O que o TENS faz no corpo?
A TENS é um recurso de electroterapia muito utilizada para alívio da dor, como por exemplo, dores derivadas da artrite, dor lombar, nevralgia, dor cervical, tendinite, nevralgia cervicobraquial, dor ciática, entorses, luxações, epicondilite, dor pós-operatória, entre outras.Quais são as contraindicações do TENS?
O TENS é contraindicado em pacientes que usam marcapasso, que apresentam alterações no coração, como arritmia cardíaca ou condições epiléticas, já que é um tipo de tratamento por indução de choques. Isso porque, mesmo sendo suaves, podem causar interferências.Onde não se pode colocar o TENS?
Os eléctrodos nunca devem ser colocados sobre feridas ou áreas com sensibilidade anormal, também não é recomendado o uso de TENS na parte da frente do pescoço para não provocar um espasmo da laringe.Pode fazer TENS todo dia?
O aparelho TENS proporciona alívio das dores musculares em poucos minutos, é totalmente seguro e pode ser utilizado diariamente.Contraindicações de uso do TENS na Fisioterapia
Quantos minutos pode usar o TENS?
Os tipos de TENS também são analisados conforme o efeito clínico esperado. Assim sendo, para dores com liberação de agentes inflamatórios recomenda-se a duração entre 15 a 30 minutos. Para dores mecânicas esse intervalo é de 5 a 15 minutos e para sensação dolorosa de origem neurálgica recomenda-se de 20 a 30 minutos.Qual a frequência do TENS para dor crônica?
A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) é uma corrente de baixa intensidade que produz impulsos elétricos com frequência entre zero e 200 Hz, eficaz no tratamento de desordens musculoesqueléticas e por influenciar e modular processos de neurocondução da dor3.Pode colocar o TENS em cima do osso?
O importante, contudo, é evitar o seu uso nas proeminências ósseas. Quanto à estimulação, o TENS poderá ser: convencional: frequência alta e estimulações para fibras de grande diâmetro, para dores agudas; acupuntura: baixa velocidade, indicada para dores crônicas.Pode colocar o TENS na coluna?
A Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS) é frequentemente utilizada no tratamento de diversas condições da coluna vertebral. Vale ressaltar que a TENS não trata diretamente a causa subjacente, mas sim proporciona alívio sintomático, especialmente no controle da dor.Porque o TENS alivia a dor?
O TENS é um método de fisioterapia que utiliza impulsos elétricos para exercer ação analgésica no sistema nervoso, ajudando no tratamento de dores crônicas e/ou agudas, como no caso de dor lombar, ciática ou tendinite, por exemplo.Quais são os potenciais efeitos adversos associados à aplicação do TENS?
O aparelho de TENS apresentou efeito adverso em 64% dos casos, sendo destes 36% de casos de irritações cutâneas e 28% de casos de dor. O aparelho de ondas curtas apresentou efeitos adversos em 60% dos casos, dos quais 40% foram queixas de dor e 20% foram casos de queimaduras leves.Quais são os 4 tipos de TENS?
Apesar disso, os estudos que investigam o efeito de diferentes parâmetros da TENS na modulação da dor apresentam resultados divergentes5,6. A TENS pode ser classificada em quatro modalidades: convencional, acupuntura, em rajadas (burst) e breve-intensa.Qual é o efeito causado na utilização da corrente de baixa frequência TENS?
O TENS de alta e baixa frequência (convencional) promove analgesia por meio da liberação de opioides endógenos no nível espinhal e medula rostral ventral.Quando não usar o TENS?
Necessidade de dor para eficáciaA TENS é projetada para aliviar a dor, e sua eficácia é mais pronunciada quando há uma sensação de desconforto. Em situações onde o paciente não experimenta dor significativa, a aplicação da TENS pode não proporcionar benefícios tangíveis.
Quantas vezes por dia pode usar TENS?
Dependendo da gravidade da dor, podem ser aplicadas várias vezes ao dia, de 20 minutos a algumas horas de estimulação. Em geral, os pacientes são ensinados a utilizar o equipamento de TENS e decidir se devem aplicar o tratamento.Onde colocar os eletrodos do TENS?
Estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS)Os eletrodos são posicionados na superfície da pele e enviam correntes elétricas de intensidade distinta e com tempo e frequência individual, conforme a necessidade de cada paciente.
Para que serve o choquinho na coluna?
Terapia por Ondas de Choque no tratamento da ColunaIsso inclui a estimulação da circulação sanguínea local, redução da inflamação, modulação da dor e a promoção da reparação de tecidos danificados.