Quais são os documentos necessários para dar entrada no INSS?

Por isso, preparamos a lista abaixo para você saber tudo o que deve reunir antes de dar entrada no auxílio-doença:
  • Documento com foto. ...
  • CPF. ...
  • Comprovante de Residência. ...
  • Extrato Previdenciário CNIS. ...
  • Carteira de Trabalho. ...
  • Carnês de contribuição. ...
  • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) ...
  • Documentos médicos.
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Quais documentos precisa para dar entrada no afastamento INSS?

Carteira de Trabalho; Atestado Médico ou Comunicado por Acidente de Trabalho (CAT); Endereço Completo; Se o contrato estiver ativo, trazer a declaração do último dia de trabalho feito pela empresa.
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Que documentos são necessários para dar entrada no INSS?

Documentos pessoais: - RG (Registro Geral) ou outro documento de identificação oficial com foto, como a carteira de motorista. - CPF (Cadastro de Pessoa Física). - Certidão de nascimento ou casamento, dependendo do estado civil.
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Como faço para dar entrada no benefício do INSS?

Como dar entrada no auxílio-doença do INSS?
  1. Acesse o site Meu INSS ou baixe o aplicativo (Android ou iOS)
  2. Faça login e escolha a opção "Agende sua Perícia" (menu lateral esquerdo)
  3. Clique em "Agendar Novo" - em caso de 1º pedido ou em "Agendar Prorrogação" para solicitar que o benefício seja prorrogado.
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O que precisa para receber o benefício do INSS?

Como faço para receber o prim​​eiro pagamento? Você vai receber uma carta de concessão do benefício do INSS. Com ela em mãos, basta você ir à Agência CAIXA indicada pelo INSS e apresentar documento oficial de identificação com foto.
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FOLHA DE PAGAMENTO AGOSTO E SETEMBRO ESTÁ SENDO FECHADA E COM ALERTA

Quais são as 15 doenças que dá direito ao benefício?

Dispostas no artigo 26, da Lei 8.213/91:
  • Doença de Parkinson.
  • Tuberculose ativa.
  • Alienação mental.
  • Cegueira.
  • Nefropatia grave.
  • Síndrome da deficiência imunológica adquirida (AIDS).
  • Esclerose múltipla.
  • Hanseníase.
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O que é necessário para ter direito ao benefício do INSS?

Para ter direito ao benefício, o trabalhador deverá pagar uma contribuição mensal durante um determinado período ao INSS, variando de acordo com o tipo de aposentadoria. A CAIXA atua como Agente Pagador de Benefícios do INSS, sob gestão do Ministério da Previdência Social.
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Qual é o prazo para dar entrada no INSS?

O prazo para dar entrada no auxílio-doença no INSS é de 30 dias, contados do início do afastamento.
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O que deve constar no laudo médico para o INSS?

O que deve constar no laudo médico para auxílio-doença?
  • Seu nome completo.
  • Data de emissão do laudo.
  • O Nome ou código da doença diagnosticada (CID)
  • Nome, assinatura e identificação do médico (com registro no conselho de classe, ou carimbo)
  • Data do início do afastamento ou repouso.
  • Tempo necessário de repouso (afastamento)
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Como dar entrada no INSS por conta própria?

Avaliação
  1. Acesse o Meu INSS;
  2. Clique em “Inscrever no INSS”;
  3. Clique em “Cidadão”;
  4. Clique em “Inscrição”, em seguida em “Filiado”;
  5. Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
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Quais são as doenças que dão direito ao Loas?

Dentre as doenças que dão direito ao LOAS, aqui estão as mais conhecidas:
  • AIDS;
  • Doença de Parkinson;
  • Cardiopatias graves;
  • Cegueira;
  • Nefropatia grave;
  • Hepatopatia grave;
  • Hanseníase;
  • Osteíte deformante.
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Quanto cobra um advogado para dar entrada na aposentadoria?

