Tomás de Aquino acreditava em dois tipos de revelação individual de Deus: revelação geral e revelação especial. Na revelação geral, Deus se revela através de sua criação. Através da criação, algumas verdades divinas podem ser apreendidas através do estudo empírico da natureza, física, cosmologia etc.
Quais são as formas de revelação de Deus ao ser humano?
Apresenta os vários tipos de revelação de Deus: revelação geral (na natureza, na consciência, na história) e revelação especial (pelos profetas, milagres, nas Escrituras e em Cristo).
Introduz o conceito de revelação especial e apresenta os modos da revelação especial: na forma da presença divina, da vontade divina e do cuidado divino.
Qual é a diferença entre revelação geral e especial?
A revelação geral é acessível a todos através da criação, mostrando que Deus existe. A revelação especial se dá através da Bíblia, contendo mensagens diretas de Deus a pessoas específicas. A criação, tanto no macro quanto no micro, demonstra a glória e o poder de Deus.
10 Ideias para Revelar o Sexo do bebê - Chá revelação
O que é revelação geral segundo a Bíblia?
Revelação geral é a expressão da teologia cristã utilizada para designar a revelação de Deus a toda a humanidade através, especialmente, da obra da criação. Contrasta com a revelação especial, que se trata de Jesus Cristo e, em segundo nível, da Bíblia.
Revelação especial, segundo a teologia sistemática, é aquela em que Deus se mostra aos seres humanos através de meios sobrenaturais, como milagres, encarnação de Jesus Cristo e inspiração da Bíblia.
1-DONS DE REVELAÇÃO (REVELAM ALGO OCULTO OU DESCONHECIDO SOBRENATURALMENTE). São três - Palavra de sabedoria, Palavra de conhecimento ou da ciência e Discernimento de espíritos.
Uma definição da revelação especial se faz necessária. A revelação especial é aquela por meio da qual DEUS SE REVELA, dizendo-nos algo a respeito de si mesmo, mas também acerca da nossa condição de pecador, assim como apresentando a solução DEFINITIVA em Cristo para nossa vida.
Chama-se Revelação Espírita o conjunto teórico de informações de caráter científico e ensinamentos de caráter filosófico e moral provindos da interação entre os Espíritos desencarnados e a Humanidade, da qual resultou o Espiritismo, ou Doutrina Espírita.
Deus revela-Se “em seu próprio tempo e a seu próprio modo e de acordo com sua própria vontade” (ver D&C 88:63–68). A revelação provavelmente nos virá linha sobre linha, preceito sobre preceito, um pouco aqui e um pouco ali. Devemos ser pacientes e confiar no Senhor.
Deus comunica-se diretamente com as pessoas “muitas vezes e de várias maneiras” (Hebreus 1:1). Por exemplo, o Antigo Testamento mostra Deus falando através de uma sarça em chamas (Êxodo 3), uma densa nuvem (Êxodo 19:9) e no murmúrio de uma brisa suave (1 Reis 19:12).
A 2ª Revelação de Deus aos homens se fez através da mensagem do Evangelho de Jesus, cuja essência é o amor. Começa com o Cristo a era definitiva da maioridade espiritual da Humanidade terrestre que recebe do Mestre, através de sua exemplificação divina, o código da fraternidade e do amor a todos os corações.
O termo "revelar" significa fazer com que algo seja conhecido. Uma "revelação" é algo que foi divulgado. Na Bíblia, o termo "revelar" é usado frequentemente para descrever como Deus se tornou conhecido pelas pessoas.
A Bíblia nos ensina que a revelação de Deus pode ser percebida de diversas maneiras, seja por meio da Natureza (leia Salmo 19.1 a 4), através de sonhos e visões, dentre outras formas. No entanto, a revelação suprema de Deus foi através de Cristo.
O dom da revelação é a habilidade sobrenatural que uma pessoa tem de prever acontecimentos futuros ou aqueles que ocorreram longe da presença dela e, por isso, ela não teria como saber se não fosse o dom da revelação. Essa revelação pode ocorrer por meio de uma visão, sentimento, voz etc.
Qual é o livro da Bíblia que fala sobre revelação?
O Livro do Apocalipse, também chamado Apocalipse de João ou Livro da Revelação é um livro da Bíblia — o livro sagrado do cristianismo — e o último da seleção do Cânon bíblico.
A Revelação, cremos encontrar-se em duas grandes fontes: escrita (Sagrada Escritura) e não escrita (Sagrada Tradição). Ambas, a Tradição e a Escritura, podem ser chamadas de Palavra de Deus Revelada e são chamadas de fontes remotas da Revelação.
Quando o Senhor revela algo para alguém a faz ver ou entender algo que ainda não estava claro. Esse entendimento fortalece, renova, direciona, orienta. Por exemplo: a Salvação, a fé, a existência e o destino da alma são tipos de revelações.