Quais são os documentos que o consumidor precisa levar para fazer uma reclamação?

– Cópia e original* do comprovante da relação de consumo (nota fiscal, recibo, contrato, orçamento, propagandas, boletos, comprovantes de pagamento, etc). – Cópia e original* de toda a documentação existente que comprove os fatos relatados (protocolos, e-mails, conversas, extratos, etc).
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Quais documentos preciso para fazer uma reclamação no Procon?

Para o Atendimento Pessoal é preciso apresentar o RG do consumidor ou do seu representante legal, além de cópia da documentação relacionada ao caso. A reclamação será registrada no nome que consta no contrato, na nota fiscal ou cupom fiscal.
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Como fazer uma reclamação de consumidor?

O Consumidor.gov.br é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. O consumidor registra sua reclamação, a empresa trata e responde, a Senacon e os Procons monitoram, e por fim, o consumidor avalia o atendimento da empresa.
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Como o consumidor pode reclamar?

Caso não seja possível resolver sua reclamação por meio do Consumidor.gov.br, recomendamos que você busque o atendimento dos Procons, Defensorias Públicas, Juizados Especiais Cíveis, entre outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, que poderão orientá-lo e auxiliá-lo na resolução de seu problema de ...
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Como fazer uma denúncia para o Direito do consumidor?

O consumidor pode solicitar informações por meio do telefone 151, informando o número do processo SEI ou da NA (Número de Acompanhamento), ou por meio do nome completo ou número do CPF.
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Descubra agora Como o Consumidor pode registrar uma Denúncia. Como processar empresa sem advogado.

O que é necessário para uma denúncia?

É preciso indicar o local dos fatos, o nome e o cargo das pessoas envolvidas, quando for de seu conhecimento, e descrever com o maior número de detalhes os fatos que estão sendo denunciados. É importante também qualificar as vítimas, com nome, idade e endereço, assim como as testemunhas, caso existam.
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Quais as formas para fazer uma denúncia?

O telefone 181 funciona todos os dias da semana, das 8h às 23h, e as ligações são gratuitas. As denúncias também podem ser feitas pelo site Disque Denúncia 181 , que permite inserir fotos e vídeos. Por telefone ou pelo site o sigilo das informações é preservado.
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Como faço para acionar o Direito do Consumidor?

De forma eletrônica aqui, pelo telefone 151 ou presencialmente, por ordem de chegada. Por meio do Peticionamento Eletrônico, disponível aqui. Por meio do número 151: as ligações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados.
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Onde reclamar meus direitos de consumidor?

Para verificar os documentos necessários para o registro da reclamação,
  • Atendimento Eletrônico.
  • Atendimento Telefônico (151)
  • Caixa Postal.
  • Ouvidoria (0800-377 6266) está suspenso.
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Como requerer direitos do consumidor?

A possibilidade de fazer a reclamação por meio do consumidor.gov.br está prevista no Código de Defesa do Consumidor .
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O que fazer perante uma reclamação de um cliente?

Vamos destacar a seguir os motivos mais comuns de insatisfação:
  1. Atendimento.
  2. Produto.
  3. Entrega.
  4. Ouça (atentamente) o que seu cliente tem a dizer.
  5. Agradeça pela reclamação recebida.
  6. Apure os fatos apresentados.
  7. Reconheça a falha e peça desculpas.
  8. Busque (o mais breve possível) uma solução.
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Quando posso acionar a Defesa do consumidor?

O consumidor que comprar um produto ou contratar um serviço fora do estabeleci- mento comercial – como internet, telefone, caixa postal, entre outros – tem direito a se arrepender da compra ou da contratação no prazo de 7 dias, contados a partir do recebimento do produto ou da assinatura do contrato.
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Como tratar uma reclamação de um cliente?

5 técnicas comprovadas de como lidar com reclamações de clientes
  1. Acompanhe a crítica do cliente. ...
  2. Aja rapidamente. ...
  3. Mostre que você está procurando como responder à reclamação do cliente. ...
  4. Diga que você sente muito. ...
  5. Não tente minimizar o problema de um cliente reclamando.
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Quais são os documentos necessários?

Todos os documentos que um brasileiro precisa ter
  • RG. RG é a sigla para Registro Geral, esse é um dos documentos principais para os cidadãos brasileiros. ...
  • CPF. ...
  • CNH. ...
  • Certidão de Nascimento. ...
  • Título de Eleitor. ...
  • Carteira de Trabalho. ...
  • Certificado de Serviço Militar.
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Tem como fazer reclamação no Procon pela internet?

O Procon-SP Digital está integrado ao site de Internet da Fundação Procon-SP em : www.procon.sp.gov.br. Na tela inicial, basta clicar na faixa amarela: FAÇA SUA RECLAMAÇÃO.
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Onde o consumidor pode reclamar seus direitos?

Nestes casos os usuários devem recorrer à ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar através do Disque ANS: 0800-7019656. Agora se a reclamação for contra hospitais públicos ou serviços prestados pelo SUS o consumidor pode acionar o Disque Saúde 136.
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Qual o prazo que o consumidor tem para reclamar?

O consumidor poderá reclamar dos vícios aparentes ou de fácil constatação em 30 (trinta) dias no caso de produtos ou serviços não duráveis, e em 90 (noventa) dias para produtos ou serviços duráveis.
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O que precisa para dar entrada no Procon?

Documentos Necessários para abertura de um processo no Procon:
  1. Cópia do RG;
  2. Cópia do CPF;
  3. Cópia da Nota Fiscal;
  4. Cópia do Contrato (se tiver);
  5. Cópia da Fatura Contestada (se for caso de cartão de crédito, água, energia elétrica, telefone);
  6. Cópia da Ordem de Serviço (se se tratar de conserto);
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Precisa de advogado para acionar o Procon?

Nas audiências entre consumidores e fornecedores de produtos e serviços agendadas pelo Procon, para tentar solucionar uma reclamação, os consumidores não precisam obrigatoriamente contratar um advogado.
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O que acontece com uma empresa denunciada no Procon?

Se o fornecedor não resolve o problema do consumidor, há a inserção do nome da empresa no Cadastro Municipal de Reclamações Fundamentadas Não Atendidas e o caso é encaminhado para a Divisão de Fiscalização, para que seja aplicada ao fornecedor eventual sanção administrativa (multa).
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Como denunciar o Direito do Consumidor?

ouvidoria
  1. Atendimento Telefônico – 151 (disponível para a Capital)
  2. Atendimento Eletrônico (consulta e reclamação)
  3. Atendimento Presencial (Posto Liberdade; Postos Avançados – Delegacias)
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Quais são os requisitos da denúncia?

O artigo 41 do CPP trata dos requisitos positivos da denúncia, ou o que ela deve conter: (i) a exposição do fato criminoso, com todas as suas circunstâncias; (ii) a qualificação do acusado ou esclarecimentos pelos quais se possa identificá-lo; (iii) a classificação do crime; e (iv) o rol de testemunhas, se necessário.
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O que deve constar na denúncia?

A denúncia ou queixa conterá a exposição do fato criminoso, com todas as suas circunstâncias, a qualificação do acusado ou esclarecimentos pelos quais se possa identificá-lo, a classificação do crime e, quando necessário, o rol das testemunhas. Art. 42. O Ministério Público não poderá desistir da ação penal.
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O que acontece depois de fazer uma denúncia?

Oferecida a denúncia, os autos serão conclusos ao Juiz para análise. Nessa fase, o Magistrado poderá receber, rejeitar, ou até mesmo determinar diligências. Para o presente artigo, destacam-se a rejeição e, principalmente o recebimento da denúncia.
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