Quais são as principais ideias de Zenão?
A filosofia de Zenão era, em seu conteúdo, semelhante à de Xenófanes e Parmênides, cujas idéias defendeu pelo método da "redução ao absurdo", ou seja, extraindo conclusões contraditórias das idéias de seus adversários. Argumentava que o que existe é uno: "O verdadeiro é apenas o um, todo o resto é não-verdadeiro".Como explicar o paradoxo de Zenão?
Afirma-se a impossibilidade do movimento - da mudança- pois, por mais próximo que seja o móvel, em um ponto qualquer, sempre terá que atravessar a metade, depois a metade dessa metade e assim por diante, sem parar, até que se possa chegar ao ponto desejado que por este caminho seja impossível.O que são paradoxos e paradoxos de Zeno?
Os paradoxos de Zenão, atribuídos ao filósofo pré-socrático Zenão de Eleia, são argumentos utilizados para provar a inconsistência dos conceitos de multiplicidade, divisibilidade e movimento.Qual o paradoxo mais famoso?
Um dos mais famosos é o paradoxo de Aquiles e a Tartaruga. Aquiles, um herói grego veloz, está correndo contra uma tartaruga. Aquiles dá à tartaruga uma vantagem inicial. Mas, enquanto Aquiles corre a distância da vantagem, a tartaruga se move um pouco mais.Os paradoxos de Zenão
Quais foram os paradoxos de Zenão?
Além do paradoxo de Aquiles e da tartaruga, são atribuídos a Zenão também outros paradoxos, como o paradoxo da flecha imóvel. Esse paradoxo também tenta provar a impossibilidade do movimento. Zenão afirmou que uma flecha, ao ser lançada, jamais atinge seu alvo.Qual a teoria de Zenão?
Zenão buscava defender as ideias de seu mestre, atacando a ideia de pluralidade e de movimento. Sua estratégia era supor a tese que queria atacar, por exemplo a pluralidade de pontos em uma reta, e daí deduzir uma consequência que contradissesse sua suposição, levando assim a uma redução ao absurdo.Qual é o arché de Zenão?
O fluxo heraclitiano do Universo estaria em tudo o que existe, e o elemento gerador de tudo (arché) era o fogo, pois esse garante a mutabilidade e o movimento de tudo o que existe.Em que Zenão acreditava?
Discípulo de Parmênides, Zenão formou, junto ao seu mestre e a Melisso de Samos, a escola eleata ou escola eleática. Sua filosofia teve como característica principal a formulação de argumentos armados como aporias, ou seja, demonstração de paradoxos que não apresentam outra saída senão a concordância com eles.O que é o paradoxo de Menon?
O paradoxo de Mênon, proveniente do Mênon de Platão, é o famoso argumento de acordo com o qual é aprendizado e investigação são impossíveis: não se pode procurar saber aquilo que já se sabe (pois já se sabe, de modo que não há nenhuma necessidade de procurar), nem aquilo que não se sabe (pois não se sabe o que se deve ...Qual é o objetivo de Zenão?
Zenão pretendia demonstrar que a própria noção de movimento era inviável e contraditória.Quem é o pai do estoicismo?
O estoicismo foi uma das correntes filosóficas do helenismo mais influentes na Antiguidade. Essa escola de pensamento originou-se na cidade grega de Atenas próximo ao ano 300 a.C., embora seu fundador, Zenão, tenha sido um estrangeiro natural de Cítio (atual Lárnaca, na ilha de Chipre).O que é a felicidade para Zenão?
"A felicidade é um fluxo de vida bom," disse Zenão, e isto apenas pode ser atingido através do uso da razão correta coincidente com a razão universal (logos), que tudo governa.Qual o filósofo que Zenão tornou-se discípulo?
Zenão de Eleia (c. 490-430 a.C.) foi um filósofo grego pré-socrático, discípulo e amigo próximo de Parmênides, o fundador da escola eleática de filosofia.Como Zenão criou o estoicismo?
Sobre a maneira como a filosofia foi pensada, Zenão dividiu o Estoicismo em três principais áreas do conhecimento: Física, Lógica e Ética. A Física seria a matéria que estuda a natureza. Não apenas as leis físicas da natureza, mas toda a divindade que a natureza tinha para os gregos antigos.Como se pode interpretar o sentido e a relevância dos paradoxos de Zenão?
Segundo a opinião geral, o paradoxo de Zenão serve como um pretexto para que Sócrates apresente a Teoria das Ideias. Sendo assim, os comentadores tecem rápidas considerações sobre o paradoxo de Zenão e, na maior parte das vezes, já em função da solução apresentada por Sócrates para este paradoxo.Qual a principal teoria de Zenão?
Assim, Zenão nos diz: “É impossível que algo surja; pois teria que surgir ou do igual ou do desigual. Ambas as coisas são, porém, impossíveis; pois não se pode atribuir, ao igual, que dele se produza mais do que deve ser produzido, já que os iguais devem ter entre si as mesmas determinações.Qual a solução do paradoxo de Zenão?
O paradoxo está na conclusão de que Aquiles nunca alcançará a tartaruga. De fato, segundo o raciocínio de Zenão, quando Aquiles chegar ao ponto , a tartaruga já estará em ; e quando Aquiles chegar ao ponto , a tartaruga já estará em ; e assim por diante, indefinidamente, um processo que não termina.O que Zenão de Cítio defendia?
RESUMO: Para Zenão de Cítio, a virtude do sábio estoico consiste na adequação da sua conduta com a Natureza, ou seja, com o princípio de movimento que rege o Todo. Tal pressuposto, entretanto, não é 'original'. Cícero foi um dos filósofos que se esforçou no sentido de evidenciar esse aspecto da Filosofia estoica.Quais são os paradoxos mais famosos?
Dentre estes paradoxos, temos muitos outros, como o paradoxo de Olbers, o paradoxo do demônio de Maxwell, o paradoxo da vara e do galpão, o paradoxo dos gêmeos, o paradoxo do avô, o paradoxo do demônio de Laplace, o paradoxo do gato de Schrodinger e por fim o paradoxo de Fermi.O que é paradoxo da dicotomia?
O paradoxo da dicotomia afirma que para um determinado objeto percorrer certa distância deve percorrer a primeira metade desse espaço, mas, antes disso, precisa percorrer metade da metade desse espaço e, antes disso, a metade da metade da metade e assim indefinidamente por meio de uma infinidade de subdivisões.Qual é a arché de Zenão?
Zenão defendeu a posição filosófica de seu mestre Parmênides, filósofo este que você pode conferir no card acima, que apresentava a arché como sendo o ser único, contínuo e indivisível, e indo contra a ideia da arché como sendo múltiplo, descontínuo e divisível defendido pelos pitagóricos.Quais tipos de paradoxos existem?
Paradoxo
- paradoxo verídico.
- paradoxo condicional.
- paradoxo falsídico.