A exigência de formação para aqueles que desejam atuar como comissários de bordo ou aeromoça é a conclusão do ensino médio e de um curso de formação de comissário de bordo.
Formação. Para atuar como comissária de bordo não é preciso experiência prévia, mas é obrigatório ter o ensino médio completo, saber inglês e ter formação de comissária de bordo em um curso reconhecido pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil.
A Escola de Aviação Civil do CEAB é homologada pela ANAC com mais de 20 anos de trajetória brilhante no mercado da aviação, formando os melhores profissionais nos cursos de comissário de voo, comissário de bordo, comissário de voo à distância e formação de aeromoças!
A aeromoça, também conhecida como comissária de bordo é a profissional que ganha a vida dessa forma. Porém, de início, ressaltamos que não é uma carreira fácil e exige muito estudo, responsabilidade e alguns requisitos específicos.
Para se tornar comissário de voo, não é necessário ter curso superior. O interessado deve apenas ter em mãos a comprovação de que tem o ensino médio completo. Também não é necessário qualquer curso de línguas estrangeiras.
É obrigatório falar inglês para ser comissário de bordo?
Para ser aeromoça ou comissário de bordo dentro do Brasil, saber inglês não é obrigatório, porém pode ser fator eliminatório na hora do processo seletivo nas maiores companhias do país.
Qual é a diferença entre comissário de bordo e aeromoça?
Portanto, a resposta é que não há nenhuma diferença entre aeromoça ou comissária de bordo, já que ambos os termos são usados para se referir à mesma pessoa e às mesmas atribuições dela durante o voo.
O primeiro passo para se tornar aeromoça é procurar uma escola que ofereça o curso de formação de comissários de voo. A duração média do curso é de 280 horas/ aula, o equivalente a cinco meses de estudos.
Ter 18 anos completos; Ter concluído o ensino médio; Ter concluído um curso de formação oferecido por uma escola de aviação civil homologada pela ANAC; Ter o Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 2ª classe válido.
Qual a idade máxima para fazer o curso de aeromoça?
Isso porque os profissionais precisam alcançar todos os compartimentos e utensílios da aeronave, além de conseguir se locomover dentro do avião. Em relação a idade, só é possível tornar-se uma aeromoça ou um comissário de bordo se tiver mais de 18 anos, sendo que não há um limite de idade máxima de acordo com a Lei.
Num dia de trabalho podemos fazer até 5 pousos e depois temos um período de descanso no hotel, que varia de acordo com o próximo voo. Pode ser um descanso de 12 a 30 horas, mas não há regra para limite máximo de descanso, só para o mínimo de 12 horas de descanso.
A carga horária de uma aeromoça nacional é a mesma daquelas que trabalham em voos internacionais. Ou seja, 80 horas no ar por mês. Isso é o equivalente a 11% do mês. O restante do tempo não é necessariamente em folga, mas sim em trabalhos em solo.
A média salarial de Comissário De Vôo é de R$ 13.247 por mês em Brasil, que é 214% maior do que a média salarial mensal da empresa Azul - Linhas Aéreas Brasileiras para essa vaga, que é de R$ 4.210.
Curiosidade sobre os Comissários de Bordo. Os comissários não podem usar aparelhos dentários, tampões para os ouvidos, pintar os cabelos (roxo, rosa ou azul), tomar café, ser desleixadas ou mascar chicletes?
O que precisa para fazer o curso de comissário de bordo?
Formação. Para atuar como comissária de bordo não é preciso experiência prévia, mas é obrigatório ter o ensino médio completo, saber inglês e ter formação de comissária de bordo em um curso reconhecido pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil.
Ao longo da formação, o aluno precisará passar por exames médicos que comprovem sua capacidade física e psicológica para exercer a profissão. O documento que atesta essa capacidade é o Certificado Médico Aeronáutico (CMA). O custo para realização dos exames é de aproximadamente R$ 500, mas varia conforme a cidade.
Quanto ganha uma aeromoça internacional iniciante?
Salários do cargo de Comissário De Voo Internacional – Brasil. A média salarial de Comissário De Voo Internacional é de R$ 10.901 por mês nessa localidade (Brasil). A remuneração variável de Comissário De Voo Internacional em Brasil é de R$ 2.903, variando entre R$ 2.313 e R$ 21.619.
Ao contrário do que muita gente pensa, a profissão de aeromoça, conforme a regulamentação brasileira, não exige grau superior. Ou seja, não é necessário fazer uma faculdade para trabalhar na profissão. Entretanto, é necessário passar por treinamentos e exames específicos, além de ter uma licença especial.
No momento, tatuagens não são permitidas, mesmo não visíveis em uniforme. As informações acima são de acordo com normas vigentes, e podem sofrer alterações a qualquer momento e sem aviso prévio.
Dentre as principais desvantagens de se trabalhar como comissário de bordo certamente é a necessidade constante de adaptação. Esse dinamismo e novidades constantes por vezes desgastam física e emocionalmente um comissário de bordo. É preciso se adaptar a climas, idiomas, alimentação, cultura…
Dito pelos Comissários: Sejam bem vindos a bordo. Observe o número de seu assento no cartão de embarque. Por medidas de segurança, acomodem as bagagens de mão nos compartimentos acima de seus assentos e as que não couberem abaixo da poltrona a sua frente.
Qual o salário de uma aeromoça de voo internacional?
Salários do cargo de Comissário De Voo Internacional – Brasil. A média salarial de Comissário De Voo Internacional é de R$ 10.901 por mês nessa localidade (Brasil). A remuneração variável de Comissário De Voo Internacional em Brasil é de R$ 2.903, variando entre R$ 2.313 e R$ 21.619.