A culinária é marcada pelo modo de vida nômade. São utilizadas, basicamente, carnes de animais provenientes da caça e ingredientes de conservação fácil, como as frutas secas, grãos e alimentos salgados. Os alimentos consumidos são muitas vezes mendigados por onde passam.
O chai romanô é o chá cigano, bebida sagrada do povo cigano. É feito de vinho suave,com suco de laranja acompanhado por especiarias como cravo, canela, aniz estrelado,alecrim, sálvia, hortelã, mais açúcar melado.
Ao contrário do que parece ser na família Kalderash, pelo menos no que tange ao casamento de uma cigana com um não cigano (que é permitido, mesmo que o homem não se converta) e no que tange ao número de esposas por homem cigano (se restringe a uma única).
Várias atividades ligadas à cultura cigana integraram o evento: comidas típicas, vestuários, bijuterias, exposição de quadros, dança e espaço esotérico, com quiromancia (arte de ler o futuro examinando as linhas das mãos), e leitura de cartas.
Como não existe namoro na cultura cigana, quando as raparigas começam a se interessar pelos rapazes, já pulam direto para o casamento, ficando noivas. Enquanto não se casam, elas continuam morando com os pais e não podem ter nenhum tipo de contato íntimo com os noivos, como beijos ou, até mesmo, estar perto deles.
Os ciganos têm uma cultura vibrante, marcada por música, dança, artesanato e tradições orais, e laços familiares e comunitários fortes. São historicamente nômades. A sociedade cigana é organizada em torno de valores familiares e hierarquia comunitária.
"O casamento na cultura cigana começa a partir dos 12 anos, é uma cultura milenar que tem que ser respeitada. Os casamentos são sempre entre os jovens com a mesma idade ou idade parecida, nunca com uma pessoa maior de idade.
A mulher cigana sofre imposições e sujeições em clãs patriarcais, além disso por causa da construção de um modelo arraigado, construído e estruturado no desenvolvimento sexual que tanto tem prejudicado as mulheres, a mulher cigana é vista com olhares discriminatórios por parte da sociedade não cigana, comprovando ...
As festas ciganas costumam durar um dia inteiro, e um casamento cigano segue o mesmo ritmo de eventos que podem durar dias. É uma festa bonita e tradicional onde predominam as cores e a alegria. É uma questão de honra, para qualquer família cigana, casar os filhos de acordo com a tradição do seu povo.
Usam também como elementos de trabalho o fumo e a bebida que respectivamente podem ser o cigarro de palha ou charuto, cerveja clara, vinho doce, suco de frutas, água mineral, entre outros. Como alimento ritualístico podem usar milho verde, abóbora, moranga, batata doce, mandioca, sementes em geral e frutas.
As frutas estão presentes nas festas e rituais ciganos, também são usadas em chás, banhos e em encantamentos para atrair positividade, sorte, prosperidade, sucesso nos negócios, amor, boa saúde e muito mais. laços de respeito e confiança.
tem ligação com o povo da rua, ou seja é um Exu cigano. E quando nós temos um cigano. que não utiliza a cor preta na sua roupa, aí nós temos um cigano oriundo sim do oriente, então se teve uma vivência. se esse cigano utiliza a cor preta nas vestimentas, logo nós teremos um Exu cigano.
Embrulhe uma fotografia da pessoa amada em um lenço vermelho. Na noite anterior à transa, coloque um anel seu debaixo do seu travesseiro, junto com o embrulho. Antes de dormir, diga três vezes: "Cigana do amor, ajude-me a ter uma noite linda ao lado de (fale o nome do par).
O romani (rromani ćhib) é o idioma dos Rom e dos Sintos, povos nômades geralmente conhecidos pela designação de ciganos. Pertence ao ramo indo-ariano proveniente do grupo linguístico indo-europeu. Não deve ser confundido com o romeno e o romanche, que são línguas latinas.
Leitura das mãos, habilidade para o comércio, roupas coloridas e danças são traços que identificam a cultura cigana. Confira vídeo gravado em uma festa dessa etnia na Fazenda Joelma, em Sobral. "Isso é um dom que Deus dá para os ciganos. Comecei a ler mão a partir dos 15 anos e nunca mais parei.
Art. 2º Considera-se cigano o indivíduo que se autodeclara e é reconhecido por outros indivíduos e/ou coletivos ciganos como ciganos, considerando sua consanguinidade e genealogia, podendo ou não apresentar uma cultura distinta da sociedade nacional.
Depois de casadas, vestem a parte de cima do biquíni e calções. Em solteiras, por respeito aos pais, vestem também uma t-shirt e vão assim para a água. Em alturas de festas, casamentos, aniversários, entre outras, as mulheres ciganas são muito vaidosas e usam vestidos muito coloridos, com muitas pedras e brilhantes.
A magia dos ciganos é extremamente natural, tendo sua base no poder dos quatro elementos: Fogo, Terra, Ar e Água. São conhecedores dos poderes das ervas, das flores, das folhas, da magia dos animais. Grandes dominadores de magias usando o fogo principalmente.
O luto cigano é de um rigor extremo, além das vestes negras e compridas, que são as mesmas quer de verão ou no inverno, as mulheres também não podem usar brincos ou qualquer adereço, nem qualquer tipo de maquilhagem.
comprido como símbolo de honra e pureza da mulher cigana. A mulher pode ir ao cabeleireiro arranjar o cabelo, e até despontar, cortar um pouco mais curto, pintar etc., mas nunca cortar o cabelo muito curto ou rapar. O cabelo da mulher cigana só pode ser cortado por dois motivos: por viuvez ou por adultério.
A mudança de andadores para moradores é apontada pelos ciganos entre- vistados como algo positivo. Eles começaram a buscar por essa organização social a fim de ter melhores condições de vida e pelos sofrimentos que uma vida nômade trazia, como já foi apontado.
A maioria dos ciganos vive em comunidade. Não necessariamente aglomerados, ou na mesma casa, mas sempre juntos. Os laços afetivos, as refeições compartilhadas e a proximidade das casas dificultam a prática do isolamento. Já no caso de nômades ou itinerantes, é comum ver várias famílias vivendo em um mesmo terreno.