O controverso homem por trás da bomba atômica. Conheça melhor a real história de Julius Robert Oppenheimer, o lendário físico norte-americano que desenvolveu a bomba.
Em 1898, Madame Curie, em Paris, descobriu, ao mesmo tempo que Schmidt,na Alemanha, que entre os elementos conhecidos, o tório apresentava características radioativas, do urânio. O casal Curie já explicava a radioatividade como uma propriedade atômica.
"Se eu soubesse que os alemães falhariam na construção da bomba atômica, não teria participado da abertura dessa caixa de Pandora” é uma das frases mais impactantes ditas pelo físico alemão Albert Einstein após seu apoio ao Projeto Manhattan, liderado por J. Robert Oppenheimer.
Morte. Fumante, Robert Oppenheimer foi diagnosticado com um câncer de garganta em 1965, segundo a biografia ' American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J.
Um dos acusados de Oppenheimer é o seu colega Teller, o descobridor da bomba de hidrogênio, que alega não entender com clareza as atitudes do pai da bomba atômica, julgando a sua conduta “confusa e complicada”. E Oppenheimer foi condenado porque um outro cientista não conseguia entende-lo.
A história de Robert Oppenheimer e a bomba atômica
Como Oppenheimer foi inocentado?
Ao final, Oppenheimer foi inocentado da acusação de ser um colaborador dos soviéticos, mas teve sua licença de segurança revogada (perdendo o acesso a informações confidenciais e não podendo mais participar de projetos que envolviam segredo de estado).
Em 06 e 09 de agosto de 1945, os Estados Unidos lançaram duas das bombas que Oppenheimer havia ajudado a desenvolver sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki.
Hoje o Laboratório Nacional de Los Alamos ainda serve como centro de estudos da Administração Nacional de Segurança Nuclear, entretanto, os mais curiosos podem visitar algumas das dependências da cidade que uma vez foi secreta, explica o House Beautiful.
A espionagem soviética dentro do Projeto Manhattan mudaria a história. No final da Segunda Guerra Mundial, os espiões de Stalin haviam fornecido os segredos da bomba atômica para o Kremlin, o que acelerou o projeto da bomba de Moscou.
O quê Oppenheimer falou para Einstein no final do filme?
“Quando vim até você com esses cálculos, pensamos que poderíamos iniciar uma reação em cadeia que destruiria o mundo inteiro... Acredito que conseguimos”, diz Oppenheimer para Albert Einstein.
O consenso parece ser o de que Oppenheimer tinha capacidade intelectual de sobra para levar um Nobel para casa, mas suas realizações como cientista não ficaram à altura dessa possibilidade –por pouco.
Oppenheimer e o medo de destruir o mundo de uma só vez
Robert Oppenheimer, o inventor da bomba nuclear, garante a Groves que as chances de exterminar toda a vida na Terra são quase nulas. “Quase zero?” Uma resposta que certamente não acalmou os nervos de Groves. E quem poderia culpá-lo?
Em 6 de agosto de 1945, Truman ordenou o lançamento da bomba atômica sobre a cidade de Hiroshima e, três dias depois, outra bomba atômica foi lançada sobre Nagasaki. Essas ações foram justificadas pelos Estados Unidos como um meio para acelerar o fim da guerra e evitar uma invasão sangrenta do Japão.
Por que Einstein não participou do Projeto Manhattan?
Uma pergunta importante: por que é que Einstein não foi convidado para o Projeto Manhattan? Em verdade, ele era um notório pacifista e não produziria uma arma que só em Hiroshima matou no momento da explosão 70 mil civis.
Qual a diferença entre uma bomba atômica é uma bomba nuclear?
Na verdade, as duas são bombas atômicas. A diferença é que cada uma delas realiza um processo diferente com os átomos para obter energia. A bomba nuclear mais simples, que costuma ser chamada só de “atômica”, arrebenta núcleos de urânio, transformando-os em átomos mais leves.
Após a morte de seu pai, Peter estabeleceu-se permanentemente no norte do Novo México, residindo na fazenda Perro Caliente, que seu pai havia adquirido anos antes. Segundo o Today, Peter ainda mora no Novo México e atua como carpinteiro. Ele tem três filhos: Dorothy, Charles e Ella.
Los Alamos é uma Região censo-designada localizada no Estado americano de Novo México, no Condado de Los Alamos. Segundo os censo americano de 2000, a cidade tinha uma população total de 11 909 habitantes. Na região está localizado o Laboratório Nacional de Los Alamos, fundado para levar a cabo o Projecto Manhattan.
Klaus Fuchs ficou responsável, ao lado de Hans Bethe, por se concentrar no problema da implosão do núcleo fissionável da bomba de plutônio. Apesar de sua importante ajuda, sua missão crucial foi transmitir informações sobre o Projeto Manhattan à União Soviética .
Fumante inveterado desde a adolescência, Oppenheimer sofreu episódios de tuberculose ao longo da vida. Ele morreu de câncer da garganta em 1967, com 62 anos de idade. Em um raro momento de simplicidade, dois anos antes da morte, o físico traçou uma distinção entre a prática da ciência e a poesia.
O sucesso levou ao fato de que dias depois, em agosto, os Estados Unidos lançaram duas bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, encerrando assim a Segunda Guerra Mundial. Os cálculos mais conservadores estimam que até dezembro de 1945 cerca de 110 mil pessoas morreram em ambas as cidades.
Robert Oppenheimer faleceu em 18 de fevereiro de 1967 por conta de um câncer de garganta. Essa doença foi causada pelo hábito rotineiro do cientista de fumar. Os últimos anos da sua vida ficaram marcados pela perseguição política.
A biografia "American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer (Oppenheimer: o triunfo e a tragédia do Prometheu americano) de fato comenta a aspiração que o físico teve de prejudicar seu professor na Universidade de Cambrigde, Patrick Blackett, após tentar envenená-lo com alguma substância tóxica.
Robert Oppenheimer foi um cientista norte-americano e um dos grandes físicos do século XX. Atuou no Projeto Manhattan chefiando o laboratório que pesquisava como construir uma bomba atômica. Conduziu com sucesso o projeto, construindo três bombas, das quais duas foram lançadas sobre cidades japonesas.