidades como os humanos, mas que as cores que apresentam maior comprimento de onda de luz são as mais atrativas para eles.
As pessoas que tem sangue do tipo O, positivo ou negativo, chamam mais a atenção dos bichinhos voadores do que os tipos A, B e AB. O A é o menos atraente entre eles. Ainda assim, o caso requer mais estudos científicos para que a tese seja validada na comunidade científica.
O estudo da Universidade de Washington (EUA) — publicado na revista científica Nature Communications em 4 de fevereiro (e que você pode ler neste link) — indica que as cores vermelho, laranja, preto e ciano são as mais atraentes para os mosquitos.
De acordo com cientistas, as moscas picadoras (aquelas que podem transmitir doenças ao picar humanos) são atraídas por objetos azuis porque confundem a cor com um animal que poderia servir de alimento.
Chamamos de lâmpada anti-inseto a opção de lâmpada que além de iluminar, não atrai os insetos. Isso é óbvio, mas na prática, pode causar confusão, isso porque, no mercado existem lâmpadas anti-inseto, e também lâmpadas que prometem matar insetos, mas isso é assunto para outro conteúdo.
Use velas de citronela ou incenso para espantá-los. Outros aromas, como hortelã, eucalipto, pimenta, alecrim e lavanda também funcionam. Em casas com varandas, a utilização de telas e armadilhas podem ajudar. Neste caso, telas finas, papel com cola e ou com superfícies que emitem choques elétricos podem ajudar.
De acordo com os resultados, a pior opção para iluminação exterior foram as lâmpadas incandescentes tradicionais, enquanto que a melhor (e menos atraente para insetos) foi uma luz LED de cor quente – amarela ou laranja – em vez da tradicional azul clara.
Qual o cheiro do corpo humano que atrai pernilongo?
Segundo os pesquisadores, o etanol presente no álcool (e que é expelido pelo suor) pode tornar as pessoas mais propensas à picada desses insetos. A pesquisa ainda indicou que outras formas de álcool encontradas na natureza também podem atrair os mosquitos, como a frutose e o néctar produzido pelas flores.
Certas cores de roupas, como preto e azul escuro, podem funcionar como um ímã para mosquitos, acrescenta ele. A pesquisa também sugere que os pernilongos são atraídos por laranjas e vermelhos brilhantes. Atenha-se a cores mais claras, indica Bazzoli.
A nossa própria respiração é o maior atrativo para os mosquitos. Outros fatores também contribuem, como: álcool, suor, tipo sanguíneo, gestação e genética. Algumas barreiras podem ajudar a acabar com os pernilongos; ventiladores e telas são exemplos clássicos.
Os mosquitos são atraídos por CO2, que expelimos constantemente no processo da respiração. É por isso que esses insetos voam perto de nossas orelhas, nariz ou boca.
Citronela: Trata-se de uma planta aromática que possui propriedades repelentes naturais de insetos. É utilizada em diferentes produtos, como inseticidas, pulseiras e fórmulas para o corpo, para realizar essa tarefa.
Em outras palavras, o ar que expelimos quando respiramos é o guia dos mosquitos para chegar até nós. Assim, quando colocamos nosso ventilador em funcionamento, conseguimos dispersar o dióxido de carbono em nossas salas, graças ao movimento de suas lâminas, e conseguimos quebrar o roteiro desses insetos.
Silvana ainda afirma que é possível investir em plantas que afastam os insetos, como arruda, jasmim, lavanda, hortelã, alecrim, citronela, poejo, capim-limão e erva-cidreira. Várias plantas podem ser compradas nas grandes redes de supermercado, alguns têm sessões exclusivas de plantas e jardins.