Mais tarde, com a avanço das navegações os Sete Mares passaram a se referir ao Ártico, o Atlântico, o Índico, o Pacífico, o Mediterrâneo, o Caribe e o Golfo do México.
Por que se usa a expressão “sete mares” se os mares são bem mais que sete? Os oceanos são 5 oficialmente mas alguns ainda consideram 7 pois dividem o Pacífico e Atlântico em norte e sul (Atlântico Norte, Atlântico Sul, Pacífico Norte, Pacífico Sul, Ártico, Antártico e Índico).
De acordo com a Organização Hidrográfica Internacional, existem mais de 100 mares no mundo. Todos eles têm a sua própria história. A água dos oceanos e dos mares é muito muito salina. São imensos, continentais e sem horizontes.
O Pacífico é, em razão de sua área de abrangência, o oceano mais importante do mundo. Suas águas servem de fonte de pesca para as inúmeras ilhas presentes, além de ser fonte de navegação entre três continentes.
Sinopse. Sinbad, o aventureiro mais ousado e famoso que cruzou os sete mares, passou a vida correndo riscos e por fim encontra-se num perigo maior do que jamais sonhou. Na cidade de Siracusa, na Sicilia, ele é acusado de roubar um dos tesouros mais valiosos do mundo, o Livro da Paz.
Paulo - Perfil: Descobridor dos sete mares - 29/11/2005. Robert Ballard queria ser um personagem de ficção, mas virou mesmo é Robert Ballard, um personagem da vida real.
Mares: são limitados ou cercados quase que totalmente pelos continentes; Oceanos: cercam os continentes e todas as massas de terras emersas. Mares: formas ou extensões dos oceanos em áreas intercontinentais ou próximas aos continentes; Oceanos: Muito maiores que os mares.
Podemos notar que existem cinco oceanos: Atlântico, Índico, Pacífico, Glacial Ártico e Glacial Antártico, embora os dois últimos não sejam mais considerados como oceanos, e sim como grandes mares. Conheça a seguir as principais características de cada um deles. Não pare agora...
Os oceanos ocupam grandes extensões e são delimitados por porções de terra (na verdade, são as terras emersas que são delimitadas pelos oceanos), enquanto os mares são bem menores e costumam ser delimitados pelos continentes em boa parte de suas entradas.
A expressão “Sete Mares” surgiu na Antiguidade, quando os antigos povos acreditavam que o mundo estava dividido por sete deles: Adriático, Arábico, Cáspio, Mediterrâneo, Negro, Vermelho e a região do Golfo Pérsico.
A origem dos oceanos está intimamente ligada à formação da atmosfera e ao resfriamento do planeta e formação da litosfera. É da atmosfera que veio pelo menos 50% da água que preenche as bacias oceânicas (acredita-se que outros 50% têm origem em meteoritos).
Desde então, o navio e seu capitão teriam sido amaldiçoados, condenados a navegar eternamente e causando o naufrágio de outras embarcações que porventura o avistassem, colocando-as dentro de garrafas, segundo a lenda.
O Mar Ocidental é o Lago Chingai, o Mar Oriental é o Mar da China Oriental, o Mar do Norte é o Lago Baical e o Mar do Sul é o Mar da China Meridional. Dois dos mares eram simbólicos até serem ligados a locais genuínos durante as guerras da dinastia Hã com os Xiongnu.
O oceano Glacial Ártico é o menor oceano em extensão territorial do mundo. Está localizado no Hemisfério Norte do planeta Terra, em uma zona de clima Polar, marcado pelas baixas temperaturas. Ele banha a porção norte da Europa, Ásia e América.
A Passagem de Drake, também conhecida como Mar de Hoces, é o lugar mais perigoso e hostil de todos os oceanos do mundo. Localizada ao sul da República Argentina, separa este país bicontinental.
Então, qual será a profundidade máxima que um oceano na Terra pode ter? A maior profundidade já registrada no oceano é a de 10.984 metros, na Fossa das Marianas, localizada no Oceano Pacífico.