A OAB/MG sugere como honorários mínimos para a concessão de aposentadoria: 3 parcelas do valor bruto do benefício; 20% sobre o total das diferenças vencidas e não pagas (atrasados).
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Quem tem 54 anos e 15 anos de contribuição pode se aposentar?

Tanto homens quanto mulheres que estão com 54 anos de idade neste ano, mas que somaram 30/35 anos de contribuição e 180 meses de carência antes da Reforma da Previdência, podem ter direito adquirido à aposentadoria por tempo de contribuição.
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O que devo levar no dia da perícia do INSS?

Documentos básicos e são obrigatórios para você levar no dia da perícia médica no INSS: documento de identidade (RG, CNH, etc) e o CPF. comprovante de residência.
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Quais são os CID que dá direito auxílio-doença?

Abaixo, apresentamos alguns dos CID frequentemente relacionados ao auxílio-doença:
  • CID F10-F19: Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de substância psicoativa.
  • CID M00-M99: Doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo.
  • CID N00-N99: Doenças do aparelho geniturinário.
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Quantos dias de atestado para ir para o INSS?

Para dar entrada no benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) por até 180 dias, os segurados podem fazer o requerimento via Atestmed, pelo aplicativo ou site Meu INSS.
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Qual laudo o INSS aceita?

Qual médico pode dar laudo para o INSS? O laudo para o INSS pode ser dado por médico particular, do SUS, do trabalho da empresa, seguindo as exigências do CFM (Conselho Federal de Medicina). O que importa, de fato, é o perito do INSS conseguir entender através do lado que o segurado está incapaz total ou parcialmente.
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Pode ir na perícia sem laudo médico?

O documento mais importante para se levar na perícia médica é um atestado/laudo médico atualizado com o CID da doença, informando qual é a espécie de incapacidade (total ou parcial, temporário ou permanente).
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O que não pode faltar em um laudo médico?

O que não pode faltar em um laudo médico?
  • Nome do paciente;
  • Local onde o exame foi feito;
  • Dados do médico solicitante;
  • Data do exame;
  • Diagnóstico do paciente, com o código internacional da doença (CID-10);
  • Resultados de exames complementares;
  • Evolução clínica do quadro;
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Qual o valor do auxílio-doença em 2024?

Como é determinado o valor do benefício? O cálculo do valor do Auxílio Doença é realizado com base nos últimos salários do segurado sobre os quais houve contribuição. O montante geralmente é correspondente a 91% da média destes salários.
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Qual é o valor mínimo do auxílio-doença?

Já o valor mínimo do benefício por incapacidade temporária segue o valor do salário mínimo. Atualmente o valor mensal do benefício por incapacidade temporária não pode ser menor que R$ 1.424,00 (salário-mínimo em 2024).
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Quando se afasta pelo INSS recebe o mesmo salário?

Primeiro e mais importante, o afastamento pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não garante o pagamento do salário integral.
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Quais as doenças que dão direito a benefício do INSS?

A lei 8.112/90 relaciona como incapacitantes as seguintes doenças: tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, neoplasia maligna, cegueira posterior ao ingresso no serviço público, hanseníase, cardiopatia grave, doença de Parkinson, paralisia irreversível e incapacitante, espondiloartrose anquilosante ( ...
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Quem tem que dar entrada no INSS?

Segundo o § 4º do artigo 60 da LEI Nº 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991, apenas nas empresas que têm serviço médico próprio ou de convênio, é que existe a responsabilidade de encaminhar o trabalhador ao INSS.
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Quanto tempo leva para receber o dinheiro do auxílio-doença?

O tempo para receber o auxílio-doença após a perícia médica é de 45 dias. Esse é o prazo previsto na legislação, mas na prática não é bem assim: O Tribunal de Contas da União (TCU) identificou que, só para realizar a perícia, o INSS tem demorado em média 82 dias. Tem Estados em que o tempo de espera chega a 247 dias!
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