Quais são os CID da Educação Especial?

Para o cadastro como Deficiência Intelectual/Mental, são considerados os diagnósticos CID 10: Paralisia cerebral, síndrome do x frágil, síndrome de down, retardo mental, transtorno desintegrativo da infância, síndrome de willians, microcefalia, hidrocefalia com comprometimento cerebral, síndrome de DiGeorge, síndrome ...
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Quais são os CID que dão direito a professor de apoio?

Segundo a CID-10 (Classificação Internacional de Doenças), essas condições podem ser identificadas por vários códigos, como F81 para transtornos específicos de aprendizagem, F84 para Transtorno do Espectro Autista, ou F70 a F79 para deficiência intelectual.
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O que é CID Educação Especial?

À Coordenação de Inclusão e Diversidade (CID) caberá propor, fortalecer e concretizar políticas de promoção de igualdade e de defesa dos direitos humanos, por meio do desenvolvimento de ações afirmativas e inclusivas e ao atendimento do público-alvo da Educação Especial e/ou com necessidades educacionais específicas e ...
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Quais deficiências se enquadram na Educação Especial?

8.2 Diretrizes A educação especial se destina às pessoas com necessidades especiais no campo da aprendizagem, originadas quer de deficiência física, sensorial, mental ou múltipla, quer de características como altas habilidades, superdotação ou talentos.
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Quais são as 3 categorias da Educação Especial?

Educação especial: conheça quais são suas três categorias
  • Categoria dos dependentes.
  • Categoria dos treináveis.
  • Categoria dos educáveis.
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Educação Especial e Educação Inclusiva: tudo o que você precisa saber

Quais são as 4 fases da educação especial?

Período do extermínio; 2. Período da segregação/institucionalização; 3. Período de integração; 4. Período de Inclusão.
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Quem se encaixa na educação especial?

A Educação Especial é a “modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação” (Redação dada pela Lei nº 12.796/2013, art. 58, que alterou a LDB).
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Quais transtornos fazem parte da educação especial?

Pessoas com transtornos funcionais específicos, tais como Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), discalculia, disgrafia, dislexia, disortografia, bem como pessoas com dificuldade de aprendizagem, NÃO devem ser declaradas ao Censo Escolar como pessoas com deficiência.
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Quais são as 4 deficiências?

No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45.606.048 brasileiros, o que corresponde a 23,9% da população total, apresentam algum tipo de deficiência – seja auditiva, visual, motora, mental ou intelectual.
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O que diz o novo Decreto sobre educação especial?

DECRETO Nº 11.370, DE 1º DE JANEIRO DE 2023

Revoga o Decreto nº 10.502, de 30 de setembro de 2020, que institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida.
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O que é o CID F81 3?

2: Transtorno específico da habilidade em aritmética. F81. 3: Transtorno misto de habilidades escolares.
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Quais são os tipos de CIDS?

Como a CID funciona?
  • A00 – B99: doenças infecciosas e parasitárias.
  • C00 – D48: neoplasias (tumores)
  • D50 – D89: doenças do sangue e dos órgãos hematopoéticos, e alguns transtornos imunitários.
  • E00 – E90: doenças endócrinas, metabólicas e nutricionais.
  • F00 – F99: transtornos mentais e comportamentais.
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O que significa o CID F81 8?

F81 - Transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares.
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Qual o CID de dificuldade de aprendizagem?

F819 - Transtorno não especificado do desenvolvimento das habilidades escolares - HiDoctor CID-10.
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Quais transtornos tem direito a professor de apoio?

Quem tem direito? A LBI assegura a oferta de profissional de apoio para estudantes com deficiência auditiva, visual, física, intelectual ou com autismo matriculados em qualquer nível ou modalidade de ensino de escolas públicas ou privadas.
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O que muda com a nova lei da educação especial?

A nova política deverá garantir a oferta de atendimento educacional preferencialmente na rede regular de ensino. Deverá também proibir a exclusão do sistema educacional em razão de deficiência e assegurar as adaptações essenciais ao atendimento das necessidades educacionais especiais individuais.
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Qual CID é considerado deficiente?

CID-10 PARA DEFICIÊNCIAS

2º, “Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.
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Quem tem TDAH é considerado PcD?

Ainda há muito preconceito e falta de informação a respeito. Não somos considerados nem PCD nem neurotípicos no Brasil.
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Quais doenças entram no PcD 2024?

Entre as deficiências e patologias que dão direito à compra de um carro com isenção, é possível destacar:
  • Amputação ou ausência de membro; artrite; artrose; autismo (familiares) e AVC;
  • Câncer; cardiopatia grave; cegueira (familiares) e contaminação por irradiação;
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Quem tem TDAH tem direito a professora de apoio?

Com a edição da Lei nº 14.254 /2021 resta patente a obrigação do Estado em fornecer ao menor portador de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH o acompanhamento escolar por professor de apoio à comunicação, linguagem e tecnologia.
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O que significa TGD na Educação Especial?

IV. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar. O presente fascículo tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento de práticas inclu- sivas na educação escolar de alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD.
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Quais são as siglas da Educação Especial?

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um direito de todos os estudantes brasileiros, da educação infantil ao ensino de nível superior, público e privado. A política surge da necessidade de atender ao público com algum tipo de deficiência.
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Quais são as três categorias de educação especial?

Transtorno globais de desenvolvimento

Estudantes que têm transtornos globais de desenvolvimento são aqueles com deficiência intelectual e cujo rendimento escolar está abaixo da média. Há três categorias de estudantes quanto à necessidade de apoio profissional: educáveis, treináveis e dependentes.
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Como se chama o profissional de educação especial?

Professor de educação especial: conheça a área, salário e mais.
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Quem é considerado aluno especial?

DEFINIÇÃO DO ALUNADO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a constituir a proposta pedagógica da escola, definindo como seu público-alvo os alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
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