Quais são os 7 direitos do consumidor?

Quais são os principais direitos do consumidor?
  • Proteção da vida, saúde e segurança no fornecimento de produtos e serviços;
  • Educação e informação sobre o melhor uso de produtos ou serviços;
  • Liberdade de escolha e de igualdade no fechamento do negócio;
  • Ter acesso adequado da informação dos produtos e serviços.
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Quais são os 07 direitos básicos do consumidor?

Proteção da vida, saúde e segurança; Qualidade dos serviços públicos; Liberdade de escolha; Acesso à justiça; Informação; Proteção contra a publicidade enganosa ou abusiva; Facilitação da defesa dos seus direitos; Educação para consumo; Proteção contratual; Indenização.
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Quais são os 7 direitos do cliente?

7 Direitos que o consumidor tem, mas não sabe
  • O consumidor pode desistir da compra. ...
  • Não existe valor mínimo para compra no cartão. ...
  • Envio de cartão não solicitado. ...
  • Restituição em dobro. ...
  • Nome limpo em até cinco dias após o pagamento da dívida. ...
  • A taxa de 10% não é obrigatória. ...
  • Bancos devem oferecer serviços gratuitos.
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Quais são os 5 direitos do consumidor?

Conheça 5 direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor
  1. Compra fracionada. Ninguém é obrigado a levar um fardo inteiro de um produto quando só precisa de uma unidade. ...
  2. Perda da nota fiscal. ...
  3. Produto com preços diferentes. ...
  4. Comida no cinema. ...
  5. Nome deve ser limpo até cinco dias após pagamento da dívida.
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O que diz o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art. 35.
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7 DIREITOS DO CONSUMIDOR QUE TALVEZ VOCÊ NÃO CONHEÇA (DIREITO EM PORTUGUÊS)

O que diz o artigo 42 do Código do consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 42, proíbe que o consumidor que esteja devendo seja cobrado de forma abusiva, ou seja, de maneira que lhe cause algum tipo de constrangimento, ou por meio de ameaça.
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O que diz o artigo 51 do Código do consumidor?

51. São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que: I - impossibilitem, exonerem ou atenuem a responsabilidade do fornecedor por vícios de qualquer natureza dos produtos e serviços ou impliquem renúncia ou disposição de direitos.
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Qual é a lei do cliente?

L8078compilado. LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências.
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O que diz o artigo 40 do Código do Consumidor?

art. 40. o fornecedor de serviço será obrigado a entregar ao consumidor orçamento prévio discriminando o valor da mão-de-obra, dos materiais e equipamentos a serem empregados, as condições de pagamento, bem como as datas de início e término dos serviços.
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Quando o consumidor tem direito a indenização?

Para que seja caracterizado o dano moral no Direito do Consumidor, é necessário que exista uma relação de consumo estabelecida e que haja uma conduta ilícita do fornecedor de produtos ou serviços. Essa conduta pode envolver desde práticas abusivas de venda até a comercialização de produtos defeituosos.
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Qual é o direito básico do consumidor?

Os direitos básicos do consumidor — como a proteção contra práticas abusivas, direito à informação clara e precisa sobre produtos e serviços, e direito à reparação de danos — são fundamentais para que você possa se defender de possíveis abusos.
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Como exigir meu direito de consumidor?

Para que o consumidor possa reclamar de qual- quer problema com o produto ou serviço é impor- tante que tenha sempre algum documento que comprove a compra, como, por exemplo, nota ou cupom fiscal, sua via do contrato e comprovante de pagamento.
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Quais são os dez mandamentos do cliente?

Os 10 mandamentos do atendimento ao cliente
  • Ouça.
  • Ensine.
  • Preste Atenção.
  • Faça as perguntas certas.
  • Não interrompa.
  • Peça desculpas.
  • Concentre-se em soluções, não em culpa.
  • Coloque-se no lugar do outro.
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Quais são os 10 deveres?

Deveres
  • Votar para escolher nossos governantes.
  • Cumprir as leis.
  • Respeitar os direitos sociais de outras pessoas.
  • Educar e proteger nossos semelhantes.
  • Proteger a natureza.
  • Proteger o patrimônio público e social do País.
  • Colaborar com as autoridades.
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Quantos dias posso devolver um produto?

O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
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Quais são os direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor?

Direitos do Consumidor - Principais garantias no código de defesa do consumidor
  • Direito à Informação Clara e Adequada. ...
  • Direito à Proteção Contra Publicidade Enganosa. ...
  • Direito à Reparação de Danos. ...
  • Direito ao Arrependimento. ...
  • Direito à Garantia de Produtos e Serviços. ...
  • Direito à Substituição ou Reparo de Produtos com Defeito.
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O que diz o artigo 20 do Código de Defesa do Consumidor?

III - o abatimento proporcional do preço. § 1° A reexecução dos serviços poderá ser confiada a terceiros devidamente capacitados, por conta e risco do fornecedor.
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O que diz o artigo 21 do Código de Defesa do Consumidor?

No fornecimento de serviços que tenham por objetivo a reparação de qualquer produto considerar-se-á implícita a obrigação do fornecedor de empregar componentes de reposição originais adequados e novos, ou que mantenham as especificações técnicas do fabricante, salvo, quanto a estes últimos, autorização em contrário do ...
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O que diz o código 18 do direito do consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor, em seu art. 18, caput, trata da responsabilidade por vício de qualidade, de quantidade e de informação do produto. Configura-se o vício do produto quando este se torna impróprio' ou inadequado ao consumo.
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Quando o cliente pode acionar o Procon?

O QUE SE PODE RECLAMAR NO PROCON? Toda aquisição de produto ou contratação de serviço que se faz na condição de consumidor é uma relação de consumo. Assim, tendo problemas nesta aquisição ou prestação de serviços, você tem direito a reclamar e pode procurar uma unidade de Procon.
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Quais são os 5 deveres do consumidor?

Tem dever de usufruir, com responsabilidade, as facilidades de crédito. Tem dever de preservar e recuperar o meio ambiente. Tem dever de reclamar. Quando necessário, reclamar não é bobagem; é um dever social e um exercício de cidadania.
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O que o Código de Defesa do Consumidor proíbe?

De acordo com o artigo 39 do CDC, é vedado fornecer, enviar ou entregar ao consumidor qualquer produto ou fornecer qualquer serviço sem solicitação prévia.
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O que é a Lei 8078?

Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Nota: Lei regulamentada pelo Decreto nº 2.181, de 20.03.1997.
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O que diz o artigo 101 do Código de Defesa do Consumidor?

101 do CDC diz respeito à ação de reparação de danos de que é titular o consumidor individual, com fundamento nos arts. 12 a 14, em relação à responsabilidade pelo fato do produto ou do serviço (acidentes de consumo), e 1...
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O que diz o artigo 30 do Código de Defesa do Consumidor?

30. Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado.
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