Dentre os dons existentes, podem ser citados como exemplos: dom da sabedoria, dom do conhecimento, dom do discernimento dos espíritos, dom da fé, dom da cura, dom da operação de milagres, dom da profecia, dom da variedade de línguas e dom da interpretação de línguas.
Sim, ao ser criado, o ser humano recebeu de Deus os dons chamados “Dons Naturais”: o corpo, a alma, os cinco sentidos, as faculdades, como por exemplo, raciocinar, apreender, ponderar, julgar; Dons Sobrenaturais: a graça santificante, a filiação divina, a herança do céu e ser templo da Trindade; Preternaturais: a ...
O que é um dom espiritual? Todo mundo tem um? A Bíblia ensina que estes “dons” são sobrenaturais, habilidades dadas por Deus que cada seguidor de Jesus possui com o propósito de edificar e encorajar o corpo de Cristo. A palavra original no grego para dom espiritualé a palavra charisma.
Segundo o Catecismo da Igreja Católica1 são sete os dons do Espírito Santo encontrados em sua plenitude em Cristo, mas também presentes no batizado pela sua participação na vida sobrenatural do Ressuscitado. São eles: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.
O que são os dons espirituais? | Rev. Hernandes Dias Lopes | Trocando Ideias | IPP
Qual é o maior dom espiritual?
O dom do Espírito Santo é um dos maiores dons que Deus nos concedeu. Por intermédio desse dom, podemos saber que Deus vive, que Jesus é o Cristo e que Sua Igreja foi restaurada na Terra.
São, de fato, mais elevados, pois vêm de uma realidade sobrenatural, que está acima das realidades terrenas. Trata-se dos dons de Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade, Temor de Deus – e ainda: Línguas, Discernimento, Fé, Cura e Milagres.
Os talentos são capacidades que se demonstram em inclinações e predileções. Já os dons do Espírito Santo vêm de algo sobrenatural, como a sabedoria, piedade, fé, cura, entre outros. De acordo com Jo (4, 24) “Deus é fonte dos dons espirituais que transcendem toda maneira de ser das coisas”.
1) O amor é superior a todos os demais dons (V 1-3): O apóstolo deixa claro que ainda que alguém falasse todas as línguas, dos homens e dos anjos, se não tiver amor de nada adiantará, mesmo que tivesse o dom da profecia, fé que transportasse montanhas, se não tiver amor, esta pessoa nada será.
Dons são habilidades ou talentos que Deus dá às pessoas para serem usadas para o seu serviço. Eles podem incluir dons espirituais, como falar em línguas, curar ou profecia, ou dons naturais, como música, artes ou liderança.
"Os cinco dons ministeriais — apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres" explora a essência dos dons que Cristo concedeu à Sua Igreja, revelando sua importância para a edificação e crescimento do corpo de Cristo.
Quais são os dons sobrenaturais do Espírito Santo?
Os dons do Espírito Santo são sete, segundo a habitual recensão dos teólogos: sabedoria, entendimento, ciência, conselho, fortaleza, piedade, temor de Deus.
Deus deu a cada um de nós dons de fazer bem determinadas coisas, de acordo com a sua graça. Assim, se Deus deu a você o dom de profetizar, então profetize, de acordo com a proporção da sua fé. Se tiver o dom de prestar serviço a outros, então sirva bem. Se alguém tem o dom de ensinar, ensine.
Mas tirou a moeda da pessoa que não tinha procurado conseguir mais moedas (ver Mateus 25:14–29). Assim como o homem da parábola, o Pai Celestial deu a cada um de nós algo muito valioso — não foram moedas, mas habilidades especiais ou talentos, como cantar, demonstrar amor, correr ou ajudar os outros.
A melhor maneira de descobrir quais são nossos dons é começar a participar das atividades da igreja. Com o tempo e a experiência, percebemos que existem áreas nas quais nos sentimos mais qualificados e, por isso, trabalhamos com mais alegria nelas. O melhor lugar para descobrir seu dom é a igreja local.
Cada cristão tem uma experiência única ao perceber o chamado de Deus. Para alguns, ele surge de forma imediata, um despertar repentino; para outros, ele se revela gradualmente, ao longo de uma caminhada intensa de crescimento espiritual e busca pela vontade de Deus.
Essas habilidades, muitas vezes chamadas de "dons carismáticos", são a palavra de sabedoria, o aumento da fé, os dons de cura, o dom de milagres, a profecia, o discernimento de espíritos, os tipos de línguas e a interpretação de línguas.
Não se trata de uma simples “ajuda” divina; os sete dons predispõem de tal modo nossa vontade e inteligência que permitem que Deus aja por meio de nós. O 'menor' dom é o santo temor, enquanto o 'maior' é a sabedoria: “O início da sabedoria é o temor de Deus” (Eclo 1,16).
A oração é um dom celestial concedido a cada alma por nosso Pai Celeste. Pense nisto: o absoluto Ser Supremo, o personagem que tudo sabe, tudo vê, que tudo pode, incentiva você e a mim, por mais insignificantes que sejamos, a conversar com Ele como nosso Pai.
O Espírito Santo ensina-nos, recorda-nos e – outra sua característica – faz-nos falar com Deus e com as pessoas. Não existem cristãos mudos, emudecidos de alma; não há lugar para isso. Ele leva-nos a falar com Deus na oração.
“Assim como a água limpa o corpo, o Espírito Santo purifica a nossa alma, nos lavando de todo pecado e nos renovando para uma vida em Cristo. Não importa o quão pesada seja a culpa, Ele nos acolhe, nos perdoa e nos transforma.