Seu objetivo principal é promover o empoderamento, a inclusão e o desenvolvimento pessoal e social das pessoas com as quais trabalham, ajudando-as a superar desafios, adquirir habilidades, fortalecer vínculos sociais e alcançar uma melhor qualidade de vida.
A finalidade da Educação, principalmente em países como o Brasil, deve ter como principais objetivos a formação humana do educando, transformando a escola em uma prática regular de vivências de cidadania, equidade, inclusão e socialização.
Tem a função de planejar e ministrar aulas, oficinas, orientar famílias e grupos e coordenar atividades pedagógicas, além de acompanhar toda a evolução de seus educandos. Realiza frequentemente relatórios de presença nas atividades e relatórios de evolução e progresso de seus alunos para apresentar à seus superiores.
O artigo prevê três objetivos básicos da educação: garantir o pleno desenvolvimento do indivíduo, prepará-lo para o exercício da cidadania e qualificá-lo para o mercado de trabalho. A educação no Brasil também objetiva desenvolver o cidadão com o apoio do Estado, da sociedade e da família.
O educador social é importante para promover a educação, cultura e acesso a direitos de pessoas em situações de vulnerabilidade social. Esse profissional é, muitas vezes, um dos contatos mais positivos que essas pessoas lidam diariamente em meio aos seus respectivos contextos conflituosos.
A função social da escola é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do indivíduo, capacitando-o a tornar um cidadão, participativo na sociedade em que vivem.
Planejamento de Atividades Educativas: Desenvolver e implementar planos de aula e atividades que promovam o aprendizado e o desenvolvimento social. ...
Orientação Individual e em Grupo: Fornecer suporte e orientação para indivíduos e grupos, ajudando-os a superar desafios pessoais e sociais.
Quais seus objetivos educacionais? A Taxonomia de Bloom propõe que os educadores devem proporcionar aos alunos três objetivos principais, classificados a partir dos domínios: cognitivo, afetivo e psicomotor.
Determinam exigências e resultados esperados da atividade dos alunos, referentes a conhecimentos, habilidades atitudes e convicções; Particularizam a compreensão das relações entre escola e sociedade e especialmente do papel da matéria de ensino.
O objetivo último da Declaração Mundial sobre Educação para Todos é satisfazer as necessidades básicas da aprendizagem de todas as crianças, jovens e adultos.
A função social, presente na Constituição Federal de 1988, é o princípio norteador do direito de propriedade no Brasil. De acordo com ele, todo bem, seja móvel ou imóvel, rural ou urbano, deve ser utilizado em prol dos interesses da sociedade, e não apenas dos proprietários.
O que faz um Educador social? Um educador social é um profissional que trabalha na área da educação e atua diretamente com indivíduos em situação de vulnerabilidade social, tais como crianças, jovens e adultos em situação de rua, em situação de risco pessoal ou social, ou em conflito com a lei.
O trabalho da/o Assistente Social é pautado pela defesa e garantia dos direitos sociais para todos/as. A/O profissional viabiliza a melhoria das condições de vida de usuários/as no enfrentamento de desigualdades e acesso às políticas sociais, econômicas, ambientais e culturais.
Seu objetivo principal é promover o empoderamento, a inclusão e o desenvolvimento pessoal e social das pessoas com as quais trabalham, ajudando-as a superar desafios, adquirir habilidades, fortalecer vínculos sociais e alcançar uma melhor qualidade de vida.
Os Estudos Sociais para os pequenos ajudam-nos a crescer socialmente, a se localizarem em seus espaços geográficos e no tempo cronológico, dentro do processo evolutivo da humanidade. Por meio dos Estudos Sociais, a criança consegue perceber-se como um ser social.
2º “A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana (grifo nosso), tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”
O objetivo geral é o elemento que resume e apresenta a ideia central do trabalho acadêmico. Ou seja, o objetivo geral responde à pergunta: O que é? Então ele deve expressar de forma clara qual é a intenção da pesquisa. Isso descreve e delimita qual é o escopo do trabalho.
Os objetivos específicos correspondem aos resultados concretos que o projeto pretende alcançar e contribuem para o alcance do objetivo geral. Normalmente, são frases completas, porém curtas. Não defina seu objetivo específico somente com uma palavra, por exemplo: infraestrutura, casa-do-mel ou plantio.
A educação básica tem por finalidade, segundo o artigo 22 da LDB, “desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”.
Os objetivos educacionais descrevem o que os alunos devem saber ou fazer ao final de uma disciplina e que antes de ingressarem na mesma ainda não sabiam ou não eram capazes. Esses objetivos estão relacionados ao desempenho dos alunos e não devem ser abstratos ou específicos demais.
O educador social é um profissional essencial para a integração social de indivíduos em situação de vulnerabilidade, condições de deficiência ou exclusão social. Ele é a figura que busca reconectar à sociedade pessoas como: Adolescentes Infratores. População carcerária.
O educador social desempenha um papel fundamental na promoção do desenvolvimento humano, na inclusão social e no fortalecimento de comunidades. Suas atividades são variadas e dependem do contexto e dos objetivos do projeto ou programa em que atua.
Qual a diferença entre professor e educador social?
- O professor tem a função de transmitir o seu conhecimento, enquanto o educador é Page 17 comprometido com a formação integral do aluno e com a sua interação com a família e a sociedade.