Contém uma variedade de componentes integrados como: buzzer, joystick, sensor de temperatura, acelerômetro, potenciômetro deslizante, LED RGB, sensor de Luz LDR, 4 Push-buttons, microfone, soquete para tela LCD. Seu microcontrolador é o ATmega32u4 e a placa possui clock de 16Mhz e 32 Kb de memória.
Quais são os nomes das principais partes da placa Arduino?
O componente principal da placa Arduino Uno é o microcontrolador ATMEL ATMEGA328, um dispositivo de 8 bits da família AVR com arquitetura RISC avançada e com encapsulamento DIP28. Ele conta com 32 KB de Flash (mas 512 Bytes são utilizados para o bootloader), 2 KB de RAM e 1 KB de EEPROM.
Para que servem os componentes eletrônicos? #ManualMaker Aula 3, Vídeo 1
Quais são os principais componentes necessários para construir um projeto de robótica com Arduino?
A lista de materiais e ferramentas para a construção de um robô com Arduino pode variar de projeto para projeto, mas aqui citamos alguns itens essenciais:
Arduino Nano. O modelo Nano é ideal para projetos compactos. ...
Arduino Micro. O modelo Micro é parecido com o modelo Leonardo pois ambos têm a comunicação USB direta com o microcontrolador, portanto não é necessário um processador secundário. ...
Essas linguagens de programação também são chamadas de linguagens de programação de alto nível. A linguagem de programação utilizada no Arduino é a linguagem C++ (com pequenas modificações), que é uma linguagem muito tradicional e conhecida. Essa é a linguagem que utilizaremos ao longo deste tutorial.
- Arduino Uno: é a placa Arduino mais comum e popular. Possui um microcontrolador ATmega328P, 14 pinos de entrada/saída digital (dos quais 6 podem ser usados como saída PWM), 6 entradas analógicas, um cristal oscilador de 16 MHz, conexão USB e uma porta de alimentação de 5V.
O nome Arduino vem de um bar na comuna italiana de Ivrea, onde alguns dos fundadores do projeto costumavam se reunir. O bar foi nomeado após Arduíno de Ivrea, que foi o marquês de Ivrea e rei da Itália de 1002 à 1014. Em 2010 foi realizado um documentário sobre a plataforma chamado Arduino: The Documentary.
Além da automação residencial para facilitar o dia a dia, o Arduino é usado em infinitos projetos de eletrônica, elétrica e até industriais, bastando adicionar sensores, módulos e ter criatividade.
Através do Arduino UNO é possível desenvolver uma grande gama de objetos interativos e ambientes autônomos, bastando realizar a montagem física de seu projeto, conectar o Arduino junto ao computador e através de uma plataforma específica disponível para download no link abaixo realizar o processo de gravação do código ...
Quais são as Placas de Arduino? As placas de Arduino são dividas em vários modelos, desde modelos pequenos como o Nano, o Micro e o Mini, até modelos mais conhecidos como o Uno R3 e Uno SMD. Vale destacar ainda que existem as placas Mega 2560, Due, Lilypad, Leornado, ADK e etc.
Esta placa pode funcionar com uma fonte de alimentação externa de 6 a 20 volts. No entanto se a alimentação for inferior a 7V, o pino 5V pode fornecer menos de cinco volts e a placa pode se mostrar instável. E se a alimetação for maior do que 12V o regulador de voltagem pode superaquecer e danificar a placa.
Possui processador ATmega328, 14 portas digitais, sendo 6 para saídas PWM e 6 analógicas. Além disso, sua alimentação é selecionada automaticamente e pode vir por conexão USB ou conector para alimentação externa.
O Arduíno é um microcontrolador, ou seja, um mini computador capaz de ler, por exemplo, dados de sensores e, com base nas informações dessas entradas, o Arduíno pode controlar motores, ligar LEDs e muito mais.
Nesse caso, o MCU é o Microcontrolador Atmega328p. Ele é o mesmo de um Arduino Uno, com a mesma quantidade e tipos de pinos. Esse MCU pode ser encontrado na versão PU ou na AU.
O Arduíno é pequena plataforma para entusiastas, menos intuitiva e simples do que o Raspberry Pi, mais voltada para leigos, mas extremamente versátil e fácil de usar. Uma poderosa ferramenta para ensinar o básico de programação, lógica e desenvolvimento.
História do Arduino – como surgiu esta incrível plataforma de prototipagem eletrônica. Quem criou o Arduino? Esta história começa por volta de 2002 no Interaction Design Institute Ivrea (IDII) – uma antiga escola de design italiana. O professor da disciplina de design de interação, Massimo Banzi, estava com um problema ...
A Arduino IDE (Integrated Development Environment) é uma plataforma de desenvolvimento integrada que permite a programação de microcontroladores Arduino de maneira simples e eficiente.