Casca concentra nutrientes As quantidades de nutrientes variam de acordo com o tipo de vegetal. No entanto, de um modo geral, os alimentos com casca contêm quantidades maiores de vitaminas, minerais e outros compostos benéficos, em comparação com os alimentos sem cascas.
A casca da banana é rica em fibras, minerais (mais do que a própria fruta!), potássio, cálcio, luteína, ômega-e, ômega-6 e magnésio. Além de garantir que seu corpo esteja recebendo boas quantidades de minerais, a ingestão da casca também é excelente para evitar o desperdício de alimentos e a geração de lixo.
Ao consumir a maçã com a casca, há uma maximização dos benefícios da fruta, incluindo uma maior sensação de saciedade que pode auxiliar no emagrecimento.
A casca pode ser dividida também em casca externa e casca interna. A casca externa corresponde à parte morta, e a casca interna refere-se à parte viva.
OS INCRÍVEIS BENEFÍCIOS DO CHÁ DA CASCA DA ROMÃ | Dr Dayan Siebra
Qual é a função da casca?
Casca concentra nutrientes
As quantidades de nutrientes variam de acordo com o tipo de vegetal. No entanto, de um modo geral, os alimentos com casca contêm quantidades maiores de vitaminas, minerais e outros compostos benéficos, em comparação com os alimentos sem cascas.
A casca de Para Tudo é tradicionalmente associada a propriedades que podem auxiliar na digestão, reduzir a formação de gases, aliviar a sensação de inchaço abdominal e estimular a circulação sanguínea.
Sabias que a casca do ovo é usada como antiácido para aliviar dores de estômago, azia ou má digestão? Sim! Além disso, é uma excelente fonte de cálcio. Para teres uma breve noção, um copo de leite contém cerca de 290mg, enquanto que uma casca de ovo apresenta uma porção de 2400 mg.
A casca do abacaxi é muito rica em vitaminas, tendo mais vitamina C do que a polpa da fruta. Você pode consumir o abacaxi in natura, como suco ou como chá - e aqui, aproveitar a casca para, além de reduzir o lixo, intensificar a absorção de vitaminas.
Limão, morango, laranja, toranja e amora são algumas das frutas destacadas como as mais saudáveis. O consumo de frutas diariamente oferece benefícios para a saúde por serem alimentos ricos em vitaminas e minerais.
Já na casca do mamão é composta por boa quantidade de vitamina C, fibras e carotenóides. Para aproveitar a casca e esses nutrientes, sugerimos a preparação Farofa de mamão que pode ser servida como acompanhamento de refeições.
A casca da fruta ajuda a eliminar o excesso de água no organismo e isso ajuda a normalizar a pressão arterial. Ela também desintoxica o trato urinário e ajuda a evitar infecção. Além de ajuda no exercício físico, a citrulina é um ótimo afrodisíaco, ajudando na elevação da libido e da performance sexual.
A casca de alho também é rica em antioxidantes, principalmente zinco e selênio, que auxiliam no combate a diabetes e diminuem os risco de doenças cardíacas. Já sabia desses benefícios?
A casca do maracujá é rica em pectina, niacina, ferro, cálcio e fósforo. Em humanos, a niacina atua no crescimento e na produção de hormônios, assim como previne problemas gastrointestinais. Os minerais atuam na prevenção da anemia, no crescimento e fortalecimento dos ossos e na formação celular (Gomes 1968).
Laxante, diurética e depurativa, a casca de cajueiro ajuda o seu organismo a funcionar normalmente, devolvendo o movimento ao seu trato digestivo. Enquanto isso, retira as substâncias tóxicas presentes por meio da urina, limpando o sangue. Esse melhor funcionamento também pode ajudar você a perder peso.
Da casca do jatobá, produz-se um chá, usado para problemas renais e de fígado e infecções intestinais; e ainda cicatrizante e expectorante. Sua polpa é utilizada na medicina popular como laxante. A planta ainda apresenta potencial melífero.
A casca de banana é pobre em calorias e é rica em fibras. Sendo assim, aumenta a sensação de saciedade e é boa para emagrecer. Ele ressalta que a casca não deve ser consumida crua, mas sim na forma de farinha em diversas receitas, como bolos, sobremesas e polvilhada em sucos e chás.
A casca apresenta um teor de minerais muito elevado em relação ao fruto. A ingestão da casca é uma boa alternativa para o aumento de minerais na dieta. A pele contém quantidades elevadas de vitaminas B6, além de magnésio e potássio.
A jurubeba também possui inúmeros benefícios para a saúde, como ação anti-inflamatória, descongestionante, digestiva, diurética, além de agir contra a febre, proteger fígado e ser um ótimo tônico vascular.
O ipê branco, árvore típica do cerrado mineiro, tem propriedades medicinais capazes de reforçar o tratamento da doença popularmente conhecida como gota.
A casca de laranja tem ótimas quantidades de hesperidina, um flavonoide que tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, melhorando a circulação de sangue. Por isso, o chá de casca de laranja pode ser uma boa opção para prevenir e auxiliar no tratamento de varizes e de pernas cansadas.