É a poda feita em pomar que Má está produzindo. Normalmente, se faz o desponte ou desbaste de ramos, assim como a eliminação de ramos doentes, quebrados e malformados.
A poda de frutificação melhora a qualidade dos frutos e ajuda a conter os ramos que podem crescer de forma exagerada. Além disso, esse tipo de poda controla o crescimento da planta para que não fique com frutos acima do que é recomendado, o que reduz a qualidade do fruto.
PODA EM FRUTIFERAS | OBJETIVO DAS PODAS? | PRINCIPAIS TIPOS DE PODAS |
O que é poda de raleio?
A poda média associada ao raleio de frutos favorece o aumento de sacarose no caule das no caule das plantas. Considerando todas as variáveis, recomenda-se a utilização da poda média e raleio de frutos, que proporciona maiores produtividades e massa de frutos, armazenando reservas para o ciclo seguinte.
1) a de formação, para dar estrutura à planta em seus primeiros anos de vida; 2) a de produção, para garantir plena frutificação; 3) a poda de renovação, para recomeçar a estrutura da planta ou eliminar partes doentes; 4) a poda verde, para equilibrar a vegetação (folhas e ramos) e favorecer o microclima do parreiral.
Uma poda drástica ou radical é considerada um crime ambiental por remover mais que 30% do volume da copa de uma árvore ou arbusto. Esta mudança brusca na condição da planta causa um desequilíbrio entre superfície da copa e a superfície de absorção de água e nutrientes”, finaliza.
Entende-se por poda excessiva ou drástica: I. o corte de mais de 70% (setenta por cento) do total da massa verde da copa; II. o corte da parte superior da copa, eliminando a gema apical; III. o corte de somente um lado da copa, ocasionando deficiência no desenvolvimento estrutural da árvore.
A poda de árvore é uma ação preventiva ou emergencial, podendo ser de remoção completa da árvore ou corte parcial da vegetação. é realizada quando as árvores estão próximas à rede elétrica ou equipamentos, gerando riscos de acidentes ou interrupção do fornecimento de energia.
A poda apical consistiu na retirada dos ápices das plantas com estruturas vegetativas e reprodutivas, em duas idades fenológicas: com 50% das maçãs maduras (poda I) e no surgimento dos primeiros capulhos (poda II).
A poda de contenção, por sua vez, consiste em retirar ramos na lateral da copa, proporcionando maior entrada de luz na entrelinha do pomar e evitando a sobreposição de ramos vizinhos.
A poda verde consiste na desbrota e retirada de ramos ladrões, quando estes ainda estão verdes ou herbáceos, reduzindo a competição destes com os frutos e aumentando a penetração de luz no dossel da planta.
A poda mista, quando se deixam varas e talões na mesma videira, é a mais vulgar nesta região, quer em sistemas de condução tradicionais como a ramada quer nos mais recentes como os cordões; os talões têm uma função renovadora garantindo varas de qualidade para assentar a poda do ano seguinte, enquanto as varas se ...
Poda de elevação: levanta a copa da árvore para liberar espaço para fiação, cabos e veículos; Poda estética: dá forma à árvore para fins ornamentais e limita o seu porte caso a intenção seja realmente limitar o seu crescimento por conta de pátios e espaços menores em seu entorno.
Poda de formação (Figura 1) – Também conhecida por poda de condução da planta, este tipo de poda tem por finalidade proporcionar a planta uma altura de tronco e estrutura de ramos adequados a exploração frutícola, podemos citar como exemplo desta poda o pessegueiro, pois o pessegueiro pode crescer até 5 metros ...
A poda de raízes é outra técnica utilizada para controlar o crescimento vegetativo e produção de pomáceas. Esta técnica consiste na redução da área radicular das plantas através da poda, e assim, reduzindo o fluxo de nutrientes, água e hormônios para a parte superior da planta e, assim, limitando seu crescimento.
O momento que a planta diminui suas atividades, geralmente com a chegada do frio, é o período correto de fazer a poda. Antes desse período, prepara-se as ferramentas: amolando, limpando a ferrugem, lubrificando molas e afiando.
A palavra poda vem do latim putare, que significa limpar, cortar, desbastar, derramar. O ato de podar, manual ou mecanicamente, consiste em operações simples que se resume em cortes de partes das plantas como caules, ramos, folhas, raízes, flores e frutos.
A Poda é realizada para correção, manutenção, limpeza, tratamento de parasitas e desobstrução de sinalização de trânsito. Já o Corte, ocorre somente quando há risco de acidentes ou alguma edificação a ser construída no local.
O local exato da poda é na bifurcação dos galhos, chamado de anel. Portanto, o primeiro corte deve ser realizado cerca de 30 cm do anel, com movimento debaixo para cima em cerca de 1/3 de largura do galho.