Conta atualmente com 195 países membros. A sua sede principal (Headquarter) está localizada em Lyon, França. Os seus seis escritórios regionais estão localizados em Buenos Aires, Argentina; Yaoundé, Camarões; Abidjan, Costa do Marfim; San Salvador, El Salvador; Nairobi, Quênia; e Harare, Zimbábue.
A escolha do nome para comandar a Interpol não é feita por votação direta dos 196 países que fazem parte da Interpol, mas, sim, pelos integrantes do Comitê Executivo, que elegem um dos candidatos e submetem à aprovação da Assembleia-Geral.
A Interpol é uma organização intergovernamental que conta com 196 países membros, coordenando as redes de policiais e especialistas em diferentes categorias de crimes. Segundo a PF, a eleição de Urquiza reflete a prioridade atribuída pelo governo brasileiro ao combate ao crime organizado transnacional.
Delegado federal Valdecy Urquiza é o novo secretário-geral da instituição. Mandato começa em 2025 e ele fica no cargo pelos cinco anos seguintes. Governo comemora a escolha. O delegado federal Valdecy Urquiza é o novo secretário-geral da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol).
COMO CONSULTAR A LISTA DOS PROCURADOS PELA INTERPOL (LISTA VERMELHA)
Quem é maior FBI ou Interpol?
🌍 A Interpol é a maior organização policial do mundo, com 196 países membros, e tem sede em Lyon, na França. A instituição permite que as polícias de todos os países membros compartilhem informações e acessem dados sobre crime e criminosos em nível global.
Biografia. Urquiza nasceu em São Luís, capital do Maranhão, e tem 43 anos. Formou-se em Direito pela Unifor (Universidade de Fortaleza), no Ceará. Possui MBA em Administração Pública pelo Ibmec e pós-graduação em Direito Ambiental pela PUC-SP.
O escritório da Interpol no Brasil localiza-se no complexo da Polícia Federal em Brasília, com representações estaduais em todas as Superintendências Regionais da PF.
Entre os brasileiros presentes na lista há Carlinhos Benites, nascido no Rio Grande do Sul (RS) e procurados por crimes sexuais. Há também Emanuel Eduardo dos Santos, de Santa Catarina, foragido por roubo. Débora de Sousa da Paixão, do Amapá, está na lista vermelha da Interpol acusada de tráfico de drogas.
A INTERPOL é composta pela Secretaria Geral, Escritório Central Nacional (BCN) e Assembleia Geral. A Secretaria Geral é responsável por coordenar as atividades cotidianas de combate ao crime.
O que significa Lista Internacional da Interpol? A Lista Internacional da Interpol reúne nomes de pessoas consideradas foragidas e com mandados de prisão em aberto em seu país de origem.
Uma vez dentro da organização brasileira, se você quer integrar a Interpol, é preciso ter um ótimo currículo. Isso incluí operações importantes, reputação ilibada, formações complementares, fluência em mais de dois idiomas, dentre outros. As indicações para a sede da Interpol brasileira são feitas pela própria PF.
As difusões são codificadas pelas cores vermelha, verde, amarela, laranja, azul, roxa, preta, além da Difusão Especial do Conselho de Segurança da Interpol-ONU. As difusões são solicitações de cooperação internacional e/ou alertas para que os países membros possam compartilhar informações relevantes sobre crimes.
Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) é uma organização policial internacional que visa o combate a diversos tipos de crimes por meio da associação de agências de aplicação da lei de muitos países.
O que é a lista vermelha da interpol? De acordo com o site da própria organização, a lista vermelha da Interpol é uma solicitação enviada para as polícias de todo mundo sugerindo a prisão provisória, rendição ou ação legal similar de um criminoso procurado, como as mulheres apresentadas nessa matéria.
A listagem pública da Difusão Vermelha da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) conta com 6.785 procurados internacionais. Desses, 88 são brasileiros foragidos.
Foi no ano de 1923, em Viena, Áustria, que foi criada a Comissão Internacional de Polícia Criminal – CIPC, embrião da organização que ficou posteriormente conhecida como Interpol, ou melhor, Organização Internacional de Polícia Criminal – OIPC.
Delegado de Polícia Federal desde 2007, possui larga experiência na área de cooperação internacional. Atualmente exerce a função de Diretor de Cooperação Internacional da da Polícia Federal.