Assim, a alteração do posicionamento de uma marca (reposicionamento) exige mudanças substanciais nos 4P´s do marketing – produto, preço, praça e promoção – e altera a colocação da marca tanto na mente dos consumidores quanto no mercado em que se insere, permitindo ganho considerável em seu patrimônio de marca.
A estratégia da Alpargatas para Havaianas foi a diversificação do mix de produtos. O primeiro passo foi criar outros modelos do chinelo, possibilitando uma segmentação do produto.
Qual foi o apelo de marketing utilizado pela Havaianas?
A estratégia de marketing de influência em Havaianas foi e é constantemente aperfeiçoada, com o objetivo de aumentar cada vez mais a conexão com seus consumidores, para expandir uso de diferentes produtos, para dar visibilidade de seus constantes lançamentos, nos mais diferentes territórios de atuação.
O principal diferencial competitivo, segundo eles, é se posicionar na mente do cliente. Até há alguns anos a marca estava posicionada na mente do consumidor como um produto barato, prático e confortável, ou seja era um produto popular.
História. A ideia para o produto foi inspirada nas Zori, sandálias japonesas feitas de palha de arroz ou madeira lascada e que são usadas com os quimonos. Em 8 de junho de 1962, foram lançadas as sandálias brasileiras feitas de borracha. O primeiro modelo é o mais tradicional: branco com tiras e laterais da base azuis.
A marca Havaianas, apresenta como missão “Desenvolver e comercializar produtos inovadores, de alto valor percebido, com qualidade e rentabilidade, classe mundial e criação de valor para os accionistas, funcionários, fornecedores e clientes, actuando com responsabilidade social e ambiental”.
As sandálias Havaianas foram criadas em 1962, inspiradas na tradicional sandália de dedo japonesa Zori, com tiras de tecido e sola de palha de arroz. Em vez das solas de palha, entrou a borracha, mas sem deixar suas raízes: o grão de arroz inspirou a textura da palmilha.
Na década de 90, a marca muda sua estratégia de marketing, se reposicionando no mercado, o que transforma o status das sandálias Havaianas e seu público-alvo, que passa a ser homens e mulheres, de todas as faixas etárias, classes A e B, com um perfil descolado e easy going.
Qual o elemento chave da estratégia da Havaianas para conquistar seu consumidor?
A cor das havaianas como estratégia de marketing
O que antes era restrito ao antigo chinelo bicolor, com seu solado de uma cor e parte interna de outra hoje assume cores vibrantes que facilmente são reconhecidas e almejadas pelos consumidores.
O primeiro passo foi criar outros modelos do chinelo, possibilitando uma segmentação do produto. A distribuição também passou a ser focada em nichos de mercado: cada ponto de venda recebia um modelo diferente, de acordo com seu público-alvo.
As Havaianas utilizam diversas ferramen- tas de comunicação para continuar sendo uma marca tão conhecida e respeitada pelo mundo. Ela consegue atingir a seus mais diferenciados consumidores pelas redes so- ciais, campanhas televisivas, outdoors, pro- pagandas em revistas, entre outros.
Quem comprou a empresa Havaianas? SÃO PAULO (Reuters) - O grupo de investimentos J&F acertou acordo para comprar o controle da fabricante de calçados e vestuário Alpargatas, dona da marca de sandálias Havaianas, por R$ 2,67 bilhões, em uma operação na que a atual controladora Camargo Corrêa venderá sua participação.
Como a marca Havaianas agrega valor aos seus clientes?
Desde a escolha de parcerias, de colaborações com outras marcas, de eventos, de canais de venda específicos para produtos exclusivos, até a escolha de influenciadores, de unboxing, entre outras frentes.
Através do Design Thinking, a Havaianas consegue envolver os clientes em todo o processo de desenvolvimento de novos produtos. Eles são convidados a compartilhar ideias, sugestões e feedback, o que ajuda a empresa a criar produtos que atendam às expectativas do mercado.
Que ações de marketing foram realizadas pela empresa Havaianas para reposicionar a marca no mercado nacional?
Essas estratégias marcam o início do reposicionamento da marca Havaianas, que acontece com dois eventos muito importantes: o lançamento das Havaianas Top e a mudança do conceito de comunicação, quando se passa a valorizar o consumidor e não as qualidades do produto, já tão conhecidas e reconhecidas.
Porém, na contramão da teoria, a marca Havaianas possui um slogan que generaliza o seu público e que parece funcionar. A sandália teve vários slogans durante a sua história, “Havaianas: As Le- gítimas”, “Não deformam, não soltam as tiras e não têm cheiro” e, finalmente, “Havaianas: Todo mundo usa”.
A Havaianas é uma marca do Grupo Alpargatas (criado em 1907 pelo escocês Robert Fraser) surgida em 1962, inspirada em um modelo tradicional de chinelos japoneses, a Zori.
A pesquisa foi feita por meio do estudo de caso das Sandálias Havaianas, mostrando o seu histórico como líder de mercado no segmento de sandálias no Brasil, desde o seu posicionamento, passando pelo seu declínio e mostrando como a empresa identificou a necessidade de revitalizar a marca para tornar possível o seu ...
A sandália Havaianas caiu logo no gosto do brasileiro por alguns motivos. É um produto bom, e não há marketing que faça um mau produto ser conhecido. Em um país quente como o nosso, em 1966 seus produtos já eram um sucesso. Com o passar dos anos, virou quase que uma commodity, como arroz e feijão.
Nossa história começa em 1962, quando o primeiro par de Havaianas, a Tradi, foi desenvolvido no Brasil. A inspiração foi a sandália de dedo japonesa chamada Zori.
E a frase: com Havaianas não tem erro, caiu perfeita no conceito da nossa campanha, é uma frase altamente citada pelos nossos consumidores nas redes sociais.
O calçado teve seu nome baseado no Havaí, o paraíso de sol e mar onde os ricos e famosos americanos iam passar as férias. Esse era o nome ideal, já que a São Paulo Alpargatas pretendia vender um produto inovador. Na década de 60, a Alpargatas lançava as sandálias Havaianas, um produto feito de borracha e 100% nacional.