No dia 27 de setembro é celebrado o dia de são Cosme e são Damião, santos do catolicismo. Na mesma data, outra religião, a umbanda, também celebra duas figuras importantes para sua tradição: os erês.
O Dia dos Erês é uma data especial celebrada hoje, dia 27 de setembro, na Umbanda. Durante esse momento, a espiritualidade infantil é reverenciada, e os Erês, que representam a pureza, a alegria e a inocência, são homenageados.
O Dia de Ibejada foi celebrado nesta quinta-feira (27) por religiões afro-brasileiras. Os ibejis são uma entidade que é muito confundida com os Erês, por também serem crianças e terem características infantis.
A saudação aos Erês na Umbanda é geralmente feita como "Salve as Crianças!" ou "Salve os Erês!". Também é comum usar a saudação "Bejiróó! Oni Beijada!", que significa "Ele é dois!". A presença dos Erês é considerada uma bênção, trazendo harmonia e renovação espiritual para os praticantes e devotos da Umbanda.
DIA DE COSME E DAMIÃO - TUDO SOBRE LINHA DOS ERÊS NA UMBANDA.
O que erê gosta?
Dentro dos terreiros, os Erês costumam trabalhar após a linha dos caboclos ou dos pretos-velhos. Também existem os trabalhos comandados por eles mesmos. Eles gostam de ambientes coloridos, músicas alegres e, claro, doces e brinquedos.
OFERENDA DE DOCES Para a Festa de Erês: traga tudo o que tiver vontade, desde bolos, maria mole, suspiro, doce de leite, doce de batata doce, marshmallows, pipoca doce, balas, pirulitos, refrigerantes, enfim...
Contas nas cores: azul e rosa, mas pode usar várias a seu gosto, deixando tudo bem colorido. Depois de escolher as contas, mergulhe sua guia em um copo com água e sal por uma noite, deixando-a no sereno.
Contam os Itãs (conjunto de lendas e histórias passados de geração a geração pelos povos africanos) que os Ibejis são filhos paridos por Iansã, mas abandonados por ela, que os jogou nas águas. Foram abraçados e criados por Oxum como se fossem seus próprios filhos.
Tantos são os nomes que se referem à Iemanjá quanto são os devotos que, no próximo 2 de fevereiro em Salvador, domingo, vão saudar com um “Odo Yá!” à orixá dos mares e das águas na Praia da Paciência, no Rio Vermelho.
Nos rituais, os erês costumam se comportar como crianças que desconhecem os padrões de comportamento vigentes. Fazem perguntas inapropriadas, pedem doces e se expressam com a dificuldade típica de uma criança que ainda aprende a falar. Simbolicamente, os erês representam a pureza e a inocência de espírito.
Sob tal aspecto, os erês aparecem como divindades infantis responsáveis pela ligação entre o adorador e seu orixá. Com sua leveza de espírito e espontaneidade, o erê possibilita comunicação indireta entre o orixá e o seu seguidor. Exerce, assim, a função de representante do orixá a ser consultado.
No dia 27 de setembro é celebrado o dia de são Cosme e são Damião, santos do catolicismo. Na mesma data, outra religião, a umbanda, também celebra duas figuras importantes para sua tradição: os erês.
Dia 27 de setembro é dia de Cosme e Damião e nós umbandistas comemoramos o dia dos Erês! Nada mais justo que fazer uma oferenda para homenagear essa linha de trabalho que tanto nos orienta, traz felicidade e muito amor.
Ibeji na nação Ketu, nas nações Angola e Congo. É o Orixá Erê, ou seja, o Orixá criança. É a divindade da brincadeira, da alegria; a sua regência está ligada à infância. Sua determinação é tomar conta do bebê até a adolescência, independentemente do Orixá que a criança carrega.
Ibéjì é representado pelo Àwòrán igi méjì (duas estatuetas de madeira). Dia: domingo, ótimo para família. Oferenda: Ilá omo adie: quiabo cortado em miúdos com pedaços de frango.
Crianças ou Ibejada são espíritos que incorporam em médiuns da Umbanda e de outras religiões afro-brasileiras, trazendo nomes infantis. Caracterizam uma criança na forma de falar, nos gestos, na inocência das brincadeiras, transmitindo muita alegria na maioria das vezes.
Essa tradição tem sua origem na cosmogonia iorubana: Xangô, que é o pai de Ibeji junto a Iansã, tem como comida preferida o amalá, prato feito com quiabo cortado, cebola ralada, pó de camarão, sal e azeite de dendê.
Em alguns terreiros a celebração, tem duração de um mês, iniciando em 27 de setembro (Cosme e Damião) e terminando em 25 de outubro (Crispim e Crispiniano).
Ibeji é a força mais pura que existe na natureza. É o Orixá da Alegria, preservar a criança que há em cada um é muito importante. Agradar Ibeji é agradar o Olorum e também os Orixás, pois estes dependem desta inocência e impulsividade para ajudar o homem em seu caminho aqui no Aiê (Terra).
Em 27 de setembro, celebra-se o dia daquele que é considerado, nas religiões de matriz africana — como o candomblé e a umbanda — o orixá das crianças: os Ibeji, ou orixá Vunji, representados por dois seres gêmeos que carregam a felicidade em seus corações e enxergam a vida com os olhos de criança.