Em geral, descrevemos ativos intangíveis como aqueles bens que não são palpáveis, como marcas, patentes. Contudo, alguns ativos intangíveis podem estar contidos em elementos que possuem substância física, como um disco (como no caso de software), documentação jurídica (no caso de licença ou patente) ou em um filme.
O que são bens intangíveis? Apesar de não ser a única característica desses ativos, podemos definir os bens intangíveis como aqueles que não possuem uma forma física, ou seja, as propriedades imateriais de uma empresa, como é o caso de direitos autorais, marcas, patentes, receitas, carteira de clientes, entre outros.
Bens intangíveis são as propriedades imateriais de uma empresa, que não existem fisicamente, como é o caso de marcas, patentes, licenças, direitos autorais, softwares, desenvolvimento de tecnologia, receitas, fórmulas, carteira de clientes, recursos humanos e know-how.
Os ativos intangíveis são ativos que não podemos tocar, mas ainda assim possuem grande relevância para determinar o valor de mercado da empresa. Exemplos: marcas, patentes, carteira de clientes.
No universo contábil, é possível identificar um ativo intangível segundo o Pronunciamento Técnico CPC 04, que define que esse tipo de ativo: É capaz de ser separado ou dividido da empresa, podendo, portanto, ser negociado, vendido, licenciado, transferido, alugado ou trocado.
Ativos tangíveis: são bens físicos, como imóveis, veículos, equipamentos e estoques. Ativos intangíveis: são recursos não físicos, como marcas registradas, patentes, direitos autorais e goodwill.
Os bens tangíveis, também chamados de corpóreos ou materiais, são aqueles que existem fisicamente, como móveis, imóveis, veículos, dinheiro, estoque, entre outros, que também integram o patrimônio.
Ativos Imobilizados: São bens e direitos permanentes, tangíveis e que se usa de forma direta nas atividades da organização. Imóveis, máquinas e veículos são alguns exemplos de ativo imobilizado. Ativos Intangíveis: São bens que não possuem existência física, mas servem para manutenção das atividades de uma empresa.
Um ativo intangível está relacionado com recursos valiosos que uma empresa possui e que são bens não monetários, ou seja, que não possuem presença física.
Quais são as características dos produtos intangíveis?
Ou seja, os produtos intangíveis não podem ser tocados — e não conseguimos distinguir atributos de cor, design etc. Geralmente, os produtos desse tipo são também conhecidos como serviços.
Custo Intangível pode ser definido como a parcela de sacrifício financeiro absorvida na formação e/ou manutenção de um fator intangível, citando-se como exemplos de fatores e custos intangíveis, as patentes e os custos de desenvolvimento, marcas registradas e custos de propaganda e registro, moral de RH (Recursos ...
Os bens tangíveis são recursos físicos de longo prazo que uma empresa possui e que consegue mensurar o valor. Eles são adquiridos com a intenção de gerar benefícios econômicos e/ou manter a atividade comercial.
Os tangíveis são os bens materiais. São aqueles produtos dotados de uma existência física e que se constituem na forma de um objeto. Exemplos de produtos tangíveis: automóveis, peças de vestuário, cerveja, xampu, alimentos etc. Os intangíveis são os bens imateriais (ou não materiais).
Ativos tangíveis, se formos partir do significado do termo, são os bens e propriedades que podem ser tocados, são recursos concretos, que têm um valor mensurável e que fazem parte do capital físico e financeiro de uma empresa.
Os principais exemplos de ativos intangíveis são: marca, modelos, projetos, protótipos, licenças, know-how, franquias, direitos autorais, capital intelectual, patentes, softwares, desenvolvimento de tecnologias, carteira de clientes, equipe qualificada, entre outros.
Como mensurar o valor dos ativos intangíveis de uma empresa?
Uma das práticas mais aplicadas para mensurar contabilmente um ativo intangível é o fluxo de caixa descontado, que consiste em projetar os benefícios que a empresa terá no futuro com esse ativo. Essa técnica utiliza as receitas e despesas da organização, porém, de forma projetada para o futuro.
O ativo intangível do goodwill é determinado pela diferença entre o valor justo de uma empresa e o preço pago por ela, por exemplo. Esse valor é justificado pelo agrupamento dos ativos intangíveis da empresa que, apesar de serem identificáveis, são indivisíveis.
Quais são os ativos intangíveis que podem ser identificados em uma combinação de negócios?
As combinações de negócios podem gerar também ativos intangíveis identificados, como marcas e carteira de clientes, que não são reconhecidos na adquirida por não atenderem aos critérios de reconhecimento devido à sua mensuração, mas podem ser reconhecidas no Balanço Patrimonial da adquirente pelo seu valor justo.
O que é Goodwill? O Goodwill é um valor excedente pago pela aquisição de uma empresa. Ou seja, quando uma companhia é comprada, em grande parte das vezes, o interessado paga um valor maior do que o valor que ela está valendo no mercado.
A tangibilidade é a facilidade para mensurar claramente por qual coisa o cliente está pagando e, para o empresário, quanto custou para produzi-la. O produto tem uma tangibilidade maior, enquanto no serviço é mais difícil de mensurar o esforço despendido para a sua prestação.
Serviços, em contrapartida, são intangíveis, que não podem ser manuseados e, em alguns casos, sequer vistos. Há vários elementos intangíveis nos serviços, como o bom atendimento e o ambiente.
Resposta: Letra B - Máquinas e equipamentos. Explicação: Além do capital humano, a propriedade intelectual corporativa, incluindo itens como patentes, marcas registradas e direitos autorais são considerados ativos intangíveis, assim como o reconhecimento de marca e goodwill.