CURATIVO OCLUSIVO – realizado na lesão com sua total cobertura,evitando o contato com o meio externo. CURATIVO ÚMIDO – usado para proteger drenos e irrigar a lesão com determinada solução tópica. CURATIVO ABERTO – limpeza da lesão mantendo-a exposta ao meio externo.
Aplicar o AGE topicamente sob a lesão; Ocluir com cobertura secundária de gaze, chumaço ou compressa, fixar com atadura, fita hipoalergênica ou esparadrapo. PERÍODO DE TROCA O curativo deve ser trocado toda vez que estiver saturado com a secreção ou, no máximo, a cada 24 horas.
Quais os curativos que o técnico de enfermagem pode fazer?
Ao Técnico de Enfermagem compete a realização de curativos em lesões de grau 1/1 e 2/11, de grau 3/III apenas quando delegadas pelo enfermeiro. Ao Auxiliar de Enfermagem compete a realização de cuidados com as lesões de grau 1/I.
Simples. Um dos principais curativos é o do tipo simples. Trata-se de um procedimento em que é feito o fechamento da ferida por meio de gaze estéril na área da lesão, fixando somente nas bordas. Além disso, é possível que haja a drenagem de secreções, sendo que o curativo, geralmente, é realizado apenas uma vez ao dia.
Assim como os curativos adesivos, o curativo líquido é indicado para feridas abertas e pequenas. Ele adere ao ferimento mais internamente, higienizando-o. Dessa forma, age também como uma barreira protetora e ajuda na cicatrização.
Curativo oclusivo: não permite a entrada de ar ou fluídos, atua como barreira mecânica, impede a perda de fluídos, promove isolamento térmico, veda a ferida, a fim de impedir enfisema, e formação de crosta.
Tem a função de conter sangramentos por pressão entre o curativo e a pele. Somente após o controle sobre a hemorragia, é possível que o ferimento seja tratado, e receba os cuidados e curativos específicos necessários.
O enfermeiro ou enfermeira estomaterapeuta atua na prevenção e no tratamento de lesões em prol da qualidade de vida, integridade da pele e bem-estar do paciente.
O primeiro passo é lavar o ferimento imediatamente com água corrente e sabão neutro. Seque o local com um pano limpo. Se o machucado for superficial, passe o soro fisiológico e tampe com gaze.
Realizar o curativo com a técnica asséptica para prevenir a ocorrência de infecção na ferida cirúrgica limpa e seca, bem como manter um meio ideal para a reparação tecidual eliminando os fatores que possam retardar a cicatrização garantindo o conforto e segurança do paciente.
1- Higienize a ferida com solução fisiológica ou qualquer outro produto indicado para limpeza de feridas. 2- Secar a pele ao redor da ferida. 3- Aplique o curativo sobre a ferida, pelo lado que não tem a marca do produto, esse lado com o registro da marca deve ficar para o lado externo da lesão.
Exsudatos são líquidos, CÉLULAS ou outras substâncias celulares eliminados vagarosamente dos VASOS SANGUÍNEOS (geralmente em tecidos inflamados). Transudatos são líquidos que passam para o ESPAÇO EXTRACELULAR dos TECIDOS através de uma membrana ou [sob pressão] de tecidos.
A tecnologia - popularizada como curativo à vácuo porque utiliza uma bomba de sucção, associada a uma espuma e filme - é usada para a cura definitiva de lesões de pé diabético, vítimas de queimaduras severas, entre outros casos clínicos traumáticos.
O curativo hidrocolóide Plus Standard Curatec é a melhor escolha em curativos para cicatrização de escaras e feridas em geral. Alta performance, absorve mais e dura mais.
Aplicação do Produto 1-Colocar o curativo sobre a ferida, modelando-o e fixando-o; 2- Pressionar levemente o curativo com as mãos para garantir uma maior durabilidade (conceito de adesivo por pressão); 3- Descartar qualquer porção de curativo não utilizada Intervalo de Troca - Deve ser trocado se houver extravasamento ...
Esfacelo (tecido inviável): é um tecido suave, úmido e não vascularizado. Pode ser branco, amarelo, marrom acastanhado ou verde e estar solto ou aderido (Figura 6).
Os fluidos presentes nas feridas (chamados de exsudato) são característicos da fase aguda do processo de cicatrização. Esses líquidos provêm dos vasos sanguíneos e linfáticos, eliminam resíduos celulares e bactérias, e criam um ambiente favorável para o sistema imunológico.
Hidrogel: O curativo hidrogel é usado para manter a umidade das feridas, em casos como queimaduras leves, queimadura de radiação, feridas secas e ferimentos que já desenvolveram tecido de granulação.
As coberturas impregnadas com prata são indicadas para lesões por pressão com alto risco de infecção, infectadas ou altamente colonizadas. No entanto, deve-se evitar a utilização prolongada de curativos impregnados com prata e interromper a utilização quando a infecção da ferida estiver controlada.
Colagenase é destinada como agente desbridante enzimático, quando indicado o desbridamento, em feridas, úlceras e lesões necróticas, em geral. Promove o preparo do leito da ferida através da limpeza enzimática das áreas lesadas, com uma cicatrização uniforme e de forma mais rápida.