São 7 os tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro- ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e raios gama. O que determina a sua classificação é a frequência e a oscilação com que as ondas são emitidas e também o seu comprimento.
Além disso, a Umbanda entende este número como os 7 sentidos da vida ou as 7 qualidades de Deus que são representadas por 7 Orixás: Oxalá, Oxum, Oxóssi, Xangô, Ogum, Obaluaiê e Iemanjá.
Ele apresenta sete tipos de radiação que interagem de formas diferentes com a matéria e estão presentes em nosso cotidiano, em aplicações tecnológicas, são elas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, radiação ultravioleta, raios x e raios gama.
De acordo com sua natureza, a onda pode ser classificada em mecânica, eletromagnética ou gravitacional; de acordo com as direções de propagação, classifica-se como unidimensional, bidimensional ou tridimensional; e de acordo com a direção de vibração, como longitudinal ou transversal.
Classificação das ondas quanto à natureza - Ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas
Quais são os 7 tipos de ondas do espectro eletromagnético?
O espectro eletromagnético é uma escala de radiações eletromagnéticas. Dentro dessa escala temos uma divisão de 7 tipos de ondas, sendo elas: raios gama, raios x, raios ultravioletas, luz visível, raios infravermelhos, micro-ondas e ondas de rádio.
Além de serem mais rápidas do que os elétrons, as ondas magnéticas têm comprimento de onda mais curta do que a luz, viabilizando também a miniaturização.
As ondas podem ser classificadas conforme a natureza, o tipo de vibração e a direção da propagação. Quanto à natureza, existem dois tipos: mecânicas e eletromagnéticas.
A luz é um tipo de onda eletromagnética visível, formada pela propagação em conjunto de um campo elétrico e um magnético. Como é característico da radiação eletromagnética, a luz pode propagar-se através de diversos meios e sofrer alterações de velocidade ao passar de um meio de propagação para outro.
Ondas são pulsos provenientes de uma fonte emissora, classificados de acordo com a sua natureza (mecânicas, eletromagnéticas ou de matéria), quanto a sua direção de vibração (transversais ou longitudinais) e até mesmo pelo número de dimensões da propagação da sua energia (unidimensionais, bidimensionais ou ...
Raios gama: são as ondas eletromagnéticas de maior frequência em todo o espectro eletromagnético, podem ser obtidas em reações nucleares e durante a aniquilação de pares (quando há contato entre matéria e antimatéria).
Observando a tabela anterior com cuidado, é possível perceber que a cor violeta apresenta a maior frequência do espectro visível e, consequentemente, o menor comprimento de onda, uma vez que essas duas grandezas são inversamente proporcionais.
São 7 os tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro- ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e raios gama. O que determina a sua classificação é a frequência e a oscilação com que as ondas são emitidas e também o seu comprimento.
Uma das tradições mais conhecidas para trazer sorte no ano novo é a de pular 7 ondas na praia. A crença indica entrar no mar à 00h e saltar sete ondas enquanto faz sete desejos. Após dar os pulos e fazer os pedidos, é necessário sair do mar sem dar as costas para a água.
A título de curiosidade, nós pulamos sete ondinhas no mar em referência à Iemanjá, orixá dos mares e oceanos nas religiões de matriz africana, pedindo à entidade purificação e quebra de obstáculos. Exú, o mensageiro, é filho de Iemanjá e também está ligado à simpatia, já que é representado pelo número sete.
Quando a radiação é monocromática, a cor é pura ou espectral sendo caracterizada pelos nomes tradicionais das sete cores do arco-íris: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
Em contrapartida, a luz é um exemplo de onda eletromagnética. Esse tipo de onda não depende de um meio material para se propagar. A perturbação é causada em campos eletromagnéticos e se propaga através deles: A luz não precisa de um meio material para se propagar, ou seja, ela pode se propagar no vácuo.
O que chamamos de luz visível (ou luz branca) corresponde a uma estreita faixa do espectro da radiação solar cujo comprimento de onda situa-se entre 400 e 700nm, cujos comprimentos nos possibilitam enxergar em cores.
Onda mecânica é uma perturbação que se propaga em um meio material e é capaz de transportar energia. As ondas mecânicas são vibrações ou perturbações no meio carregando energia. Essas ondas não carregam matéria e precisam de um meio para se propagar, diferentemente das ondas eletromagnéticas.
Ondas são fenômenos cotidianos que acontecem ao nosso redor o tempo todo. Sua compreensão permite-nos um melhor entendimento de diversos fenômenos. Ondas são perturbações que se deslocam no espaço transportando, exclusivamente, energia de um ponto a outro, sem realizar transporte de matéria.
As ondas se formam pelo efeito do vento sobre o mar, que transfere parte de sua energia para a água. A força das ondas depende da intensidade e da duração do vento: se o vento é muito fraco ou dura pouco, a ondulação não ganha força para quebrar na costa.
A Praia do Norte da Nazaré conquistou fama mundial quando, em 2011, o surfista Garrett Mcnamara surfou ali uma onda de 23,8 metros, entrando para o Livro do Guiness como a maior onda surfada do mundo.
O atleta alemão é detentor do atual recorde mundial, tendo surfado uma onda de 26,21 m de altura em 2022. Após ter surfado a maior onda do mundo (26,21 m) em 2022, o surfista alemão de ondas gigantes, Sebatian Steudtner, de 38 anos, pode ter superado a própria marca.
As ondas do mar podem se originar por diversos motivos. A maior parte delas acontece por causa do vento que agita a superfície. Dá para ver esse efeito assoprando a superfície da água em uma bacia. Outro motivo pode ser o deslocamento de terra como um terremoto, por exemplo.