“A educação ajuda as pessoas a desenvolver habilidades, melhorar a sua condição social e ter acesso a redes que podem ajudá-las a terem mais conquistas sociais”, dizem os autores do estudo. De acordo com a pesquisa, as pessoas que estudam mais são mais felizes porque têm maior satisfação em diferentes esferas da vida.
Amplia os horizontes, transforma vidas, permite desenvolver o pensamento crítico e a moral. É por meio do conhecimento que o indivíduo impulsiona a sua vida, direciona sua trajetória, desenvolve valores éticos e exerce plenamente sua cidadania, compreendendo seus direitos e deveres.
Ao fornecer educação de qualidade, transmitir valores éticos e morais, e promover a inclusão e o respeito mútuo, a escola cumpre sua função social de preparar os alunos para a vida pessoal e profissional, além de contribuir para a formação de uma sociedade mais consciente e engajada.
A finalidade da Educação, principalmente em países como o Brasil, deve ter como principais objetivos a formação humana do educando, transformando a escola em uma prática regular de vivências de cidadania, equidade, inclusão e socialização.
Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Como Desenvolver Habilidades Sociais: 14 Atitudes Práticas
Qual é a finalidade social do ensino?
Ensinar o aluno a desenvolver suas percepções de mundo. Ensinar ao aluno seus direitos e deveres com a sociedade. Formar cidadãos capazes de transformar a sociedade e torná-la mais justa. Instruir o aluno para que ele consiga construir uma boa carreira no mercado de trabalho.
A escola tem o papel social de formar cidadãos conectando o conhecimento às vivências de cada aluno. Na própria sala de aula, os estudantes tem a oportunidade de socializar com indivíduos de outras etnias, classes sociais, idades, etc. Isso ajuda a fazer com que eles aprendam a reconhecer e respeitar a diversidade.
Seu objetivo principal é promover o empoderamento, a inclusão e o desenvolvimento pessoal e social das pessoas com as quais trabalham, ajudando-as a superar desafios, adquirir habilidades, fortalecer vínculos sociais e alcançar uma melhor qualidade de vida.
Através dela, as pessoas têm acesso a conhecimentos, habilidades e competências que lhes permitem se desenvolver pessoal e profissionalmente, melhorar sua qualidade de vida e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país.
Por meio da educação, produz-se conhecimento e, assim, todas as esferas de um país desenvolvem-se. A educação vai além da educação formal nas escolas, abrangendo também os âmbitos familiar e social.
A educação é um fato social. A educação, em si, é um fato social no sentido em que atua como processo da preparação cultural dos indivíduos para a vida em sociedade e no sentido de que está presente, de maneira hegemônica, no interior de uma sociedade e em todas as sociedades.
A função social da escola é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do indivíduo, capacitando-o a tornar um cidadão, participativo na sociedade em que vivem.
Qual é a contribuição da educação para a sociedade?
É por meio do estudo que muitas pessoas obtêm ascensão social e superam desigualdades. Além disso, uma educação de qualidade muda não apenas a realidade de um indivíduo, mas também de sua família, de seu círculo social e, por fim, de um país inteiro.
Logo, se todas as pessoas tivessem acesso a uma educação de qualidade, também teriam mais chances de se desenvolverem, aprimorarem suas habilidades e aumentarem sua empregabilidade. O conhecimento é uma chave para criar cidadãos mais críticos, conscientes e participativos em relação aos seus direitos e deveres.
Torna-se fundamental refletir, nos tempos espantosos em que vivemos e que, de alguma maneira, marcarão para sempre nossas vidas, que a Educação é o recurso indispensável para informar, orientar e minimizar o medo diante de tantas incertezas. Além disso, a Educação é o caminho que orienta para um tempo de esperança.
A educação básica tem por finalidade, segundo o artigo 22 da LDB, “desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”.
Ela desempenha um papel fundamental na formação de indivíduos, na construção de valores, na promoção da igualdade e no desenvolvimento de uma sociedade mais justa e progressista.
Um dos objetivos da educação em nossa sociedade é a construção do sujeito apto para agir de acordo com os preceitos estabelecidos como aceitáveis dentro um contexto social. Ouça o texto abaixo!
Ela proporciona oportunidades iguais para todos, independentemente de origem, gênero ou condição econômica. Uma sociedade instruída é mais propensa a valorizar a diversidade e a promover a inclusão, criando um ambiente mais justo e equitativo.
Além da função de educar, a escola também tinha como objetivo a socialização da classe trabalhadora e o de moldar valores, hábitos, normas e ideologias de acordo com as pertencentes à burguesia. Por fim, era o local onde os cidadãos entendiam qual era seu lugar na sociedade (COIMBRA, 1989).
OBJETO SOCIAL. O objeto social de uma empresa é a descrição clara e precisa de todas as atividades econômicas que os sócios ou acionistas determinaram para a sociedade.
Qual o papel da educação segundo sua função social?
Assim, serviria a escola para transmitir valores, cultura e conhecimento. Na sociedade moderna, a ideia de Educação é moldada por diversas perspectivas teóricas. Segundo Durkheim (1978), a escola não apenas transmite conhecimentos, mas também exerce uma função moral que é vital à organização da sociedade.
O compromisso social da escola também implica em promover a participação dos pais, responsáveis e da comunidade local na vida escolar, estabelecendo parcerias que fortaleçam o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos.
Nas ciências sociais o papel social define a estrutura social, basicamente como um conjunto de normas, direitos, deveres e expectativas que condicionam o comportamento humano dos indivíduos junto ao grupo ou dentro de uma organização.