Os principais exemplos de ativos intangíveis são: marca, modelos, projetos, protótipos, licenças, know-how, franquias, direitos autorais, capital intelectual, patentes, softwares, desenvolvimento de tecnologias, carteira de clientes, equipe qualificada, entre outros.
Definições: Ativos tangíveis da empresa são os bens de propriedade da empresa que são concretos, que podem ser tocados. São os imóveis, as máquinas, os estoques, etc.
Alguns ativos intangíveis podem estar contidos em elementos que possuem substância física, como um disco (como no caso de software), documentação jurídica (no caso de licença ou patente) ou em um filme.
Se for reconhecido como ativo intangível, ele entra para um grupo chamado de “ativo não-circulante”. Esse grupo foi estabelecido pela Lei nº 11.638 de 2007. Antes dessa lei, esse tipo de ativo abrangia desde bens físicos e não físicos, ou seja, imóveis, veículos e até mesmo marcas e patentes.
Ativos Imobilizados: São bens e direitos permanentes, tangíveis e que se usa de forma direta nas atividades da organização. Imóveis, máquinas e veículos são alguns exemplos de ativo imobilizado. Ativos Intangíveis: São bens que não possuem existência física, mas servem para manutenção das atividades de uma empresa.
Então, os produtos intangíveis são o oposto, são aqueles que não podemos fazer tudo isso. Normalmente são serviços, como advocacias, consultorias, consultas médicas, estéticas, entre outros.
A CONTABILIZAÇÃO do ativo intangível é baseada em sua vida útil, de forma que um ativo intangível com vida útil finita é amortizado, e um ativo intangível com vida útil indefinida não é amortizado.
Como mensurar o valor dos ativos intangíveis de uma empresa?
Uma das práticas mais aplicadas para mensurar contabilmente um ativo intangível é o fluxo de caixa descontado, que consiste em projetar os benefícios que a empresa terá no futuro com esse ativo. Essa técnica utiliza as receitas e despesas da organização, porém, de forma projetada para o futuro.
O que constitui como exemplo de ativo intangível de uma marca?
Os ativos intangíveis são ativos que não podemos tocar, mas ainda assim possuem grande relevância para determinar o valor de mercado da empresa. Exemplos: marcas, patentes, carteira de clientes.
Apesar de não ser a única característica desses ativos, podemos definir os bens intangíveis como aqueles que não possuem uma forma física, ou seja, as propriedades imateriais de uma empresa, como é o caso de direitos autorais, marcas, patentes, receitas, carteira de clientes, entre outros.
Ativos tangíveis: são bens físicos, como imóveis, veículos, equipamentos e estoques. Ativos intangíveis: são recursos não físicos, como marcas registradas, patentes, direitos autorais e goodwill.
Produto tangível é um conceito que diz respeito as características que o consumidor vê no produto, tais como design, marca, características, qualidade e embalagem. Já o produto intangível, é o que não é físico. São aqueles que não podemos fazer tudo isso. Normalmente são os serviços.
Resposta: Letra B - Máquinas e equipamentos. Explicação: Além do capital humano, a propriedade intelectual corporativa, incluindo itens como patentes, marcas registradas e direitos autorais são considerados ativos intangíveis, assim como o reconhecimento de marca e goodwill.
Custo Intangível pode ser definido como a parcela de sacrifício financeiro absorvida na formação e/ou manutenção de um fator intangível, citando-se como exemplos de fatores e custos intangíveis, as patentes e os custos de desenvolvimento, marcas registradas e custos de propaganda e registro, moral de RH (Recursos ...
O Goodwill é um ativo intangível, e o seu conceito referendado pela literatura contábil, é o montante de lucros futuros esperados acima da rentabilidade normal de uma empresa, mensurado pela diferença entre o valor da empresa e o seu patrimônio líquido avaliado a valores de mercado.
o intangível. Significa dizer que o consumidor é parte do produto, os serviços são inseparáveis da fonte que os prestam. A produção e o consumo ocorrem simultaneamente. serviços deve considerar suas necessidades.
Quais são os ativos intangíveis que podem ser identificados em uma combinação de negócios?
As combinações de negócios podem gerar também ativos intangíveis identificados, como marcas e carteira de clientes, que não são reconhecidos na adquirida por não atenderem aos critérios de reconhecimento devido à sua mensuração, mas podem ser reconhecidas no Balanço Patrimonial da adquirente pelo seu valor justo.
São características necessárias para a identificação de um ativo intangível?
Perez e Famá (2006) para que um ativo intangível possa receber tal reconhecimento é necessário que ele apresente as seguintes características: (a) deve ser suscetível à identificação específica e descrição reconhecível; (b) deve obedecer às prerrogativas e determinações legais; (c) deve estar sujeito ao direito de ...
Os ativos intangíveis também são importantes para uma empresa no que se refere à geração de receita, já que eles podem ser monetizados de diferentes formas. Companhias podem licenciar sua propriedade intelectual para terceiros, como criação de acordos de franquia, por exemplo.
É um exemplo de um ativo intangível no qual a empresa pode efetuar investimentos?
Os ativos intangíveis de um negócio são aqueles não materiais, que não podemos tocar com as mãos. Entram nesta conta pontos como direitos autorais adquiridos, marcas e patentes, ISO softwares e direitos de propriedade industrial e de serviços.