As Guianas são uma subdivisão da América do Sul, composta pelos seguintes países e territórios: Guiana, Guiana Francesa e Suriname. Os territórios das Guianas foram colonizados no século XVI por Inglaterra, Holanda, França, Portugal e Espanha.
A oeste da Guiana Francesa está o Suriname, que já foi chamado de Guiana Holandesa antes da independência, em 1975. E a oeste deste está a Guiana Inglesa, que desde a independência, em 1966, é conhecida como Guiana.
O atual estado brasileiro do Amapá foi chamado de Guiana Portuguesa entre 1809 e 1817 e era, até meados do século XX, conhecido também como Guiana Brasileira. Da mesma forma, a região administrativa da Guayana atualmente é conhecida como Guiana Venezuelana e, anteriormente, era chamada de Guiana Espanhola.
Guiana Inglesa ou Guiana Britânica (em inglês: British Guiana) era uma colônia britânica na costa do norte da América do Sul, agora independente (dentro do Commonwealth) e conhecida como República da Guiana.
As Guianas são divididas atualmente em 4 territórios: Suriname, Guiana, Guiana Francesa e Guiana Portuguesa. O Suriname foi colonizado no passado pelos neerlandeses até a primeira metade do século XX. A Guiana foi colonizada pela Grã-Bretanha até o começo do século XX.
Guiana: riqueza do petróleo alcançará toda a população do vizinho do Brasil?
Quem controla a Guiana?
A Guyana foi colonizada por holandeses, depois ingleses, inserindo-se como país independente no mercado mundial em 1966; em 1970, declarou-se como uma República Cooperativa.
No período da colonização, os holandeses formaram três colônias na região: Essequibo, Demerara e Berbice. A região de Essequibo era reivindicada pela Espanha, tornando-se posteriormente uma reivindicação da Venezuela. A Guiana conquistou sua independência em relação aos britânicos em 1966.
A independência nacional foi obtida em 1966, ano em que o país passou a integrar a Comunidade Britânica, grupo formado pelo Reino Unido e suas antigas colônias. A economia da Guiana baseia-se no setor primário, os principais produtos agrícolas são a cana-de-açúcar, mandioca, frutas e arroz.
A Guiana Francesa, localizada na América do Sul, é um território ultramarino da França. Bandeira da Guiana Francesa. A Guiana Francesa é um território localizado na América do Sul que faz fronteira com o estado do Amapá, cortado pela linha do Equador apresenta elevadas temperaturas.
Em 1904 a decisão foi tomada pelo rei italiano: 19.630 km² seriam entregues a Inglaterra (passaram a ser territórios da Guiana, hoje reivindicados pela Venezuela como parte da Guiana Essequiba), e 13.570 km² foram acordados ao Brasil, estabelecendo definitivamente o limite dos dois países na região.
Essequibo (também grafado Esequibo), é o nome dado originalmente à região leste da então Guiana Inglesa, vendida ao Reino Unido pela Holanda, junto aos territórios de Berbice e Demerara. Por Essequibo pode estar à procura de: Território Essequibo - região da Guiana, disputada pela Venezuela. Rio Essequibo.
Por que a Guiana Francesa não é considerada um país?
A partir de abril de 2015, a Guiana Francesa deixou de ser um departamento ultramarino da França para se transformar numa coletividade territorial única. O país continua sendo território francês, mas ganhou maior autonomia administrativa.
Estados brasileiros que fazem fronteira com a Guiana: Roraima e Pará. A fronteira do Brasil com o Paraguai tem extensão de 1.365,4 km, dos quais 928,5 km são por rios e 436,9 km por divisor de águas. Estados brasileiros que fazem fronteira com o Paraguai: Paraná e Mato Grosso do Sul.
A língua oficial da Guiana é o inglês, o que faz dela o único país da região a ter o inglês como língua oficial. Mesmo assim, o país reconhece dez línguas faladas regionalmente, como Akawaio, Macushi, Patamona e Wapishana.
Como parte integrante da França, seu chefe de Estado é o presidente da França e seu chefe de governo é o primeiro-ministro da França. O governo francês e suas agências são responsáveis por uma ampla gama de questões reservadas ao poder executivo nacional, como a defesa e as relações externas.
A disputa entre os países, que dura mais de 1 século, está relacionado à região de Essequibo ou Guiana Essequiba. Depois do resultado, o governo venezuelano deve decidir as estratégias para a anexação do território. Essequibo tem 160 mil km² e é administrado pela Guiana, que tem como chefe de Estado Irfaan Ali.
O nome Guiana foi dado ao país pelos povos originários que habitavam a região antes da chegada dos europeus, como conta a Encyclopedia Britannica. O significado da palavra, segundo a plataforma, é “terra da água”, em virtude da abundância de recursos naturais encontrados por lá.
Qual cidade brasileira faz divisa com a Guiana Francesa?
Possui uma população de 24.263 habitantes e uma área de 22.725,70 km². É a única cidade do Amapá que tem fronteira internacional – faz limite com a Guiana Francesa, Departamento Ultramarino da França na América do Sul. Por isso, é a única cidade do Amapá além de Macapá, que possui uma unidade do Exército Brasileiro.
Idioma: O inglês é falado na área reivindicada, sendo este um dos poucos territórios da América do Sul com esse idioma oficial, além das Malvinas-Falklands. Enquanto isso, o espanhol é falado na Venezuela, como em grande parte da região.
As Guianas são uma subdivisão da América do Sul, composta pelos seguintes países e territórios: Guiana, Guiana Francesa e Suriname. Os territórios das Guianas foram colonizados no século XVI por Inglaterra, Holanda, França, Portugal e Espanha.
Suriname foi povoado primeiro pelos ingleses em 1651, mas foi cedido aos holandeses através de tratado em 1667. Tornou-se um território autônomo sob controle da coroa Holandesa em 1954 e ganhou independência em 1975. O país foi assim denominado em homenagem ao Rio Surinam, mas o significado deste nome é incerto.
Porque Guianas se diferenciam demais países América Sul?
Características geográficas contribuem para isolar o país do restante da América do Sul. A região da Guiana foi explorada primeiro por espanhóis, no século 15, mas colonizada apenas no século 17 por holandeses. Após a Holanda ceder o território aos ingleses, a Guiana passou a ser considerada uma colônia britânica.