Um estudo de 2020 comprovou que um ser humano possui mais de 6 mil pensamentos por dia. Porém, quais são suas origens? Teorias científicas sobre a formulação de um pensamento indicam que eles derivam da transmissão de neurotransmissores através da sinalização celular de células nervosas do cérebro (neurônios).
De acordo com Paulo Dalgalarrondo em seu livro Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais, o pensamento é constituído por três elementos: conceitos, juízo e raciocínio. Os conceitos são representações mentais sem informações sensoriais sobre um determinado objeto ou ideia.
Platonismo. De acordo com o platonismo, o pensamento é uma atividade espiritual na qual as formas platônicas e suas inter-relações são discernidas e inspecionadas. ...
A base do nosso pensamento é a ansiedade que cria o eu, e o pensamento se expressa na vaidade mundana, na paixão possessiva e na crença da própria continuidade. O que acontece a um intelecto que está, consciente ou inconsciente, ocupado consigo mesmo e suas próprias expressões?
Pensamento: se constitui a partir de elementos sensoriais (imagens perceptivas e representações). O que caracteriza o pensamento normal é ser regido pela lógica formal e orientar-se segundo a realidade e os princípios de racionalidade da cultura na qual o indivíduo se insere.
Fisicamente, o pensamento não é algo tangível, assim como as emoções. Mas o pensamento possui uma base física, que é a rede neural. Ela nada mais é do que um grupo de células cerebrais, os neurônios, que se comunicam, passam informação entre si por sinapses elétricas ou químicas.
A resposta é: pensamentos. Sentimentos são resultados de PENSAMENTOS. Podemos até ter reações emocionais de situações externas. No entanto, somente vai se estabelecer como um sentimento mais profundo se estiver alinhado aos padrões que já temos estabelecidos em nossa mentalidade.
Através do pensamento, podemos praticar a telepatia, que acontece quando os canais do pensamento estão mais limpos. Todos nós já tivemos a experiência de captar telepaticamente pensamentos que não são nossos. Algumas pessoas são tão sensíveis aos pensamentos, que são constantemente bombardeadas por pensamentos alheios.
Qual é a diferença entre pensar e ter pensamentos?
Concluindo a principal diferença entre pensar e “ter pensamentos” é que pensar é um processo mais lento e reflexivo, onde as pessoas buscam alternativas e examinam os prós e contras das situações.
Existem comprovações científicas de que sentimentos e pensamentos negativos podem ser os responsáveis pelo desenvolvimento de doenças físicas graves, como as cardiovasculares.
O cérebro. nos permite pensar, raciocinar, sentir, existir, etc. Controlar as funções superiores cognitive skills: memória, aprendizagem, percepção, funções executivas, etc.
O pensamento estabelece relações entre coisas e cada pensamento é um movimento de evolução e amadurecimento de si e da função que exerce. Não é possível traduzir todo pensamento em palavra: o pensamento passa por muitas mutações até se transformar em fala.
A princípio, o ato de pensar ou o pensamento é um processo mental que tem como principal objetivo desenvolver a nossa percepção da realidade e avaliar as circunstâncias e o valor delas em nossa vida.
O pensamento é uma energia viva, capaz de criar vibrações que repercutem em todo o universo. O que você pensa em relação a você, sua vida e as pessoas à sua volta é a sua verdade — e essa verdade atrai situações que vibram na mesma frequência. Então, se você pensa que é incapaz, atrairá situações de incapacidade.
O conhecimento sobre os pensamentos permite que o indivíduo os domine, em vez de ser dominado por eles. À medida que descobre quais existem e suas características, aprende a enfraquecer os que sabotam sua própria felicidade e desenvolver aqueles que o auxiliam a conquistar seus objetivos.
O ato de pensar inclui algo que vai além da capacidade de desenvolver metodologias que conduzem ao pensamento, através de habilidades que proporcionam o pensar filosófico, é, sobretudo, experimentar a vida através de construções e desconstruções de conceitos.
A metade esquerda do cérebro comanda o lado direito do corpo, e a metade direita do cérebro comanda o lado esquerdo do corpo. Desta forma, nós conseguimos pensar e nos movimentar ao mesmo tempo.
Outra possível consequência é o surgimento de distúrbios, como ansiedade e depressão, principalmente quando os pensamentos estão associados com o excesso de preocupações e com muitas reflexões. Sendo assim, o que fazer para alcançar a estabilidade emocional e evitar pensar demais?
Se você olhar pessoas muito ansiosas, depressivas ou agressivas, o falatório interno ajuda a explicar esses estados, porque ela entra num looping. Se está deprimida, a voz repete coisas como “a vida é horrível, não vou ficar bem”. Se sofre com ansiedade, a repetição pode ser algo parecido com “o que vai acontecer?