Há os óleos abençoados, que são o dos Catecúmenos e dos Enfermos; e o óleo consagrado, o Santo Crisma. O Óleo dos Catecúmenos é utilizado no Sacramento do Batismo, quando é ungido o peito da pessoa que será batizada.
A Missa dos Santos Óleos é uma celebração litúrgica que ocorre durante a Semana Santa, na Quinta-feira Santa, em que se abençoam e se consagram os três óleos utilizados na administração dos sacramentos da Igreja Católica: o óleo do crisma, o óleo dos catecúmenos e o óleo dos enfermos.
Nesse artigo, ao invés de mencionar as passagens bíblicas que falam dos óleos essenciais, preferí falar um pouco sobre o olíbano, a mirra e o jatamansi, os óleos mais valorizados por suas propriedades espirituais à época de Jesus.
O óleo dos santos, também conhecido como o maná dos santos, é "um líquido aromático com propriedades curativas" ou "água benta (muito parecida com mirra)" que, segundo se diz, fluiu ou ainda flui, das relíquias ou dos locais de sepultamento" de certos santos cristãos, conhecidos como miroblitos, enquanto a exsudação em ...
Cláudio Duarte - A IMPORTÂNCIA DE UNGIR OS AMBIENTES
Qual é o óleo de Jesus?
O óleo essencial trata até mesmo o nosso lado espiritual, ou seja, uma parte muito sutil do nosso ser, na qual os óleos essenciais são capazes de acessar, principalmente os óleos de mirra e olíbano/incenso, que foram os óleos ofertados a Jesus.
A bênção dos unguentos perfumados (especiarias e nardo) em Betânia comemora três episódios do Evangelho: o momento em que Maria, em Betânia, espalha o óleo de nardo verdadeiro, "muito precioso", nos pés de Jesus, ainda vivo; a honra que José de Arimatéia e Nicodemos prestam ao corpo sem vida de Jesus, quando ele é ...
Os magos presentearam Jesus com ouro, incenso e mirra (um tipo de óleo para ungir também usado em embalsamamento). Os presentes tinham significado importante naquela época, além de serem objetos caros.
Óleos curativos: Usavam-se os óleos com poder curativos para amolecer feridas e purificá-las (Is 1.6, Lc 10.34). Unguento fúnebre: Este unguento era utilizado na preparação do corpo para o sepultamento, como parte de um processo de embalsamamento: (Mt 26.12; Lc 23.55-56).
Às vezes, era um sinal de hospitalidade ou de asseio rotineiro. Aqueles que estavam doentes ou feridos eram ungidos com óleo ou unguento, que servia de medicamento. Mas a unção também era feita por motivos sagrados. A unção sagrada de óleo, por exemplo, era usada na lei de Moisés (ver Êxodo 40:15).
A origem do uso dos óleos nos sacramentos é bíblica, com referências a cada um deles na tradição e no magistério da Igreja. Antes do Concílio Vaticano II, o óleo usado nos sacramentos devia ser exclusivamente o azeite de oliveira.
Para que serve o óleo de unção? Na prática religiosa ungir é aplicar óleos consagrados como parte de um ritual, no intuito de exercer influência espiritual com a finalidade de abençoar, em pessoas, templos, bens materiais ou em tudo que se deseja santificar, curar ou proteger. A unção é o efeito de ungir ou untar.
Você poderá experimentar 12 dos óleos mais vendidos e mais queridos: dōTERRA Deep Blue®, On Guard®, Lavender, Lemon, Peppermint, doTERRA Breathe®, Melaleuca, Frankincense, Tangerine, Copaíba, doTERRA Balance® e ZenGest®.
Uso da substância poderá explicar os 'milagres' atribuídos a Cristo. Um estudo da autoria do historiador e jornalista David Bienenstock revela que Jesus Cristo usava óleos de canabis para fazer curas medicinais aos cristãos.
O Jatamansi foi o óleo que Maria Madalena derramou aos pés de Jesus antes da Última Ceia. Ele é o óleo do renascimento, equilibra o sistema nervoso, traz relaxamento e a reconciliação dos momentos traumáticos, liberdade das amarras do passado e o alivio espiritual para a alma.
Produto inspirado na parábola do Bom Samaritano, este óleo foi cuidadosamente formulado para nutrir não apenas o corpo, mas também a mente e o espírito. Com adição dos óleos essenciais de alecrim, eucalipto, cravo folha, limão siciliano e canela cássia.
O Evangelho segundo João narra como “Maria, tendo tomado uma libra de perfume de nardo puro e muito caro, perfumou os pés de Jesus e, com seus cabelos, enxugou os pés dele”, sendo que “a casa ficou repleta do odor do perfume” (Jo 12,3).
É um aroma que convida à meditação e ao relaxamento profundo. Conhecido por suas propriedades calmantes e equilibrantes, auxilia na redução da ansiedade e do estresse, promovendo uma sensação de tranquilidade e equilíbrio interno. Além disso, é uma opção excelente para as “mentes avoadas” que necessitam de raízes.
O óleo de Nardo é usado como um perfume, um incenso, um sedativo, e como a medicina herbária disse para lutar contra a insónia, dificuldades de nascimento e outras doenças menores.
O fato do pastor ungir a cabeça da ovelha para afastar os mosquitos e outros insetos para que eles não entrassem nos ouvidos e causassem uma infecção no cérebro tem um ensino espiritual para nós. O óleo é um símbolo do Espirito Santo.
Canela. Como a mirra, o óleo de canela era o principal ingrediente do óleo da unção sagrada e era usado para limpar o ar, matar mofo e agir como um medicamento natural. Em Provérbios 7:17, Salomão usa esse óleo aromático no quarto e como perfume ou colônia natural.