O que acontece com meu corpo se eu comer mamão todos os dias?
Como a fruta tem alto teor de fibras, comer grandes quantidades pode provocar efeitos laxativos e causar diarreia. Além disso, o mamão contém enzimas que levam a uma produção exagerada de suco gástrico, causando azia, indigestão ou irritação no estômago. Isso não significa que você não pode comer mamão todos os dias.
Ela tem ainda os carboidratos complexos e antioxidantes, como o betacaroteno e o licopeno, presentes na sua cor alaranjada. Essa gama de nutrientes tem o poder de fortalecer o sistema imunológico e fortalecer o corpo a fim de prevenir gripes, resfriados, herpes labial e até câncer.
Benefícios do Mamão - Para Que Serve? Solta o Intestino Mesmo? [DICAS]
O que o mamão faz no intestino?
Muito conhecido por seu papel ligado à presença de fibras alimentares, que ajudam a regular o trânsito intestinal ao estimular os movimentos peristálticos (contração dos músculos presentes no tubo digestório). No entanto, outras propriedades, menos conhecidas, também garantem grandes benefícios à saúde.
"O mamão no café da manhã é uma boa estratégia já que desde essa hora você começa a preparar seu corpo para uma digestão melhor durante o dia. O mamão tem uma enzima chamada papaína, que ajuda muito na quebra dos nutrientes no nosso estômago, principalmente proteínas.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as frutas são uma ótima opção para o jantar, especialmente aquelas que têm poucas calorias. Algumas, inclusive, possuem propriedades específicas que estimulam o metabolismo e promovem uma boa noite de sono. São elas: kiwi, abacaxi, mamão e maçã.
Isso significa que as sementes podem ajudar a matar vermes intestinais, como as tênias e os oxiúros. As sementes de mamão também têm ação anti-inflamatória. Isso pode ser benéfico para pessoas com condições inflamatórias, como a artrite reumatóide ou a doença inflamatória intestinal.
O mamão apresenta grande quantidade de fibras, e seu consumo em excesso pode provocar efeitos laxativos, portanto, deve ser consumido com moderação. O consumo de mamão verde (imaturo) é contraindicado para gestantes, pois possui grande quantidade de látex, que pode provocar contrações uterinas.
Pode comer mamão todos os dias? Sim, o mamão pode ser consumido todos os dias dentro de uma alimentação equilibrada. Vale lembrar que variar os alimentos que compõem suas refeições é importante para que você consiga obter diferentes nutrientes.
Habitualmente mamão papaia não faz mal para nenhum paciente que seja portador de uma doença inflamatória intestinal, mas por ser um alimento com fibras, pode ser recomendado que seja evitado temporariamente se o paciente estiver tendo crises de diarreia.
Ele tem contraindicações? Apesar de super saudável, vale uma atenção especial às gestantes: estudos apontam que o látex presente no mamão verde pode causar contrações no útero e até mesmo provocar o aborto. Por isso, grávidas devem consumir apenas o fruto bem maduro para evitar qualquer complicação.
A ingestão excessiva de cenoura, mamão e abóbora, por exemplo, também pode deixar a pele amarela ou alaranjada (especialmente palmas de mãos e pés), mas não caracteriza icterícia. Tem a ver, na verdade, com hipercarotenemia, excesso do pigmento caroteno —encontrado nesses alimentos— no sangue.
Será que uma variedade é melhor para a saúde do que a outra? A resposta é não, já que o valor nutricional de ambas, formosa e papaia, é bem parecido. A maior diferença é que o mamão papaia costuma durar mais na geladeira. Se você perceber que a fruta vai perder, congele a polpa e use em vitaminas e sucos.
Uma dúvida frequente é se as sementes do mamão podem ser consumidas. As sementes são comestíveis e possuem os mesmos nutrientes da fruta, incluindo vitaminas A, C e E, betacaroteno, fibras e minerais, porém, antes de consumi-las, é importante lavar elas bem.
O mamão também atua como esfoliante, promovendo a renovação das células epiteliais auxiliando na remoção da pele morta e quebrando proteínas inativas. A presença da enzima papaína proporciona uma textura mais macia e dá luminosidade à pele.
Para não correr riscos, diminua a quantidade de pães ingeridos no café da manhã, e substitua alguns deles por frutas como maçã, banana, mamão ou abacate.
- Banana: Muita gente já andou se perguntando o que comer antes de dormir, mas pouca gente lembra-se da banana. A fruta pode ser consumida de maneira rápida e é rica em magnésio e triptofano, que agem como relaxantes musculares e induzem o corpo ao sono.
Alguns alimentos indicados para comer à noite e que ajudam a emagrecer incluem as proteínas magras, como peito de frango, ovo e tofu; as frutas, como abacaxi, uva e morango; os cereais integras, como arroz integral e pão integral; e os legumes, como pepino, cenoura e couve-flor.
Por conter licopeno, betacaroteno, vitaminas A, C e B, o mamão pode ajudar a combater os radicais livres que levam ao envelhecimento precoce. As propriedades da fruta também ajudam a preservar o colágeno, aumentar a elasticidade e regeneração da pele. Ele também ajuda a reduzir a caspa e a nutrir os cabelos.
Detalhes. O cardiologista Raul Dias explica que alimentos com fibras solúveis ajudam a diminuir o colesterol ruim, como ameixa, uva, maçã, mamão, damasco, figo e farelo de aveia.
Assim como existem as melhores frutas para comer à noite, também existem aquelas que não são recomendadas para a ingestão no período noturno. “O ideal é evitar frutas que carregam muita frutose, como o mamão e a manga, por exemplo”, sugere a nutricionista.