Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com a azitromicina são náuseas, vômitos, diarreia, fezes moles, desconforto abdominal, prisão de ventre ou diarreia e gases. Além disso pode ocorrer tontura, sonolência e perda de apetite.
Tontura, convulsões, cefaleia, hiperatividade, hipoestesia, parestesia, sonolência e desmaio. Casos raros de distúrbio de paladar/olfato e/ou perda foram relatados.
Além disso, a azitromicina é conhecida por causar problemas de estômago. Quando se toma o remédio sem orientação médica, fora do horário, de estômago vazio, pode-se experimentar náuseas e dor no estômago.
Em quanto tempo a azitromicina começa a fazer efeito? De acordo com o professor da USP, a azitromicina começa a fazer efeito em até duas horas após a ingestão via oral. “No entanto, a sensação de melhora pode aparecer após as primeiras 24 horas do início do tratamento”, completa.
AZITROMICINA - (PARA QUE SERVE, COMO FUNCIONA,COMO USAR, EFEITOS COLATERAIS) - FARMACOLOGIA
O que fazer para amenizar o efeito colateral da azitromicina?
Você deve informar ao médico que te acompanha sobre estes sintomas, para que ele possa, quando prescrever o antibiótico, lhe passar outras medicações para aliviar estes sintomas gastrointestinais, como probióticos por exemplo.
Antiácidos: reduz a eficácia da azitromicina. Ciclosporina: aumenta o risco de toxicidade pela ciclosporina. Hidroxicloroquina: aumenta o risco de arritmias cardíacas. Tacrolimo: aumenta o risco de toxicidade pelo tacrolimo.
Qual remédio não pode tomar junto com azitromicina?
Não utilize azitromicina di-hidratada juntamente com antiácidos, ergôt e derivados do ergôt (medicação com várias indicações incluindo analgesia, representados pela ergotamina). Sempre avise ao seu médico todas as medicações que você toma quando ele for prescrever uma medicação nova.
É normal sentir fraqueza depois de tomar azitromicina?
A fraqueza é sim citada em bula como efeito colateral da azitromicina, porém, é necessário descartar outras causas de fraqueza, é necessário realizar um acompanhamento médico nesse contexto.
Quantos dias demora para a azitromicina sair do organismo?
Uma vez absorvida, permanece atuando por alguns dias. A meia vida da azitromicina é de 68h, o que significa que a cada 68h sua concentração cai para metade. Dentro de 10 dias após a última dose, o remédio deve ter sido completamente eliminado do seu organismo.
Azitromicina deve ser descontinuada imediatamente se ocorrerem sinais e sintomas de hepatite. Não utilize Astro (azitromicina di-hidratada) juntamente com derivados do ergo (medicação com varias indicações incluindo analgesia, representados pela ergotamina).
A diarréia acontece porque o antibiótico elimina todas as bactérias presente no intestino, tanto as boas como as más, que devem sempre estar em equilíbrio para garantir o bom funcionamento intestinal. Normalmente a diarréia começa no segundo dia da toma dos antibióticos e cessa ao parar o medicamento.
A azitromicina é muito agressiva sim ao estômago. Por isso alguns pacientes precisam tomá-la junto com omeprazol ou semelhantes. Dependendo do caso seria interessante ver se é possível substituir o antibiótico.
O tratamento intravenoso pode ser seguido por azitromicina via oral, em dose única diária de 500 mg até completar um ciclo terapêutico (total dos dias em uso da medicação tanto na forma intravenosa quanto oral) de 7 a 10 dias.
Reações comuns (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): náusea, vômito, diarreia (raramente resultando em desidratação), desconforto abdominal (dor/cólica), dor de cabeça, irritação gastrointestinal, prurido de pele (coceira), anorexia (ausência de fome) e tontura.
Quais os efeitos colaterais e as reações do Azitromicina? A azitromicina é bem tolerada, apresentando baixa incidência de efeitos colaterais. Episódios passageiros de leve redução na contagem de neutrófilos (células de defesa do sangue).
Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com a azitromicina são náuseas, vômitos, diarreia, fezes moles, desconforto abdominal, prisão de ventre ou diarreia e gases. Além disso pode ocorrer tontura, sonolência e perda de apetite.
Quanto tempo a azitromicina começa a fazer efeito?
Em geral, o remédio começa a fazer efeito já a partir de 2 a 3 horas de seu uso. A depender da gravidade ou do tipo da infecção, o médico deverá indicar a dose e o tempo necessários para o tratamento, que pode durar de 3 a 10 dias. Evite automedicar-se e jamais abandone o tratamento antes do tempo determinado.
Não tem problema, mas o intervalo ideal entre as doses é de 24h. Por isso, tome sim apenas na manhã do dia seguinte e, a partir daí, em todas amanhãs durante o período especificado pelo médico que te prescreveu.
Relativamente à maioria dos antibióticos mais comuns, como a amoxicilina, azitromicina, ciprofloxacina, levofloxacina, penicilina, ceftriaxona e outros, não têm contraindicação formal ao consumo de álcool em pequenas doses, mas não significa que a associação seja totalmente segura.
Como eu sei que o antibiótico está fazendo efeito?
Em geral, o antibiótico demora algumas horas para começar a fazer efeito, dependendo do medicamento indicado e da gravidade da infecção, sendo comum ser notado algum sinal de melhora dentro das primeiras 48 a 72 horas após o início do tratamento.