- Fatores hereditários.
- Certas doenças preexistentes.
- Uso simultâneo de vários medicamentos.
- Ser muito jovem ou muito idoso.
- Gravidez.
- Amamentação.
São fatores predisponentes ao aparecimento de reações adversas a medicamentos?
Fatores Predisponentes Relacionam-se a propriedades do fármaco ou características do paciente. Indivíduos em extremos de idade são mais suscetíveis a reações adversas. Estima-se que a incidência global de RAM na população geriátrica é pelo menos duas vezes maior do que a observada na população jovem (21,22,23).Quais fatores podem interferir no efeito do medicamento?
Considerações gerais sobre a resposta medicamentosa
- Composição genética.
- Idade.
- Tamanho do corpo.
- O uso de outras substâncias e suplementos alimentares (como ervas medicinais)
- Consumo de alimentos (incluindo bebidas)
- Presença de doenças (como doença renal ou hepática)
Quais os fatores que podem afetar o efeito farmacológico dos medicamentos?
A ação de um medicamento é afetada pela quantidade de medicamento que alcança o receptor e o grau de atração (afinidade) entre ele e seu receptor na superfície da célula. Uma vez ligados ao seu receptor, os medicamentos variam na sua capacidade de produzir um efeito (atividade intrínseca).Quais são os fatores que podem afetar a ação dos medicamentos?
Alguns fatores influenciam a absorção, tais como: características físico- quimicas da droga, veículo utilizado na formulação, perfusão sangüínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica, entre outros.Indicações para reações adversas dos medicamentos
O que são efeitos adversos dos medicamentos?
O que é Reação Adversa à Medicamento ¿ RAM? RAM é qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, que ocorre nas doses usualmente empregadas no homem para profilaxia, diagnóstico, terapia da doença ou para a modificação de funções fisiológicas (ANVISA, 2011).Quais são os principais fatores que podem influenciar a resposta individual a um medicamento?
A resposta individual aos medicamentos ou fármacos é variável e boa parte dessa variabilidade se deve a fatores genéticos ou hereditários. A farmacogenética e a farmacogenômica tratam da influência dos fatores genéticos na resposta aos medicamentos.Quais são as reações adversas?
A Reação Adversa (RA) é qualquer efeito prejudicial ou indesejável e não intencional a um medicamento, soro ou vacina que ocorre nas doses usualmente utilizadas para profilaxia, diagnóstico ou tratamento de doenças.Quais são as reações adversas da farmacologia?
Exemplos de tais reações adversas medicamentosas incluem erupções cutâneas, icterícia, anemia, redução na contagem de glóbulos brancos, lesão renal e lesão nervosa que pode prejudicar a visão ou a audição.Quais fatores podem afetar a farmacocinética de um medicamento?
A farmacocinética de um fármaco depende de fatores relacionados com o paciente, bem como de suas propriedades químicas. Alguns fatores relacionados ao paciente (p. ex., função renal, constituição genética, sexo e idade) podem ser utilizados para prever os parâmetros farmacocinéticos em populações.Quais as reações adversas mais comuns?
Quais as principais reações adversas a medicamentos?
- Náuseas e vômitos.
- Diarreia e constipação.
- Sonolência ou insônia.
- Tontura e vertigem.
- Reações alérgicas cutâneas.
- Xerostomia.
- Anafilaxia, que pode causar edema, dificuldade respiratória e choque.
Quais os fatores podem interferir no processo de administração do medicamento?
inadequado monitoramento do paciente; erros de preparo e falta de padronização dos medicamentos.Qual a diferença de efeitos colaterais e reações adversas?
As reações adversas, embora similares aos efeitos colaterais no sentido de não serem intencionais, são negativos e prejudiciais à saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as reações adversas são uma resposta prejudicial e não intencional a um medicamento.Quais são os fatores que podem interferir em uma resposta medicamentosa?
A interação medicamentosa ocorre quando você faz o uso de mais de um medicamento. Também existem interações entre o medicamento e certos alimentos ou bebidas. Isso pode diminuir a eficácia dos seus medicamentos, aumentar os efeitos colaterais inesperados ou até mesmo a sua toxidade no organismo.Quais são os principais efeitos adversos?
Tipos de efeitos colaterais
- Constipação;
- Dores de cabeça;
- Boca seca;
- Sonolência;
- Tontura;
- Dermatite;
- Diarreia;
- Náusea;
O que significa fatores adversos?
Um EA pode ser qualquer sintoma ou sinal, desfavorável e não intencional, ou doença temporalmente associada ao tratamento, incluindo achados laboratoriais anormais.Como surgem os efeitos adversos aos medicamentos?
Os efeitos adversos podem ser decorrentes de efeitos tóxicos ou efeitos colaterais. Um efeito tóxico é um efeito adverso que surge em conseqüência da intensificação do mesmo efeito farmacológico responsável pelo efeito terapêutico do fármaco; por conseguinte trata-se de um efeito relacionado com a dose.O que é uma reação adversa a um medicamento?
(Efeitos adversos dos fármacos) Reação adversa a fármacos (RAF, ou reação medicamentosa advsersa) é um termo abrangente que se refere aos efeitos indesejáveis, desconfortáveis ou perigosos que um fármaco pode ter.Quais são os principais critérios utilizados para classificar as reações adversas de medicamentos?
Reações adversas a medicamentos são classificadas com base em diferen- tes critérios. A classificação de RAM mais aceita atualmente foi proposta por Rawlins e Thompson 4, 5 que as agrupa em reações do tipo A ou previsíveis e reações do tipo B ou imprevisíveis.O que fazer em caso de reações adversas a medicamentos?
Neste caso, converse com o seu médico para a troca do medicamento. Eu sei, você está preocupado ou já ficou preocupado por causa dos efeitos colaterais. Aqui está algo a se pensar: sempre converse com seu médico sobre possíveis efeitos colaterais antes de iniciar qualquer tratamento.Como as reações adversas são classificadas quanto à frequência?
Classificação das reações adversas quanto à freqüênciaElas podem ser conseqüentes do que é conhecido como reações de hipersensibilidade ou reações imunológicas. Também podem constituir reações idiossincráticas ao medicamento ou ser conseqüentes de algum outro mecanismo.
Qual a definição de eventos adversos relacionados a medicamentos?
Reação adversa é, segundo a OMS, toda reação prejudicial ou indesejável, não intencional, que se apresenta após a administração de um medicamento. Esse medicamento deve ter sido administrado em doses utilizadas habitualmente para prevenção, diagnóstico ou tratamento de uma doença ou para modificar uma função biológica.Quais os fatores que influenciam o efeito farmacológico?
FATORES QUE INFLUENCIAM O EFEITO FARMACOLÓGICO
- Dose: pode modificar quantitativamente o efeito farmacológico, sendo uma maior dose, um maior efeito, uma menor dose, um menor efeito.
- Via de administração: a intensidade do efeito farmacológico depende da via ao qual o fármaco foi submetido.