Quais são os elementos constitutivos do LTCAT?

Elementos Informativos Básicos Constitutivos
  • Identificação da empresa;
  • Setor e função;
  • Descrição de atividades / profissiografia;
  • Avaliação ambiental dos agentes nocivos;
  • Tecnologias de proteção;
  • Conclusão;
  • Data das Avaliações Ambientais;
  • Data do laudo;
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O que compõe o LTCAT?

Laudo LTCAT: tudo sobre o Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho. O laudo LTCAT é um importante documento, que deve ser elaborado por toda empresa com funcionários CLT. Ele contém dados a respeito de riscos ocupacionais, exposição dos colaboradores e medidas de prevenção adotadas.
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Quais riscos devem constar no LTCAT?

OS RISCOS QUE DEVEM CONSTAR NO LTCAT

Riscos biológicos: exposição a agentes biológicos, como vírus, bactérias, fungos, protozoários, parasitas, entre outros. Riscos ergonômicos: esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de pesos, posturas inadequadas, repetitividade, monotonia, entre outros.
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Como montar um LTCAT?

Como o LTCAT é elaborado?
  1. Formação do GHE (Grupo Homogêneo de Exposição);
  2. Cadastro do Ambiente;
  3. Identificação da empresa;
  4. Identificação da empresa ou profissional responsável pelo LTCAT;
  5. Aplicação dos critérios técnicos legais como metodologias e técnicas de avaliação;
  6. Resultado das avaliações;
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Qual legislação fala do LTCAT?

A lei em questão é a Lei nº 8.213/91 e falamos mais sobre ela no começo deste texto.
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LTCAT: O que é, como conseguir e quem emite

Qual a portaria do LTCAT?

De acordo com a Portaria 166 de 14/05/2019: Do requerimento: 1 - O servidor deve preencher requerimento de solicitação para emissão do LTCAT, formulário de Descrição das Atividades Desenvolvidas, em processo individualizado através do Sistema Eletrônico de Informações do Distrito Federal (Sistema SEI-GDF).
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Qual a obrigatoriedade da LTCAT?

Para quais empresas o LTCAT é obrigatório? Sem distinções, todas as empresas que possuam empregados contratados por meio de regime CLT são obrigadas a emitir esse laudo, independente do colaborador ter sido exposto ou não a agentes nocivos.
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Quem fiscaliza o LTCAT?

Sendo assim, o INSS consegue ter as informações essenciais para avaliar a empresa e o LTCAT é a prova de que essa avaliação foi feita para fins de fiscalização.
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Quando o LTCAT deve ser atualizado?

A empresa deve atualizar o LTCAT sempre que ocorrer qualquer alteração no ambiente de trabalho ou na organização. Considera-se alteração no ambiente de trabalho ou em sua organização as que decorrerem de: Mudança de layout. Substituição de máquinas ou de equipamentos.
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Quando o LTCAT é dispensado?

Nos pedidos de aposentadoria especial feitos com base em exposição do trabalhador a ruído nocivo, a apresentação do Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT) pode ser dispensada quando o processo é instruído com o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).
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Quem é responsável por elaborar o LTCAT?

Quem deve elaborar o LTCAT? De acordo com a legislação, o laudo deve ser realizado por engenheiros de segurança do trabalho ou médicos do trabalho. Em ambos os casos, o documento deve conter os dados de registro profissional bastante visíveis a fim de que sua inscrição nos respectivos órgãos de classe seja confirmada.
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Qual o prazo de validade do LTCAT?

O documento não tem um prazo de validade. Mas é importante entender que o LTCAT deve ser atualizado sempre que ocorram alterações nos ambientes de trabalho. Tais mudanças podem afetar a saúde e a segurança dos colaboradores: por isso, é importante manter o documento revisado.
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Pode fazer LTCAT retroativo?

O artigo 279 da Instrução Normativa (IN) INSS/PRES Nº 128 DE 28/03/2022 abriu a possiblidade de um LTCAT feito em período diferente daquele em que laborou o trabalhador ser utilizada para preenchimento de seu PPP.
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Quanto tempo devo guardar o LTCAT?

Após a atualização, a empresa deve manter o LTCAT arquivado por 20 anos. Nesse período, auditores da Previdência Social podem fazer vistorias nas instalações da corporação. O período para armazenamento obrigatório é longo justamente por causa de sua relação com as solicitações de aposentadorias.
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O que é LTCAT qualitativo?

Este laudo técnico tem por objetivo apresentar o levantamento qualitativo/quantitativo dos riscos ambientais existentes nos setores e nas diversas atividades executadas na empresa, considerando a intensidade de exposição, concentração x tempo de exposição, potencialidade de causar prejuízo à saúde ou a sua integridade ...
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Quando o LTCAT é exigido?

Quando é necessário o LTCAT? O LTCAT é necessário para todas as empresas, mas principalmente para aquelas que possuem atividades que coloquem os trabalhadores expostos a agentes nocivos à saúde, ao ser a partir dele que será feito o PPP e poderá ser comprovada a atividade especial.
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Qual NR fala sobre LTCAT?

O LTCAT foi estabelecido pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho, por meio da Norma Regulamentadora NR 15.
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Qual o valor de um LTCAT?

LTCAT - a partir de R$ 350,00.
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O que mudou no LTCAT?

Será que a IN 128 2022 mudou o LTCAT? XII – data da realização da avaliação ambiental.” Ou seja: a IN 128 2022 em NADA MUDOU na estrutura do LTCAT! Os meus alunos proprietários do Pendrive LTCAT + eSocial SST podem continuar usando os modelos de LTCAT disponíveis tranquilamente.
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O que precisa constar no LTCAT?

Ou seja: o LTCAT deve ser fornecido pela empresa para o trabalhador, contendo informações atualizadas sobre as medidas de proteção coletivas e individuais e sobre os agentes nocivos presentes no ambiente de trabalho. Caso não disponibilize laudo técnico atualizado, a empresa fica sujeita a penalidades como multa.
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O que o LTCAT avalia?

O Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho tem como objetivo avaliar qualitativa e quantitativamente os agentes de riscos previstos na legislação previdenciária e existentes no ambiente de trabalho.
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Qual a relação do LTCAT com o eSocial?

Relação do LTCAT com o eSocial

Assim, o LTCAT faz a relação direta com o evento S-224- do eSocial. Como o PPP é um dos principais documentos para o direito à aposentadoria especial e o LTCAT é um dos meios de constituí-lo, o LTCAT se faz obrigatório ao preencher as informações do eSocial.
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Precisa de ART para LTCAT?

A elaboração do LTCAT deve ser feita por um Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho, conforme estabelece o art. 58 da Lei 8213/91. Os profissionais devem estar devidamente registrados no MTE e cabe a eles a realização do levantamento dos riscos ambientais do local, bem como define o art.
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Quem assina o LTCAT?

É uma ferramenta que contribui para a segurança do trabalho, já que lista insalubridade e periculosidade e desse modo facilita a busca por medidas de controle e prevenção. O LTCAT deve ser assinado por um médico do trabalho ou um engenheiro de segurança do trabalho 12.
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O que fazer quando a empresa não fornece o LTCAT?

Nesses casos, a melhor forma do trabalhador comprovar as condições de trabalho na empresa pela via judicial. No judiciário, o trabalhador pode fazer uso de outros meios de prova para comprovar as condições ambientais de trabalho, como pro exemplo, laudo em empresa similar, prova emprestada, entre outros.
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