O IPS tem ângulo de visão melhor que VA e TN porque sua estrutura de cristais líquidos alinhados horizontalmente permite que a luz de fundo passe mais facilmente através do painel. Isso evita distorção nas cores quando a tela é visualizada em ângulos variados, o que a torna mais adequada para profissionais.
Os monitores CRT (Cathode Ray Tube) são uma tecnologia mais antiga que utiliza tubos de raios catódicos para exibir imagens na tela. Eles oferecem cores mais saturadas e profundas, além de um tempo de resposta mais rápido do que os monitores LCD e LED.
Os monitores IPS são ideais para trabalhos que requerem precisão de cores, como edição de fotos, design gráfico e trabalho com vídeo. Por outro lado, os monitores LED têm como vantagem a capacidade de fornecer um brilho mais intenso e um contraste mais profundo, resultando em imagens mais vívidas e vibrantes.
Enquanto um monitor LCD padrão usa lâmpadas fluorescentes, um monitor LED usa diodos emissores de luz. Os monitores LED geralmente têm qualidade de imagem superior, mas sua retroiluminação vêm em várias configurações distintas, algumas das quais criam imagens melhores do que outras.
Duplicando Eficiência: Como Dois Monitores Potencializam a Performance dos Colaboradores. Utilizar dois monitores pode ser uma maneira eficaz de aumentar a produtividade e facilitar tarefas que requerem múltiplas janelas abertas simultaneamente.
Painéis VA tendem a ter melhores níveis de preto do que painéis IPS. Se você puder exibir uma imagem totalmente preta na TV, um painel VA mostrará um preto mais profundo, enquanto um painel IPS pode mostrar um brilho cinza.
O IPS melhorou o ângulo de visão das telas LCD ao adotar uma estrutura de matriz de cristal líquido alinhada paralelamente à superfície do painel, que permite a transmissão da luz de maneira mais uniforme. Já os painéis VA LCD e TN LCD têm ângulos de visão inferiores, mas são incomuns em aparelhos novos.
Antes de tudo, o IPS é uma sigla para “in-plane switching”, que em tradução significa “comutação no plano”, sendo uma das mais avançadas tecnologias entre as telas. Ele é uma espécie de cristal líquido TFT, inserido em displays de LCD para aumentar a qualidade de imagem e projeção em telas e monitores.
Por exemplo, se quiser usar domesticamente, a tela Led é a melhor. O motivo é que são mais econômicas e podem produzir imagens mais intensas, principalmente em relação a cores e contraste. Já a tela LCD entrega qualidade de imagem, mas por um preço menor, sendo assim mais em conta, sobretudo para compras em atacado.
Os aparelhos de tela de cristal líquido (ou Liquid Crystal Display, no original em inglês que dá origem à sigla LCD) funcionam a partir de uma iluminação traseira (backlight) do tipo fluorescente por trás da tela para formar a imagem.
Vertical Alignment (VA) ou Alinhamento Vertical é um tipo de painel usado em telas de cristal líquido (LCD). Essa tecnologia é encontrada em dispositivos como TVs, monitores e celulares, e se destaca por oferecer ótimo nível de contraste.
Os três tipos mais comuns de painéis de monitores são TN (Twisted Nematic), VA (Vertical Alignment) e IPS (In-Plane Switching). Cada um desses painéis tem suas próprias características distintas, vantagens e desvantagens.
Para começar, há cerca de cinco tipos de telas. Vale salientar que nem todas elas são completamente diferentes, já que várias são somente tecnologias proprietárias de fabricantes que conta com aprimoramentos em certos aspectos. As variações são: LCD; IPS LCD; OLED; AMOLED e Retina.
A tela IPS é uma tecnologia feita de cristais líquidos que formam as imagens. Ela é uma variação de outro tipo de tela, a LCD, mas a diferença tá na forma como esses cristais tão espalhados. É assim: na tela LCD, os cristais líquidos são colocados na posição vertical. Já na IPS, eles ficam na horizontal.
A principal diferença da tela OLED para a LCD é que não necessitam daquela placa de luz que fica acesa o tempo todo (backlight) como da tela LCD, pois usam os diodos emissores em vez de cristais líquidos. A tela OLED possui mais brilho, mais nitidez, melhor resolução de imagem e contraste.
Portanto, se a sua busca é por bons contrastes de imagem, os painéis do tipo VA podem ser mais interessantes. As fabricantes costumam apostar na tecnologia IPS para TVs, mas monitores e notebooks, em geral, se saem melhor com painéis do tipo VA.
A escolha entre os painéis IPS, VA ou TN depende das suas necessidades e preferências pessoais. O IPS é a opção para quem trabalha com imagens, TN é a pedida para gamers e, por fim, a tela VA é a escolha adequada para quem se importa com o contraste.
Devido à rotação das moléculas de cristal líquido no plano, a tela IPS tem um desempenho de ângulo de visão muito bom. Os quatro eixos para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita podem atingir um ângulo de visão de quase 180 graus, o que é melhor do que as telas de LED.
Sim, é possível usar 2 monitores no vídeo on-board, é só tu usar as entradas hdmi, displayport ou dvi que vem nele, ai tu vai ter sinal digital em todos os monitores.
Clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar da área de trabalho e clique em Configurações de exibição. Role até Múltiplos monitores, clique no menu suspenso e selecione uma opção de exibição. Clique em Detectar para detectar um segundo monitor.
Selecione Iniciar>Configurações> Sistema >Display. Seu computador deverá detectar seus monitores automaticamente e mostrar sua área de trabalho. Se você não vir os monitores, selecione Detectar. Na seção Várias exibições, selecione uma opção na lista para determinar como sua área de trabalho será exibida em suas telas.